sexta-feira, maio 07, 2010

Provas de Aferição ou Exames a Fingir de Português e Matemática para Totós?

Concluíram-se hoje as Provas de Aferição, que os nossos alunos de 4º e 6º todos os anos fazem em Maio, aquele que na minha zona chamam do mês dos burros. Tive a honra de vigiar a prova de Português do 6º Ano e, quando o li, apeteceu-me vomitar - era tão fácil que o meu filho, que está no 2º Ano num Jardim Escola João de Deus, tenho a certeza que tirava pelo menos 80% e ainda lhe sobrava tempo...

Hoje foi a vez da Matemática e - surpresa...! - ainda era mais fácil...

Quem é que os burocratas do Ministério da Educação querem enganar ou insultar? Os professores, que querem que os seus alunos aprendam o máximo possível, os alunos, pois provam-lhes que não vale a pena estudar, ou a opinião pública, que tentam que coma as valorosas classificações dos nossos alunos?

Lá porque o nosso PM tirou um pseudo-curso na Universidade da Farinha Amparo, a um domingo e por fax, lá porque alguns não precisaram de trabalhar nada para chegar onde chegaram para ganharem milhões, lá porque alguns acham natural roubar ou mentir, não há motivo para se propor generalizar estas situações aos nossos miúdos de 4º ou 6º Ano.

Para que não pensem que vos estou a aldrabar, aqui vos deixo um pequeno extracto da Prova de 6º Ano, roubada ao Blog A Educação do meu Umbigo:



Como diz o Paulo Guinote, "isto é de uma violência psicológica intolerável…"

NOTA: aplauda-se a posição da Sociedade Portuguesa de Matemática - ler AQUI.

1 comentário:

Joaquim Ferreira disse...

Depois de José Sócrates ter um diploma passado ao domingo... que mais interessa? Plágio? Que interessa? copiar...? Que interessa? Afinal, para que querem os alunos ter "Excelente" a todas as disciplinas se apenas UM em CADA VINTE poderá um dia ter "Excelente" se quiser ingressar na carreira docente? Como podem os professores de Portugal conseguir ter alunos "Excelentes" se os professores são catalogados de apenas Bom ainda que sejam Excelentes?... na nossa avaliação, apenas alguns podem ter "Muito Bom" em cada escola. Ridículo. Onde se juntem os professores Excelentes, apenas um ou dois podem ter essa classificação. É como se a selecção de Excelentes jogadores fosse feita com "o melhor jogador" de cada clube de futebol. Seria lindo. Um viria do Oliveira de Azeméis, outro do Farense. Outro do Merelinense (conhecem?)... É deprimente! Apenas um sairia do Benfica! E só um sairia do Braga! Sim. No máximo há 5% de Excelentes! Logo, do Porto apenas 1 jogador para a selecção. Só 1 seria Excelente! É uma avaliação Vergonhosa. País de Corruptos que compram as notas duvidam da capacidade e competência dos que deram provas... E estes, que plagiam, praticam fraudes ... ficam impunes!
Enfim... Este é o país que temos. Por isso, Não Calarei A Minha Voz… Até Que O Teclado Se Rompa !.
Como alguém dizia, um cidadão se esquece de alguma obrigação legal, e, ao descobrir a falha antes de ser detectado e quiser declarar esse esquecimento (engano ou omissão (voluntária ou involuntária!) no mínimo tem de pagar essa falta com JUROS DE MORA, seguidos de custas do processo e arrisca-se a ficar na "lista negra" dos contribuintes faltosos. Porém, se forem os nossos "incompetentes representantes" (leia-se deputados) que foram escolhidos pelos partidos por serem EXCELENTES (Vejam Inês de Medeiros, por exemplo!) para serem eleitos "democraticamente", ou se for a incompetente e teimosa da Ministra da Educação Isabel Alçada (Condenada pelo Tribunal...!) com o apoio do Conselho de Ministros que legisla ilegalmente (vomita diarreia verbal!)... isso... isso é uma decisão política e, como tal, só será condenada "politicamente"! E o máximo que lhe pode acontecer é... ser reeleita ou despedida e nomeada para outro cargo onde poderá demonstrar impunemente a sua incompetência!
E lá vão subtraindo do Orçamento de Estado (dinheiro de todos nós!) um valor incalculável de milhões de Euros que, apesar de estarem rodeados assessores, equipas técnicas, jurídicas, fiscais, de direito público, privado, comunitário, internacional, (E extremamente bem pagos e de que maneira!), NADA NEM NINGUÉM PAGA PELOS ERROS...
E viva a democracia ou partidocracia!... Talvez isto ajude a perceber por que motivo alguns preferem ser ex-ministros (onde se descobrem os podres e a incompetência!) e desempenhar um qualquer cargo de menos visibilidade (mas ainda melhor remunerado!) do que expor-se a fazer parte do Governo onde os cidadãos depressa descobrem que são uns incompetentes!
Vejam isto… Ministra da Educação condenada por desobediência. . Esta e outras realidades levam-nos a prosseguir em frente. Por isso, Não Calarei A Minha Voz… Até Que O Teclado Se Rompa !.