terça-feira, agosto 25, 2009

Depois de casa roubada...

Plano de Acção para o Litoral
Nove zonas de risco de derrocada assinaladas no Algarve em quatro concelhos
24.08.2009 - 21h07 Lusa, PÚBLICO

No Algarve estão assinaladas nove zonas de risco em falésias nos concelhos de Aljezur, Lagos, Lagoa e Portimão, áreas que são classificadas como sendo de intervenção prioritária ao abrigo do Plano de Acção para o Litoral 2007-2013.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto da Água (Inag), estão identificadas a nível nacional 32 zonas de risco, locais onde estão previstas intervenções, o que não significa que sejam feitas de imediato.

O plano de acção do Ministério do Ambiente, disponível online na página oficial do ministério, define as propostas de actuação para o litoral português naquele período, devendo ser revisto de dois em dois anos. O plano poderá ainda ser revisto excepcionalmente em resultado da ocorrência de fenómenos de "carácter excepcional", da elaboração, revisão ou alteração de planos especiais de ordenamento do território, diz o documento.

Em Aljezur, as arribas assinaladas no plano elaborado pelo Ministério do Ambiente pertencem às praias de Odeceixe, Carrapateira e Arrifana, enquanto que em Lagos as zonas de risco foram identificadas nas praias Dona Ana e do Castelo. Em Lagoa, é o Promontório da Senhora da Rocha que é identificado como zona de risco e em Portimão são as arribas existentes nas praias do Amado, Careanos e Três Castelos, segundo a listagem contida no plano.

A maioria das áreas identificadas para intervenção prioritária no Algarve estão abrangidas pelo Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Burgau-Vilamoura, à excepção das arribas da Arrifana, cuja localização já se insere na área do POOC Sines-Burgau.

A arriba que desmoronou parcialmente sexta-feira na Praia Maria Luísa, em Albufeira, causando a morte a cinco pessoas e ferimentos noutras três, não estava assinalada como estando em perigo iminente. O auto de notícia relativo à derrocada na praia Maria Luísa foi entregue esta manhã no Ministério Público (MP) de Albufeira, ficando qualquer "acção ou diligência" futura relativamente ao desastre entregue ao MP.

A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve anunciou hoje que vai verificar, a partir de terça-feira, "as condições reais de risco em várias zonas prioritárias do litoral algarvio". "Essas zonas integram-se num troço de costa com cerca de 45 quilómetros de extensão, entre Olhos d'Água (concelho de Albufeira) e Porto de Mós (concelho de Lagos)", precisou a ARH.

A Administração da Região Hidrográfica do Algarve, a quem cabe a realização deste trabalho, a par da Autoridade Marítima, revelou ainda que irá reforçar a sinalização que alerta os utentes para as zonas de risco. A ARH sublinhou, no entanto, que "se trata de um reforço da informação que, com regularidade, vem sendo colocada ao longo dos anos nas praias com arribas, tendo em vista a necessidade de sensibilizar os cidadãos acerca dos riscos que correm e precaver eventuais comportamentos negligentes".



NOTA:depois de já terem castigado o culpado pelo desmoronamento (o monte de pedras foi demolido este domingo...) agora há que fingir que se vê o resto do problema...

Sem comentários: