Participei, com alguns amigos, na actividade de 05.08.2007 intitulada Do canhão da Caranguejeira, com as águas que banharam o menino do Lapedo, às fontes do rio Lis e ao Buraco Roto, organizada pela Sociedade Portuguesa de Espeleologia - SPE.
Foi interessantíssima e a componente geológica foi bem introduzida, tendo-me levado a sítios onde nunca tinha ido (eu que sou da zona...). Fomos primeiro a Caldelas, ver uma exsurgência de água mais ou menos quente (o nome diz tudo...), depois ao Canhão do Lapedo (estes dois nos limites/cercanias do Sinclinal dos Pousos).
Depois fomos até às Fontes, onde almoçámos, ver diversas exsurgências do Rio Liz (onde conheci a exsurgência do Olho da Ti Maria Cachopinha) e o Poço.
Finalmente, em Reguengo do Fetal, vimos um espelho de falha fantástico e o Buraco Roto, com a sua exsurgência temporária e a queda de água dela resultante.
Foi uma actividade porreira, pelo que aprendemos, pelo convívio e troca de experiências, pela conversa com os espeleólogos e pelo tempo fantástico (sem Sol...) que esteve. Deixamos aqui mais algumas fotos:
Fotos de Fernando Martins (com excepção da última, de João Martins...)
4 comentários:
Continuo a ver que o projecto Geologia no Verão é um sucesso... é a divulgar a nossa ciência que a dignificamos, pois mostramos aos outros o seu real valor.
É verdade... e pelos Açores, não há também umas coisas destas...?
Há o programa ciências no verão, mas, pelo que ouço, a geologia está ausente, contudo posso estar errado, afinal não estou em todas as ilhas. Todavia várias residentes e visitantes começam a solicitar informações sobre as ciências da terra... por isso com o tempo isto vai lá.
Na Geologia no Verão 2007, nos Açores, apenas os micaelenses tiveram direito a actividades: há a Viagem ao centro da Ilha de São Miguel
(dos Amigos dos Açores) que leva em 8 actividades visitantes à Gruta do Carvão.
Pode consultar em:
http://www.cienciaviva.pt/veraocv/geologia/geo2007/index.asp?accao=showactivdistrito&id_distrito=14
Os Amigos dos Açores têm ainda uma actividade na Biologia no Verão, o que é muito pouca para uma região tão grande e tão bonita...
Enviar um comentário