Fósseis da Guimarota: o retorno de um tesouro a Portugal
PROGRAMA
PROGRAMA
AUDITÓRIO DO MUSEU GEOLÓGICO/INETI
DIA 31 DE MAIO, ÀS 17.00 HORAS
17h00 - 17h15: Apresentação
17h15 - 18h00: Conferência com o título: “Guimarota - a window on life in Jurassic times” - Prof. Thomas Martin, da Universidade Livre de Berlim.
18h00 – 19h00: Visita à exibição de exemplares de vertebrados fósseis da jazida da Guimarota
NOTA: Já era tempo de se conseguir que o Museu de História Natural de Berlim entregasse a Portugal alguns segundos exemplares da fauna da Guimarota. Aqui neste Blog tem-se tentado explicar a importância desta mina e do paleo-ecossistema que ela preservou. Era bom, depois desta grande vitória, que se falasse da preservação da mina propriamente dita e da sua musealização, mas isso é pensar alto e ter razão muito antes do tempo. Falta também estudar o risco de subsidência desta, as consequências da urbanização apressada da área e a libertação de gases, típica de uma mina de carvão. Mas, em Setembro, se tudo correr bem, haverá uma equipe multidisciplinar a descer até onde puder e vamos o que isto irá dar...
E, já agora, não há uma alma caridosa que tire fotos do evento e o filme (porque não, como dizia um colega da blogosfera) e divulgue esses materiais...?
2 comentários:
Sei que passaram três anos desta conferência. Alguém sabe se retornaram alguns fósseis a Portugal?
A mina está fechada? Ou é aberta a visitas?
Não sei da chegada de mais fósseis (mas não excluo que tenham vindo mais...).
Quanto à Mina, está fechada (está dentro de um terreno particular, com portão fechado) e é impossível agora visitá-la - o dono do terreno não deixa. Eu, a última vez que lá pus os pés, foi a contragosto do dono, que impediu que os Bombeiros de Leiria verificassem a sua segurança.
Enviar um comentário