domingo, maio 27, 2007

Festa da Espeleo - Maciço Calcário Sicó-Alvaiázere

O GPS (Grupo Protecção Sicó), via mailing-list da espeleo_pt, enviou-nos o seguinte convite público:

O GPS – Grupo Protecção Sicó tem o muito gosto em anunciar que irá realizar entre os dias 7 e 10 de Junho de 2007, mais uma edição da Festa da Espeleo. Este evento não é mais que um encontro de espeleologia no espaço geográfico da sub-região das Terras de Sicó.

Tal realização visa o estabelecimento de novas amizades entre espeleólogos nacionais e estrangeiros, novos conhecimentos, intercâmbio de experiências, confraternização e, acima de tudo, a divulgação do extenso património natural e cultural do Maciço Calcário Sicó-Alvaiázere.

Realizada pela primeira vez em 1998, teve como base na localidade de Ereiras, freguesia da Redinha e concelho de Pombal, onde de uma forma muito informal participaram 16 espeleólogos do GPS e do NEC – Núcleo de Espeleologia de Condeixa (Condeixa-a -Nova). Aqui ficou decidido que no ano seguinte se realizaria um novo encontro.

Já em 1999, e novamente em Ereiras (visto tratar-se uma zona do maciço com grande concentração de cavidades), contando desta vez com a presença de 22 espeleólogos de cinco associações, GPS, NEC, SAGA – Sociedade dos Amigos das Grutas e Algares (Lisboa), CIES – Centro de Investigação e Exploração Subterrânea (Coimbra) e SPE – Sociedade Portuguesa de Espeleologia (Lisboa).

No ano 2000 realiza-se a III Festa da Espeleo, na localidade de Algarinho, freguesia de Santa Eufémia, concelho de Penela, onde contou com a presença 26 espeleólogos de cinco associações de espeleologia, GPS, NEC, SAGA, CIES, NEUA – Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro (Aveiro) e NEL – Núcleo de Espeleologia de Leiria. Nesta terceira edição constatou-se que o evento poderia cair numa fase de declínio, e decidiu-se apenas realizá-lo duma forma bienal.

Assim, e após um (longo) atraso de quinto anos, surge em 2005 a ideia de reatar a Festa da Espeleo. Teve lugar na Vila de Abiúl, concelho de Pombal e contou com a presença de 50 espeleólogos de sete associações espeleológicas, GPS, NEC, SAGA, CIES, AESDA – Associação de Estudos Subterrâneos e defesa do Ambiente (Torres Vedras), NEUA, ADA-Desnível – Associação de Desportos de Aventura (Cascais). Foi na IV Festa da Espeleo, que pela 1ª vez se ultrapassou a barreira dos cem metros de profundidade neste maciço cársico, facto comemorado efusivamente pelos participantes.

Esta quinta edição comemora-se em simultâneo o 10º aniversário do GPS, e como tal terá que ser uma Festa da Espeleo especial. Haverá espaço para trabalhos de espeleologia (mergulho subterrâneo, limpeza do Algar da Lagoa, desobstrução e exploração de cavidades) e visitas às “cavidades clássicas do carso de Sicó”, pequeno workshop de arqueologia (técnicas de talhe de sílex), peça de teatro, passeio pelo património arqueológico e histórico das Terras de Sicó. Tudo isto tem como ponto de partida a Casa da Amizade, situada na Vila e concelho de Ansião.


Sem mais de momento, apresentamos as nossas mais cordiais saudações cavernícolas.


A Presidente da Direcção,
Cláudia Margarida Neves



NOTA: Os interessados podem visitar (e inscrever-se):

Site: http://festadaespeleo.org/convite
E-mail: gps.sico@gmail.com