sexta-feira, agosto 13, 2021

Cassiano Branco, o criador do Portugal dos Pequenitos, nasceu há 124 anos


(imagem daqui)

Cassiano Viriato Branco (S. José, Lisboa, 13 de agosto de 1897 - Lisboa, 24 de abril de 1970 - 72 anos) foi um arquitecto modernista português
  
Vida
Cassiano Branco nasceu em Lisboa, na freguesia de S. José, junto aos Restauradores, em 13 de agosto de 1897. Filho único de Maria de Assunção Viriato e Cassiano José Branco (pequeno industrial de Alcácer do Sal), frequentou a escola primária da Calçada da Gloria e das Escadinhas do Duque (hoje inexistente), onde encontrou Ávila Amaral, futuro engenheiro e colaborador.
A maior parte das suas obras foram erigidas no período entre as décadas de 30 e 40. Enquadravam-se dentro do modernismo, pelo estilo Art Déco. Abandonou alguns projectos como o Éden Teatro ou o Hotel do Império, devido a desentendimentos com os proprietários (DN, 2010).
Em 1917 casou com Maria Elisa Soares Branco.
Em 1919 concluiu os exames do antigo Curso Geral de Desenho, preparatórios da sua admissão ao Curso de Arquitectura que concluiu em 1926.
Mais tarde, em 1958, apoiou a candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República, tendo então sido detido pela PIDE.
Morreu a 24 de abril de 1970 em Lisboa, com 72 anos de idade.
   
Éden Teatro na Avenida dos Restauradores, Lisboa

Obra

    


Cassiano Branco lembrado com Doodle no maior motor de busca do mundo

Cassiano Branco, arquiteto português, é o mais recente homenageado da Google num dos famosos Doodles, no dia do 115.º aniversário do seu nascimento. O maior motor de busca mostra hoje o Portugal dos Pequenitos, uma das obras da autoria de Cassiano Branco.

Cassiano Branco, arquiteto que nasceu em Lisboa, é alvo de uma homenagem da Google, com um Doodle. O Portugal dos Pequenitos – uma das mais emblemáticas obras de Cassiano Branco – está recriado no maior motor de busca do mundo.

O arquiteto Cassiano Viriato Branco nasceu na freguesia de São José, Lisboa, a 13 de agosto de 1897. Era filho de Maria de Assunção Viriato e de Cassiano José Branco, um homem que se dedicou à indústria.

Cassiano Branco concluiu os exames do antigo Curso Geral de Desenho, no ano de 1919, com o objetivo de poder frequentar o Curso de Arquitetura. Atinge essa meta e conclui a sua formação em 1926.

Entre as obras que Cassiano Branco rubricou está o Teatro Éden, localizado em Lisboa, o Coliseu do Porto, o edifício da Câmara Municipal da Sertã, o Mercado Municipal de Santarém, o Edifício do Cinema Império, em Lisboa, e o Portugal dos Pequenitos.

O Portugal dos Pequenitos situa-se em Coimbra e nasceu a 8 de junho de 1940, data da sua inauguração. Projetado pelo arquiteto Cassiano Branco, é um espaço com uma componente lúdica e outra pedagógica, vocacionado para as crianças, sobretudo.

Desde 1959, integra o património da Fundação Bissaya Barreto. O Portugal dos Pequenitos representa a “a portugalidade e da presença portuguesa no mundo”, segundo a caracterização feita no seu site oficial, expressão que resume a sua essência desde espaço criado pelo arquiteto Cassiano Branco.

É um espaço que pretende aproximar culturas, ao mesmo tempo que exibe a arte arquitetónica, nos seus diversos estilos – e com uma marca distintiva: a dimensão reduzida dos edifícios, o que permite tornar ‘gigantescos’ os mais minuciosos pormenores do arquiteto.

Casiano Branco – detido pela PIDE, em 1958, por ter apoiado a candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República – morreu a 24 de abril de 1970 em Lisboa, com 72 anos de idade. Hoje, no dia em que se assinala o 115.º aniversário do seu nascimento, é recordado com um Doodle. Trata-se de um dos arquitetos modernistas portugueses mais conhecidos.

Sem comentários: