terça-feira, novembro 24, 2020

Eric Carr, baterista dos Kiss, morreu há 29 anos

  
Eric Carr (Brooklyn, 12 de julho de 1950 - New York City, 24 de novembro de 1991) foi um baterista de rock que substituiu Peter Criss nos Kiss em 1980 e que foi considerado como um dos melhores ou até o melhor baterista da sua época.
   
Maquilhagem de Eric nos Kiss
   
Biografia
Nascido Paul Charles Caravello em Brooklyn, Nova Iorque, em 1950, Eric Carr foi influenciado por diversos músicos, tais como Ringo Star (Beatles) e John Bonham (Led Zeppelin) e passou a tocar bateria. Vindo de uma família de músicos (avó trombonista, pai trompetista, mãe cantora e pianista, e irmãs guitarristas), a sua decisão foi muito bem aceite, sendo a sua primeira banda os Flasher. Passou por inúmeras bandas antes de aceitar o conselho de um amigo e inscrever-se para um teste para tocar com os KISS. Em maio de 1980 participou das audições para a escolha do novo baterista da banda. Competindo com mais de 2.000 candidatos, Eric logo impressionou Gene Simmons, Paul Stanley e Ace Frehley. Após uma tentativa fracassada de se caracterizar como uma águia, Eric encontrou na raposa, "The Fox" a sua personagem no universo dos KISS. A escolha pela raposa foi feita por Gene, pois, segundo ele, "Eric era astuto como uma raposa".
Algumas semanas após o lançamento do disco "Unmasked" (1980, ainda com Peter), foi anunciado o novo baterista do Kiss. No seu primeiro show com a banda, no New York Palladium, a 25 de julho de 1980, já na turnê do então novo álbum, Carr já conseguiu a aprovação da plateia.
Em 1981 lançam o primeiro disco com Eric, "Music From "The Elder"", um disco no mínimo estranho e um fracasso de vendas, pelo menos para os Kiss. Alguns dizem era porque a banda estava fugindo do que costumava ser. Em 1982 saiu a coletânea "Killers" e, no mesmo ano, "Creatures Of The Night", o último com Ace Frehley (apesar deste não ter tocado no álbum), este disco teve um bom acolhimento pelo público, por a banda ter "voltado aos trilhos corretos". A partir deste, também participou da fase "sem maquilhagem" da banda, inicialmente com o disco Lick It Up (1983), logo depois Animalize (1984), e então Asylum (1985), Crazy Nights (1987), Smashes, Thrashes & Hits (coletânea com 2 músicas inéditas, e Eric Carr cantando "Beth", o maior sucesso na voz de seu antecessor Peter), de1988, e Hot In The Shade (1989).
Considerado um dos mais fabulosos bateristas de seu tempo, Eric só teve a oportunidade de demonstrar seu talento no disco de 1982, "Creatures Of The Night".
Embora fosse um ótimo baterista, os álbuns com Eric Carr não agradavam aos fãs. Os KISS pareciam perdidos e bem longe do rock dos bom tempos da banda.
O seu último show foi no Madison Square Garden, a 9 de novembro de 1990.
Em abril de 1991, durante a gravação do próximo disco, Revenge, Eric descobriu que sofria de um tipo raro de cancro no coração, tendo sido operado no mesmo mês. Carr tinha grande vontade em tocar no álbum "Revenge", mas a banda contratou Eric Singer, já que o músico não tinha condições de tocar no disco devido ao cancer no coração, mas participou dos vocais na faixa God Gave Rock 'n' Roll to You II, cover da banda Argent.
Eric Carr estava recuperando bem após a operação, e na sua última entrevista disse que estava feliz por poder voltar a tocar, mas ainda precisava de tempo para recuperar a forma física e voltar com tudo.
Entretanto, numa "recaída", verificou-se que o cancro não regrediu, e tomou o coração do baterista, que ficou em coma durante 2 meses antes de morrer, a 24 de novembro de 1991, no mesmo dia em que faleceu Freddie Mercury (Queen).
O Álbum Revenge foi lançado e o grande sucesso de Eric Singer na bateria levou os KISS ao topo das paradas novamente.
   

 


Sem comentários: