sábado, maio 16, 2020

Sammy Davis Jr. morreu há trinta anos

   
Samuel George "Sammy" Davis, Jr. (Harlem, Nova Iorque, 8 de dezembro de 1925 - Beverly Hills, 16 de maio de 1990), mas conhecido simplesmente como Sammy Davis Jr., foi um cantor, dançarino e ator dos Estados Unidos.
Essencialmente dançarino e cantor, Davis passou a sua infância no vaudeville e tornou-se conhecido pelas suas performances na Broadway e em Las Vegas, fazendo programas de televisão e filmes. Fez parte do grupo de atores liderado por Frank Sinatra, conhecido como Rat Pack, sendo o único membro não branco.
Davis começou a sua carreira no vaudeville com três anos de idade, com o seu pai e Will Mastin. Com os dois fez shows pelos EUA, e após o serviço militar, retornou ao trio. Davis tornou-se uma sensação da noite para o dia depois de um shown na casa Ciro em 1951. Em 1954 perdeu o seu olho esquerdo num acidente automobilístico. Em 1960 apareceu no primeiro filme do grupo Rat Pack, Ocean Eleven. Depois de um papel de protagonista na Broadway em Mr Wonderful, em 1956, Davis voltou ao palco em 1964 no shown Golden Boy, e em 1966 teve o seu próprio programa de variedades na TV, The Sammy Davis Jr. Show. A carreira de Davis, diminuiu no final dos anos sessenta, mas fez sucesso com o disco "The Candy Man", em 1972, e tornou-se uma estrela em Las Vegas.
Como um afro-americano, Davis foi vítima de racismo durante toda sua vida, e foi um grande financiador da causa dos direitos civis. Também teve um relacionamento complexo com a comunidade de afro-americanos, e atraiu críticas após abraçar Richard Nixon em 1970. Um dia, em um jogo de tênis com Jack Benny, lhe perguntaram sobre o seu handicap no golf. "Handicap?" ele respondeu: "Falar sobre handicap...? Eu sou um negro judeu zarolho..." Este comentário transformou-se na sua assinatura, recontada na sua biografia e em incontáveis artigos.
Depois de se reunir com Sinatra e Dean Martin, em 1987, Davis viajou com eles e Liza Minnelli numa turnê internacional, antes de morrer, de cancro no esófago, em 1990. Ele morreu em dívida com a Receita Federal Americana e os seus bens foram alvo de batalhas judiciais.
Davis foi premiado com a Medalha Spingarn pela NAACP, e foi indicado para um globo de ouro e um Emmy por suas atuações na televisão . Foi vencedor do Prémio Kennedy em 1987, e em 2001, ele recebeu postumamente o Prémio Grammy pelo conjunto da sua obra.
  
  

Sem comentários: