segunda-feira, outubro 07, 2019

Thom Yorke, o vocalista dos Radiohead, faz hoje 53 anos

Thomas Edward "Thom" Yorke (Wellingborough, 7 de outubro de 1968) é o vocalista e compositor da banda britânica de rock alternativo Radiohead. Geralmente, toca guitarra e piano. Viveu até 2015 em Oxford com a sua ex-companheira de longa data, a artista plástica, com um doutoramento em História da Arte, Rachel Owen, que faleceu em dezembro de 2016 de cancro. O casal teve dois filhos: Noah e Agnes.

 
Nascido com o olho esquerdo paralisado, Thom Yorke submeteu-se a um total de cinco operações de correção nos seus primeiros cinco anos, a última cirurgia foi mal-sucedida e quase tirou toda a visão do seu olho esquerdo e devido a isto resultou no seu característico "olho-caído". Os seus colegas de turma costumavam insultá-lo com o cognome de "Salamandra".
Thom Yorke ganhou sua primeira guitarra aos sete anos de idade, ao ver a performance do guitarrista do Queen, Brian May na televisão. A primeira canção que ele escreveu chamava-se Mushroom Cloud sobre a formação de uma nuvem seguindo uma explosão nuclear. Ele formou a primeira banda aos onze anos de idade, quando frequentava a escola privada para rapazes Abingdon School, onde conheceu seus futuros companheiros de banda, Ed O'Brien, Colin Greenwood, o baterista Phil Selway e o irmão mais novo de Colin, Jonny Greenwood.
Inicialmente eles chamavam-se On a Friday ("Numa Sexta", em português), pois sexta-feira era o único dia em que eles podiam ensaiar. O irmão mais novo de Thom Yorke, Andy, formou vários grupos na mesma época de On a Friday, incluindo "The Illiterate Hands", da qual Jonny Greenwood era um membro antes de se juntar ao seu irmão em On a Friday. Os integrantes de On a Friday continuaram a praticar e escrever novos materiais, mesmo estudando em universidades diferentes. Quando estudava na Universidade de Exeter, Thom Yorke foi um membro dos Headless Chickens, e trabalhou num hospital psiquiátrico como assistente hospitalar.
A pedido da EMI, a banda mudou seu nome de On a Friday para Radiohead, e foi inspirado em uma música do álbum True Stories da banda americana Talking Heads.
  

Sem comentários: