quarta-feira, agosto 29, 2018

Edu Lobo - 75 anos!

Zizi Possi e Edu Lobo

Eduardo de Góes Lobo, conhecido como Edu Lobo, (Rio de Janeiro, 29 de agosto de 1943) é um cantor, compositor, arranjador e instrumentista brasileiro.
Filho do compositor Fernando Lobo, começou na música tocando acordeão, mas acabou se interessando pelo violão, contra a vontade do pai. Iniciou a carreira nos anos 60, fortemente influenciado pela bossa nova, quando então, numa parceria com Vinicius de Moraes, compôs Só Me Fez Bem. Porém, com o decorrer do tempo adotou uma postura mais político-social, refletindo os anseios da geração reprimida pela ditadura militar brasileira. Nesta fase surgiu uma parceria com Ruy Guerra e as composições engajadas Reza e Aleluia.
Ao mesmo tempo em que participava de vários festivais de música popular, obtendo o primeiro prémio em 1965 como Arrastão (com Vinicius de Moraes) e em 1967 com Ponteio (com Capinam), e que venceu o Terceiro Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, Edu dedica-se a compor trilhas para espetáculos teatrais, entre eles o histórico Arena Conta Zumbi, ao lado de Gianfrancesco Guarnieri. Depois de uma temporada nos Estados Unidos, Edu volta ao Brasil e retoma várias parcerias, entre elas a com Chico Buarque, e compõem a música de novas peças e balés.
O Grande Circo Místico
Pensado originalmente para o ballet teatro do Balé Teatro Guaíra, e inspirado no poema homónimo do parnasianista/ modernista Jorge de Lima (da obra A Túnica Inconsútil, 1938), o espetáculo estreou em 17 de março de 1983, mesclando música, balé, ópera, circo, teatro e poesia. Tamanho o sucesso, originou uma turnê de dois anos pelo país, assistida por mais de duzentas mil pessoas, em quase duzentas apresentações. Consagrou umas das mais completas obras já apresentadas no país, lotando o Maracanãzinho e o Coliseu dos Recreios, em Lisboa. As canções foram interpretadas por Milton Nascimento, Jane Duboc, Gal Costa, Simone, Gilberto Gil e Zizi Possi, entre outros. O disco coletivo foi lançado pela Som Livre.
Nordeste já 
Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, cantou no coro da uma versão brasileira de We are the world, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste já (1985), abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.
Prémios
O disco Meia-noite recebeu o Prémio Sharp de melhor disco de música popular brasileira do ano de 1995. O disco Cambaio, gravado com Chico Buarque, recebeu o Grammy Latino de melhor álbum de MPB (2002).
Vida familiar
Em 1969, Edu casou-se com a música Wanda Sá, de quem teve três filhos: Mariana, Bernardo (que também é músico) e Isabel. Separou-se dela 13 anos depois, em 1982.
Canções mais conhecidas
  • "Ponteio" (com Capinam)
  • "Arrastão" (com Vinicius de Moraes)
  • "Upa, Neguinho" (com Gianfrancesco Guarnieri)
  • "O Circo Místico" (com Chico Buarque)
  • "Choro Bandido" (com Chico Buarque)
  • "Beatriz" (com Chico Buarque)
  • "Pra Dizer Adeus" (com Torquato Neto)
  • "Aleluia" (com Ruy Guerra)
  • "Lero Lero" (com Cacaso)
  
   

Sem comentários: