domingo, março 18, 2018

A cantora Sarajane faz hoje cinquenta anos

Sarajane de Mendonça Tude (Salvador, 18 de março de 1968) é uma cantora brasileira.
 
Começou a sua carreira de cantora muito nova, com 15 anos já era conhecida em toda cidade de Salvador. Ganhou fama ao ser vocalista da Banda Novos Bárbaros, onde foi vocalista até 1985, quando, devido a uma gravidez, preferiu se afastar do grupo.
Sarajane conheceu o apresentador Chacrinha durante uma apresentação na cidade de Nazaré das Farinhas - Bahia, quando a cantora tinha 16 anos de idade. A partir daí, Chacrinha apadrinhou a cantora baiana. Sarajane apresentou-se muitas vezes no Cassino do Chacrinha na Rede Globo.
Em 1986 decidiu voltar o cenário musical, dessa vez em carreira a solo, gravando o seu primeiro disco a solo em 1986 pela Polygram Music, hoje Universal, e apostou num novo ritmo, o então desconhecido Axé Music, junto com grandes nomes da música baiana como Luiz Caldas, Ricardo Chaves, Olodum, Banda Beijo, Cheiro de Amor. Conseguiu sucesso em todo Brasil com esse ritmo, sendo o seu primeiro grande clássico "A Roda".
Uma das pioneiras da Axé music, o seu primeiro grande sucesso, A Roda, gravado em 1987,  rendeu-lhe uma série de participações nos programas de televisão e nas rádios brasileiras e um disco de platina duplo, por mais de 600 mil cópias vendidas. Em 1987, o programa Fantástico da Rede Globo fez o lançamento do videoclipe da música A Roda.
Fez sucesso também com Vale 1986 e Venha me Amar (em 1991), entre outras. Voltou ao topo das paradas com Ela Sabe Mexer (Abre a roda morena, Roda de samba, Beco do amor 2) em 1989.
Tem mais de 25 anos de Carnaval soteropolitano. Em 1983 puxou o famoso bloco Camaleão, mas foi em trios independentes (Tapajós e Novos Bárbaros) o seu maior número de participações. Ao longo de sua carreira gravou 13 discos.
Entre os vários prémios, ganhou o de melhor cantora de trio elétrico nos anos de 1988, 1989, 1990 e 1991.
É irmã da também cantora Simone Moreno, conhecida por ser ex-mulher do cantor Pepeu Gomes.
   
  

1 comentário:

Reema dsouza disse...

¡Tu sitio es maravilloso! Te deseo una muy buena continuación.

consultation voyance gratuite