domingo, abril 01, 2007

Blogues de Ciência com Geologia

Apesar de hoje ser o Dia das Mentiras (facto aproveitado pela revista on-line - sic - Ciência Hoje, para publicar umas patranhas, recentemente...) gostaríamos de divulgar dois bons Blogues portugueses de Ciência em que a Geologia tem um lugar considerável.

1. Cais de Gaia
Tendo posts sobre Antropologia, Astronomia, Biologia, Geologia e Paleontologia, entre outras ciências, é escrito de forma muito interessante e agradável. Como exemplo do que dizemos, vide o post O dinossauro na toca.


2.Terra que gira
Com textos sobre Geologia, Astronomia, uma boa divulgação de actividades na área das Geociências, um bom português e um excelente sentido de humor, este Blog destaca-se no panorama nacional blogosférico. Saliente os posts Nature Geoscience, Tectónica de Placas e Um criacionista na Faculdade de Ciências, que merecem uma atenta leitura e observação das imagens neles colocadas...


ADENDA: O Ciência Hoje, para contribuir para a comemoração de uma data para o criacionismo (All Fools' Day), retirou o texto...!

Quintas da Ciência - Do Grão ao Planeta - II


Como referimos aqui anteriormente, a convite da Biblioteca-Museu República e Resistência, em algumas quintas-feiras, um professor universitário desenvolve um tema da ciência.

É o ciclo de palestras de Geologia Do Grão ao Planeta que ocupa, desde 2005, as Quintas da Ciência, espaço de divulgação científica destinado a todo o público curioso.

Sessões no mês de Abril e Maio:

Dia 12.04 - “Areias: Todas Iguais, Todas Diferentes” por Maria Conceição Freitas
Dia 19.04 - “Histórias do Fundo do Mar” por Rui Taborda
Dia 26.04 - “Instabilidade de Vertentes: Perigos e Prevenção” por Fernando Marques
Dia 03.05 - “Geodiversidade e Geoturismo no Vale do Tejo por Maria Teresa Mira de Azevêdo

As palestras decorrem no Núcleo da Biblioteca-Museu República e Resistência da Cidade Universitária, a partir das 18h30.

O acesso é livre.
Participe...

sábado, março 31, 2007

Granitic Pegmatites: The State of the art



Porto University, Basque Country University, Paul Sabatier University and Liége University are organizing a Workshop focused on the study of Granitic Pegmatites. The Workshop will be held in Porto, Portugal from May 6th to May 12th, 2007.

The six-day workshop will begin on Monday, May 7 th and will consist of three days of technical sessions, starting at 9 am and running until the evening. This will be followed by a three day visit to the pegmatite veins of NW Iberia.


Mais informações no site da Organização do Evento.

A Ciência e a Bíblia

“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”

Frase atribuída a Jesus Cristo (Marcos, 12:17)


"Se aceitarmos a verdade literal de todas as palavras da Bíblia, a Terra tem de ser plana. O mesmo se passa como o Alcorão. Afirmar que a Terra é redonda significa então que somos uns ateus. Em 1993, a suprema autoridade religiosa da Arábia Saudita, o xeque Abdel-Aziz Ibn Baaz, publicou um édito, uma fatwa, declarando que a Terra é plana. Qualquer pessoa que esteja convencida de que ela é redonda não crê em Deus e deve ser castigada. Uma das muitas ironias destas coisas é que os indícios de que a Terra é uma esfera, acumulados pelo astrónomo greco-egípcio, do século II, Cláudio Ptolomeu, foram transmitidos ao Ocidente por astrónomos muçulmanos e árabes. No século IX chamaram ao livro de Ptolomeu em que é demonstrada a esfericidade da Terra, o Almagesto, 'O Maior'."

Carl Sagan in Um Mundo Infestado de Demónios

sexta-feira, março 30, 2007

O paradigma da estupidez - ID e criacionismo em figuras...

Como devia ser o Mundo:
E o Grande Arquitecto criou o Homem:
A Bíblia, um livro científico:
A evolução do Criacionismo:
Os argumentos do Criacionismo:
A posição dos criacionistas na evolução humana:
Ensinem as duas teorias:
Nota: clicar nas imagens para ver melhor - não aconselhável a pessoas impressionáveis...

O paradigma da estupidez


Não somos, neste Blog, contra o debate de ideias, por mais absurdas que algumas pareçam. Mas, parece-nos, que tudo deve ter limites e quando alguém os ultrapassa, em Ciência ou noutra área qualquer, há que tentar clarificar o que é razoável.

Tudo isto tem a ver com a polémica recente acerca do Criacionismo (incluindo neste a versão moderna auto-intitulada de Design Inteligente) e do seu avanço em Portugal, a pretexto de que o Criacionismo deve ser ensinado, na Biologia e Geologia, como contraponto às Teorias Evolucionistas. Recentemente divulgámos neste Blog um Colóquio, organizado pelo Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, no dia 21.03.2007, em Lisboa. Houve muita gente (vide Blog De Rerum Natura) que achou que não se devia, sequer, dialogar com criacionistas (coisa que nós achamos excessiva, no contexto em causa, mas que entendemos...).

Agora o jornal científico on-line Ciência Hoje (que sugerimos que se passe a chamar Quase Sempre Ciência Hoje) publica uma pérola da sabedoria, intitulada O paradigma naturalista, de autoria de um obscuro professor universitário de Coimbra (...de Direito...!) e um dos mais reputados criacionistas portugueses, de seu nome Jónatas Machado. O senhor em causa tem o direito de escrever o que lhe apetece ou de acreditar no que lhe dá na real gana (o meu filho, pouco antes de fazer 5 anos, ainda acreditava no Pai Natal...). Agora parece-me abusivo que aldrabices não-científicas sejam escarrapachadas em jornais científicos, seja com qualquer pretexto que invoquem os responsáveis da revista, seja porque lhes apeteceu...

Aliás, pergunte-se ao tal senhor se um qualquer cientista português pode escrever textos nas revistas da sua faculdade (FDUC) atacando princípios constitucionais (ou defendendo o racismo, xenofobia ou o fim da liberdade religiosa...). Ou se o pastor da sua Igreja (ou lá o que é...) aceita que, quando prega aos fiéis, os cientistas o interrompam e expliquem as Teorias Evolucionistas... Ou, ainda, se nas revistas religiosas que publicam, ou mesmo nos seus sites que agora começam a ver-se por aí, em contraponto às patranhas criacionistas, pedem a geólogos ou biólogos que expliquem o Neo-Darwinismo... É claro que a resposta é um rotundo NÃO...

Então o porquê de uma revista, até agora respeitável, se meter nestas confusões...? Não cabe a nós descobrir o porquê deste embaraço (e da forma como se irão livrar dele...) mas estamos curiosos no desenvolvimento da polémica. Até porque no Conselho Científico da revista estão pessoas que não deverão deixar o caso tal como ficou...


Nota/Adenda: o artigo de opinião foi, hoje, dia 01.04.2007, retirado do Ciência Hoje...!

quinta-feira, março 29, 2007

Trabalho para Geólogo(a)



A APFRA (Associação dos Produtores Florestais da Região de Alcobaça) está a liderar uma equipa de campo para contactar proprietários a fim de os informar que vão decorrer testes sísmicos.

A equipa será multidisciplinar e gostaria de poder contratar um(a) geólogo/a para que as questões mais técnicas que os proprietários tenham possam ser respondidas.

Para tal oferece um estágio profissional do IEFP.

Procuram alguém que tenha conhecimentos sólidos em geologia, facilidade em comunicar e em fazer-se entender, facilidade no manuseamento de software, na lógica do utilizador, capaz de trabalhar em equipa e disposto(a) a alguma flexibilidade de horários.

Mais informações em:

Planetários on-line

Post em estereofonia com o Blog AstroLeiria...

Ao ler, ontem, o Blog Rastos de Luz, do Paulo Heleno (também membro deste blog...) apercebi-me da criação de dois novos Planetários (Mapas do Céu) on-line, que parecem bastante interessantes e promissores...

Para ver, clicar nos seguintes links:

WIKISKY.ORG

SKY-MAP.ORG


International Lithosphere Program - Congresso

O III Congresso da Equipa de Trabalho das Bacias Sedimentares da International Lithosphere Program (sob o tema The geology of vertical movements: uplift and subsidence, mountains and basins) terá lugar em Marraqueche- Marrocos, em Outubro de 2007.

Este congresso realiza-se conjuntamente com o I Congresso Internacional da Associação de Marrocos dos Geólogos do Petróleo (MAPG), entidade que se encarregará de gerir as inscrições através do seu website e da logística dos eventos.

Para mais informações, fazer o download dos seguintes documentos:

Announcement

Call for abstracts



quarta-feira, março 28, 2007

Alentejo inaugura maior central solar do Mundo

Serpa: Dobro da potência da actual número um
Alentejo inaugura maior central solar do Mundo


A produzir energia desde Janeiro, em modo experimental, entra hoje em total funcionamento a Central Solar Fotovoltaica de Serpa (CSFS), a maior unidade do género do Mundo. Situada na freguesia de Brinches, no Alentejo, tem capacidade para abastecer cerca de oito mil habitações. Está pensada para produzir energia durante um período de 15 anos para a rede eléctrica nacional ao preço de 31 cêntimos por kilowatt/hora.

No total o complexo tem cerca de 60 hectares, dos quais 32 estão cobertos por painéis solares, 52 mil ao todo. São 11 Megawatts (MW) de pico de capacidade – quase o dobro dos 6,3 MW da actual maior fotovoltaica do Mundo, situada na Alemanha.

O projecto é de investimento nacional e estrangeiro. A Catavento, empresa portuguesa de energias renováveis, a GE - Energy Financial Services e a Powerlight, empresas americanas do mesmo ramo, suportam um investimento e gerem um projecto na ordem dos 61 milhões de euros. “A inauguração da central representa o culminar de anos de esforços na nossa estratégia de implementar um grande projecto solar em Portugal”, disse Piero Dal Maso, da Catavento.

É uma central totalmente ‘limpa’, sem recurso a combustíveis fósseis, que, segundo estimativas, permite poupar 30 mil toneladas de emissões de gases poluentes. Na fase de construção, que ocorreu durante o segundo semestre de 2006, estiveram envolvidos 200 trabalhadores. Criará, em permanência, apenas cinco postos de trabalho.

CURTO REINADO

A central poderá não ter um reinado muito longo como a maior central do Mundo, é que projectada e em fase de construção está outra com cerca de seis vezes a capacidade de produção da que é hoje inaugurada. Também ficará no Alentejo, na Amareleja, concelho de Moura, uma das regiões da Europa com maior número de horas de sol por ano.

AS MAIORES UNIDADES SOLARES

MW: Megawatts

MWh: Megawatts por hora

MS: módulos solares


Capacidade / Localização / Descrição / produção anual

6.3 MW / Mühlhausen (Alemanha) / 57 600 ms / 6 750 MWh

5 MW / Bürstadt (Alemanha) / 30 000 ms BP / 4 200 MWh

5 MW / Espenhain (Alemanha) / 33 500 ms Shell / 5 000 MWh

4.59 MW / Springerville, AZ (EUA) / 34 980 ms BP / 7 750 MWh

4 MW / Geiseltalsee, Merseburg (Alemanha) / 25 000 ms BP3 / 3 400 MWh

4 MW / Gottelborn (Alemanha) / 50 000 ms / 8 200 MWh

4 MW / Hemau (Alemanha) / 32 740 ms / 3 900 MWh

3.9 MW / Rancho Seco, CA (EUA) / n.a. / n.a.

3.3 MW / Dingolfing (Alemanha) / Módulos solares Solara, Sharp e Kyocera / 3 050 MWh

3.3 MW / Serre (Itália) / 60 000 ms / n.a.

Nota: A central de Brinches, Serpa, tem capacidade para produzir 11 MW – pico de produção – o que significa um volume de 20 000 MW por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 8000 casas. Ficará em primeiro neste ranking.

in Correio da Manhã - notícia de Pedro Galego (27.03.2007)

terça-feira, março 27, 2007

Alterações Climáticas Naturais e Antropogénicas

Observatório Astronómico de Lisboa - OAL
Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa

PALESTRA PÚBLICA - 30 de Março

Alterações Climáticas Naturais e Antropogénicas

O OAL retomou as suas Palestras públicas mensais, que como habitualmente têm lugar no Edifício Central, pelas 21h30 da última sexta-feira de cada mês.

A próxima palestra terá lugar no dia 30 de Março e abordará o seguinte tema:

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NATURAIS E ANTROPOGÉNICAS
Filipe Duarte Santos
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Componentes do sistema climático. Causas da variabilidade climática. Causas das eras glaciares e dos períodos glaciares e interglaciares. Variabilidade solar. Evolução do Sol e consequências para a vida na Terra. Balanço radiativo na atmosfera terrestre. Efeito de estufa e intensificação antropogénica do efeito de estufa. Perturbação do ciclo do carbono. Alterações climáticas antropogénicas. Cenários climáticos futuros para Portugal.

A palestra terá videodifusão ao vivo na internet no endereço:
http://live.fccn.pt/oal/


A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

No final de cada palestra, e caso o estado do tempo o permita, fazem-se observações dos corpos celestes com telescópio. Nesta noite os corpos celestes alvo serão o planeta Saturno e a Lua.
Convida-se o público a trazer os seus binóculos ou mesmo pequenos telescópios caso queiram realizar as suas próprias observações ou ser ajudados com o seu funcionamento.

Para mais informações use o telefone 213616730.


NOTA: informação recebida através da mailing-list ASTRONOVAS, uma das mais interessantes do país em termos de Astronomia. Deixamos aqui os seus contactos completos:

**** ASTRONOVAS ****

Lista de distribuição de notícias de Astronomia em Português

Observatório Astronómico de Lisboa
Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa
Portugal
Tel.: 21 361 67 39
Fax: 21 361 67 52

1) Sugestões de notícias poderão ser enviadas para o endereço: astronov@oal.ul.pt

2) Inscrição: envie uma mensagem vazia para o endereço: astronovas-subscribe@oal.ul.pt

Blogues com Geologia...!

De vez em quando, quando o tempo nos permite, vamos pondo novos links na barra lateral direita deste Blog. Às vezes, esses links, merecem uma especial atenção, até porque quando aparecem blogues com muita Geologia e muita qualidade, merecerem uma visita regular dos nossos leitores.


1. Blog De Rerum Natura

Embora sem a presença de nenhum geólogo (nós já falámos com eles sobre o assunto, mas até agora nada...) fala de muita coisa da nossa área. Tem publicado uns textos excelentes sobre Criacionismo (com umas pequenas falhas, por falta de revisão científica de um geólogo...) que merecem uma visita diária. São seus autores os Doutores Carlos Fiolhais (físico), Desidério Murcho (filósofo), Helena Damião (pedagoga), Jorge Buescu (matemático), Palmira F. Silva (química), Paulo Gama Mota (biólogo) e Sofia Araújo (bióloga) e é um Blog de referência do Jornal Público...


2. Blog Ciência Ao Natural

O geólogo (e quase Doutor, penso eu...) Luís Azevedo Rodrigues, especialista em Paleontologia de Vertebrados (Dinossáurios...!) criou recentemente este Blog. Com muitos filmes, textos sobre Geologia, Taxonomia, reflexões sobre História Natural, relatos de trabalho de campo e muitas outras coisas interessantíssimas, o que faz valer a pena vir a este site muitas vezes...!

Congresso Ibérico da International Permafrost Association

I CONGRESSO IBÉRICO DA INTERNATIONAL PERMAFROST ASSOCIATION
Ambientes periglaciários e variações climáticas: das montanhas às altas latitudes

Guarda, Portugal
25-27 de Junho de 2007


O I Congresso Ibérico da International Permafrost Association reunirá na Guarda os principais especialistas ibéricos em temáticas periglaciárias, que apresentarão os resultados das mais recentes investigações em curso. No congresso serão também discutidas as prioridades futuras na investigação sobre periglaciarismo, e delineada a estratégia de colaboração dos grupos português e espanhol da International Permafrost Association. Esta será a primeira reunião ibérica do IPA, surgindo na sequência da adesão de Portugal como membro associado do IPA em 2005, e na continuidade das reuniões bienais do grupo IPA-España, que contaram quase sempre com a presença de investigadores portugueses.

O I Congresso Ibérico da International Permafrost Association está enquadrado nas actividades ibéricas do Ano Polar Internacional 2007-08, e nele será discutida a participação ibérica nos projectos internacionais ANTPAS - Antarctic and Sub-Antarctic Permafrost, Soils and Periglacial Environments e TSP - Permafrost Observatory Project: A Contribution to the Thermal State of Permafrost

Após o congresso será efectuada uma visita de estudo à Serra da Estrela que dará a conhecer aos participantes os conhecimentos mais recentes acerca da morfogénese glaciária e periglaciária da mais alta montanha de Portugal.

Pretende-se ainda que o I Congresso Ibérico da IPA seja uma oportunidade para os jovens estudantes de Ciências da Terra e áreas afins, contactarem com especialistas em periglaciarismo, e para desenvolverem os seus conhecimentos nesta temática.


Temas chave:
a) A dinâmica actual em ambientes periglaciários de montanha
b) Ambientes periglaciários quaternários. Testemunhos e cronologia
c) Ambientes periglaciários das regiões polares e variações climáticas


Inscrições
Não-estudantes:
Até 30 de Abril de 2007: 100 euros
Depois de 30 de Abril de 2007: 130 euros

Estudantes (com apresentação de prova documental):
Até 30 de Abril de 2007: 50 euros
Depois de 30 de Abril de 2007: 75 euros

Visita de Estudo à Serra da Estrela (27 de Junho):
A visita terá um número limitado de participantes e será preenchida por ordem de inscrição.
Preço: 25 euros (inclui almoço)

Inscrição e Submissão de Resumos on-line


Apresentação de trabalhos

Os trabalhos serão apresentados oralmente ou em poster, sendo que o primeiro autor de cada trabalho pode submeter no máximo uma apresentação oral e dois posters.

Os trabalhos poderão ser apresentados em português, espanhol ou inglês.

Os resumos devem ser preenchidos no formulário on-line de inscrição definitiva até ao dia 18 de Abril de 2007. O texto deve incluir uma breve descrição dos objectivos, trabalho desenvolvido e as principais conclusões. Devem ser fornecidas 5 palavras-chave. O texto não poderá exceder os 3000 caractéres, incluindo espaços. O autor deve indicar se pretende apresentar o trabalho oralmente, ou em poster.

Todos os resumos enviados serão apreciados por três membros da comissão científica, que decidirão a sua aceitação.

As apresentações orais terão uma duração máxima de 15 minutos.
Os posters não deverão exceder os 80x120 cm.


Publicação dos trabalhos

Os autores poderão enviar artigos referentes aos trabalhos apresentados para publicação em número especial da Finisterra - Revista Portuguesa da Geografia.

De forma a assegurar um elevado nível qualitativo, os trabalhos serão sujeitos a um processo de avaliação por parte do Conselho Científico do congresso. As normas de envio são as da revista Finisterra.

Os trabalhos deverão ser enviados à Comissão Organizadora até 30 de Setembro de 2007. Todo o processo editorial deverá estar concluído até 30 de Novembro de 2007.


Organização

International Permafrost Association - Portugal
Centro de Estudos Geográficos - Universidade de Lisboa

Apoios:
Comité Português para o Ano Polar Internacional
Departamento de Geografia - FLUL
Parque Natural da Serra da Estrela


Página do Congresso - LINK

segunda-feira, março 26, 2007

Adriano - a memória

Adriano Correia de Oliveira

Neste ano em que se comemora os 65 anos do seu nascimento (9 de Abril de 1942) e se recordam os 25 anos da sua precoce morte (16 de Outubro de 1982) o Blog Geopedrados associa-se a este evento, recordando o grande cantor da música de Coimbra e de Portugal, o ex-estudante, o homem boémio que, aos 40 anos, quando ainda era um jovem, morreu nos braços de sua mãe...

Para já, informamos que, no dia em faria 65 anos, na Marinha Grande será lançarado um CD, intitulado Cantaremos Adriano, com versões novas de canções do Adriano (e duas novas canções, de homenagem) realizando-se, também na mesma cidade, um Espectáculo, no dia 21 de Abril, de apresentação desse mesmo CD.

A não perder...
Março de 1974, Coliseu dos Recreios, Lisboa: da esquerda para a direita: José Barata Moura, Vitorino, José Jorge Letria, Fausto, Manuel Freire, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira (foto proveniente do livro de Manuel Reis, "Adriano Presente!")


Entretanto, sugerimos a consulta aos seguintes sites:
Fotos retirados do Blog Cantaremos Adriano

sábado, março 24, 2007

Jornadas Internacionales sobre Paleontología de Dinosaurios


CONGRESO

IV Jornadas Internacionales Sobre Paleontología De Dinosaurios Y SU ENTORNO

Burgos, 13-15 de Septiembre de 2007


Presentación
El Colectivo Arqueológico-Paleontológico de Salas, CAS, con la colaboración de diferentes entidades públicas y privadas, organiza desde 1999 reuniones científicas que tratan monográficamente sobre los dinosaurios y su medio. Con una periodicidad de 2-3 años, las Jornadas de Salas de los Infantes se han consolidado, y permiten conocer aportaciones de la investigación sobre dinosaurios en España y otros países. Esta actividad científica es creciente en nuestro país, y se estima que pueda disfrutar de un impulso mayor con la solución favorable a la candidatura “Icnitas de Dinosaurios de la Península Ibérica” para su declaración como Patrimonio de la Humanidad, así como con la apertura de nuevas instalaciones museísticas. En este marco se convocan las IV Jornadas Internacionales sobre Paleontología de Dinosaurios y su Entorno que pretenden de nuevo ser un motivo de reunión para los grupos investigadores.

Las IV Jornadas están impulsadas por el Colectivo Arqueológico y Paleontológico de Salas (CAS) y cuentan con la colaboración del Museo de Dinosaurios de Salas de los Infantes.



Lugar y fecha de celebración
El Congreso IV Jornadas Internacionales sobre Paleontología de dinosaurios y su entorno tendrá lugar en Salas de los Infantes (Burgos, España). La sede oficial será el Palacio Municipal de Cultura de dicha ciudad.
Las fechas comprenden desde el jueves 13 hasta el sábado 15 de septiembre de 2007.
Para ser considerado participante en las Jornadas, es necesario, en caso de no ser invitado ex profeso, remitir la solicitud de matrícula a la Secretaría de las Jornadas. La cuota de inscripción se fija en 75 euros para aquellas solicitudes que se cursen antes del 10 de julio de 2007, y de 90 euros para las que se realicen con posterioridad a esa fecha; en ambos casos se aplicará 40% de descuento para aquellos que acrediten su condición de estudiantes. El importe se hará efectivo a través de un ingreso o transferencia a un número de Cuenta Corriente.


ESQUEMA DEL PROGRAMA:
El programa provisional de las Jornadas presenta Conferencias científicas, Mesas Redondas, y Lectura de Comunicaciones, Excursión de campo, así como actividades paralelas. Las Conferencias científicas serán desarrolladas por (en orden alfabético):

- Luis CHIAPPE, Natural History Museum Ciudad de Los Ángeles (USA): "Desarrollo y comportamiento reproductivo de los dinosaurios saurópodos. El yacimiento de Auca Mahuevo"

- Julio COMPANY, Universidad de Valencia (España): "Los dinosaurios del cretácico terminal de Valencia en el contexto paleogeográfico europeo"

- Fabio M. DALLA VECCHIA, Museo Paleontológico de Monfalcone (Italia): “European hadrosauroids”

- Martin LOCKLEY, University of Colorado at Denver, (U.S.A.): “Some Comparisons dinosaur-dominated footprint assemblages in North America and Europe”

- Octávio MATEUS, Universidade Nova de Lisboa (Portugal): "Ornithischian Dinosaurs from Portugal"

- Rafael ROYO, Fundación Conjunto Paleontológico de Teruel (España): "La evolución de los dinosaurios saurópodos en la Península Ibérica"

- José Luis SANZ, Universidad Autónoma de Madrid (España): "Historia conceptual del estudio de los dinosaurios" (título provisional)

- Un conferenciante por confirmar


COMUNICACIONES
Las personas que deseen presentar comunicaciones en las IV Jornadas deberán enviar un resumen a la Secretaría de las Jornadas, antes del 30 de julio de 2007 como última fecha. El texto tendrá una extensión máxima de 2 páginas en las que se pueden incluir imágenes (formato jpg, tiff, pdf), e incluirá una versión en español y otra en inglés. Las normas de publicación de los resúmenes se facilitarán a los interesados y se podrán consultar en www.fundaciondinosaurioscyl.com . Éstos serán analizados y, en su caso, admitidos por el Comité Científico de las Jornadas.

La lectura o exposición oral, durante el tiempo programado a tal efecto en las IV Jornadas, no sobrepasará los 10 minutos. Podrán tratar sobre los siguientes temas:

- Restos de huellas, huesos, huevos fósiles de dinosaurios.

- Flora del Mesozoico.

- Animales coetáneos de los dinosaurios, vertebrados e invertebrados.

- Ecosistemas del Mesozoico: desarrollo y crisis.

- Conservación y restauración de yacimientos y piezas fósiles.

- Investigaciones paleontológicas y aplicaciones didácticas.

- Gestión y puesta en valor del patrimonio paleontológico relacionado con el entorno de los dinosaurios.

Los autores enviarán su comunicación completa a la Secretaría de las Jornadas para su publicación en un libro de Actas, de acuerdo con los plazos de entrega y las normas de publicación que se comunicarán.


SECRETARÍA Y CORRESPONDENCIA
Colectivo Arqueológico y Paleontológico de Salas

Plaza de Jesús Aparicio, 9 - 09600 Salas de los Infantes (Burgos, España).

Tfno y fax: 947 39 70 01 (Museo de Dinosaurios de Salas)

947 39 7013 (Fundación para el Estudio de los Dinosaurios en Castilla y León)

Web: www.fundaciondinosaurioscyl.com
E-mail: secretaria@colectivosalas.com

Aplicações dos SIG à Hidrogeologia


A Universidade de Almería (Espanha) organiza, em conjunto com a Associação Internacional de Hidrogeólogos, o Curso "Aplicações dos SIG à Hidrogeologia". Este irá decorrer de 10 a 14 de Setembro de 2007.

Para mais informações, consultar o folheto (pdf).

Expedição Geológica a Marrocos


A saída de campo a Marrocos, realizado sob égide do GEOUE (Núcleo de Geologia da Universidade de Évora) e pelo LIRIO (Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais, da Universidade de Évora) e decorrerá de 28 de Abril a 3 de Maio de 2007.

A par das temáticas tradicionais em eventos desta natureza, a saída de campo mostrará a região de Imouzzer do Kandar no médio Atlas, perto de Fez.


Datas de Interesse:
Data limite para inscrição sem agravamento de preço - 15 de Abril de 2007.


Saída de Campo
A coordenação geral da saída de campo é do Prof. Dr. Rui Dias, Departamento de Geociências da Universidade de Évora / CGE, em conjunto com o GGET - Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica da Sociedade Geológica de Portugal.



Preços de Inscrição:
  • Inscrição como Sócio do GEOUE (com cota de 2007 paga) - 150 €
  • Outros Participantes (Não Sócios) - 160 €

Campanha Oceanográfica - Geologia, Geofísica e Geoquímica na Plataforma Continental a Sul dos Açores


A EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, vai realizar no 2º trimestre de 2007, um conjunto de operações no domínio oceânico profundo a sul do Arquipélago dos Açores, que compreendem a realização de levantamentos de geofísica e recolha de amostras geológicas. Os materiais geológicos recolhidos também serão inspeccionados para recolha de amostras biológicas.

A campanha oceanográfica EMEPC/Açores/G3/2007, realizada no âmbito da missão da EMEPC, tem como objectivo principal a recolha de dados para constituição do processo de extensão da plataforma continental de Portugal no âmbito do Art. 76º da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982. Esta campanha representa também uma oportunidade importante de recolha de dados para o desenvolvimento, ou reforço, de trabalhos de investigação científica nacional no domínio oceânico. Desta forma, na medida das limitações inerentes ao objectivo principal da campanha, a EMEPC convida a comunidade científica nacional e os estudantes do ensino superior, preferencialmente das áreas científicas das Ciências do Mar, da Geologia, da Geofísica, da Geoquímica e da Biologia, a participar nesta campanha oceanográfica.

Os termos de uma eventual participação poderão ser consultados na página de Internet da EMEPC, onde está disponível um formulário de candidatura e informação adicional sobre a campanha a realizar. Prevê-se que o embarque tenha uma duração de 30 dias.

A data limite para manifestação de interesse de participação na campanha é 31 de Março de 2007.

Os seleccionados para participar na campanha serão informados até ao dia 5 de Abril de 2007.

Anúncio (pdf)
Formulário de Candidatura

Curso de Iniciação à Espeleologia


O CISED – Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça e o NEC -Núcleo de Espeleologia de Condeixa, organizam no Maciço de Sicó (nos dias 21, 22, 28 e 29 de Abril e 12, 13 e 19 de Maio) um Curso de Iniciação à Espeleologia.

Este curso, homologado pela Federação Portuguesa de Espeleologia com o Nível II, habilita o participante a progredir autonomamente em cavidades horizontais e verticais, possibilitando a sua participação em trabalhos espeleológicos quando integrado numa equipa.


CISED – Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça:

cised@cm-penela.pt
www.cm-penela.pt

Curso de Espeleo (Nível II) (PDF)


quinta-feira, março 22, 2007

Jornadas de Conservação da Natureza


VIII Jornadas sobre Conservação da Natureza
Auditório do Centro de Interpretação da Serra da Estrela

Seia
21 e 22 de Abril 2007

O FAPAS organiza esta conferência anual de dois dias, onde são abordadas temáticas relacionadas com a Conservação da Natureza e a Educação Ambiental. A próxima edição será realizada em Seia, Serra da estrela, com o apoio da autarquia, bem como do Instituto do Ambiente.


PROGRAMA PROVISÓRIO

DIA 21 de Abril

9.15H. Recepção aos participantes

9.45H- Sessão de abertura:
  • Secretário de Estado do Ambiente
  • Presidente da CCDR - Centro
  • Presidente do ICN
  • Presidente da DREC
  • Presidente da Câmara Municipal de Seia
  • Presidente do FAPAS


PAINEL I- Perspectiva Político-Científica na gestão das Áreas Protegidas

10.00H. Estratégia Mundial, Europeia e Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade - Dr Fernando Queiroz, I.P.C.B.

10.45 H . Gestão de Áreas Protegidas: Parque Nacional da Peneda do Gerês - Henrique Miguel Pereira (Director do Parque Nacional da Peneda do Gerês)

11.15H. Coffee Break

11.45 H. Gestão de Áreas Protegidas: Parque Natural da Serra da Estrela - Fernando Manuel Gomes de Matos (Director do Parque Natural da Serra da Estrela)

12.15 H.

12.45H. Debate

13.00 H. Almoço Livre

PAINEL II - Turismo, Ambiente, Ordenamento e Desenvolvimento Sustentável

14.30 H. Turismo sustentável em áreas protegidas : novos desafios, novas abordagens - Maria João Burnay (Reserva Natural do Estuário do Tejo)

15.15 H . Património biológico e geomorfológico no Parque Natural da Serra da Estrela-Paulo Célio Alves ( CIBIO-Universidade do Porto)/Narciso Ferreira (INETI)

16.15 H. A Conservação dos cervunais no desenvolvimento local - Fátima Sales/ Augusto Dinis/Marisa Azul (Universidade de Coimbra)

17.00 H. Coffee Break

17.45 H. O uso e a gestão das plantas aromáticas e medicinais - Helena Freitas (Universidade de Coimbra)

18.00 H. Projecto de conservação "Gestão de Habitats Prioritários" no Parque Natural da Serra da Estrela - Rafael Neiva (Centro de Interpretação da Serra da Estrela)

18.45 H. Debate

20.30H. Jantar convívio


DIA 22 de Abril

PAINEL III -Educação para o Desenvolvimento Sustentável

9.00 H. Balanço, oportunidades e perspectivas da Educação Ambiental em Portugal: Resultados do inquérito Observa - Luísa Schmidt / João Guerra (Instituto de Ciências Sociais-Universidade de Lisboa)

9.45 H. O Educador como dinamizador da Educação para o Desenvolvimento Sustentável - Gentil de Sousa Duarte (Escola Superior de Educação de Santarém)

10.30 H. Metodologia para avaliar as atitudes face ao ambiente - Emiliana Leonilde Diniz Silva (Universidade dos Açores)

10.30 H. Coffee Break

10.45 H. O projecto "Escola na Natureza" - Filomena Morgado ( Instituto da Conservação da Natureza)

11.30 H. Ensino experimental no Bosque de Casal do Rei - regeneração da biodiversidade após o fogo - José Conde e Alexandre Silva (Centro de Interpretação da Serra da Estrela)

12.30H. Debate

12.45H . Sessão de encerramento
  • Presidente da Câmara Municipal de Seia
  • Presidente do FAPAS

13.00H. Almoço livre

14.30H. Visitas de estudo
  • Visita ao Parque Natural da Serra da Estrela
  • Visita ao Museu do Pão

18.00H. Regresso do autocarro

Folheto e ficha de inscrição (pdf)

quarta-feira, março 21, 2007

Dia Mundial da Água


Neste dia tão especial é de sugerir a visita a dois sites:


Depois da visita, até porque foi ontem o Dia Mundial da Poesia, alguns poemas sobre a água, Miguel Torga, para recordar que se irá, este ano, comemorar o centenário do nascimento deste grande poeta, seguido de poesia de António Gedeão, intitulada Lição sobre a Água:


Súplica

Agora que o silêncio é um mar sem ondas,
E que nele posso navegar sem rumo,
Não respondas
Às urgentes perguntas
Que te fiz.
Deixa-me ser feliz
Assim,
Já tão longe de ti como de mim.

Perde-se a vida a desejá-la tanto.
Só soubemos sofrer, enquanto
O nosso amor
Durou.
Mas o tempo passou,
Há calmaria...
Não perturbes a paz que me foi dada.
Ouvir de novo a tua voz seria
Matar a sede com água salgada.


Mar

Mar!
E é um aberto poema que ressoa
No búzio do areal...
Ah, quem pudesse ouvi-lo sem mais versos!
Assim puro,
Assim azul,
Assim salgado...
Milagre horizontal
Universal,
Numa palavra só realizado.


Lição sobre a água

Este líquido é água.
Quando pura
é inodora, insípida e incolor.
Reduzida a vapor,
sob tensão e a alta temperatura,
move os êmbolos das máquinas que, por isso,
se denominam máquinas de vapor.

É um bom dissolvente.
Embora com excepções mas de um modo geral,
dissolve tudo bem, bases e sais.
Congela a zero graus centesimais
e ferve a 100, quando à pressão normal.

Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão,
sob um luar gomoso e branco de camélia,
apareceu a boiar o cadáver de Ofélia
com um nenúfar na mão.

Acção de Formação em Lisboa

Ensino da Paleontologia no Campo e na Cidade: Novas Abordagens

Responsável: Prof. Doutor Carlos Marques da Silva


Ficha de Candidatura on-line - Candidaturas abertas de 7 a 25 de Março de 2007


Data de Realização:

2 a 30 de Maio de 2007


Horário de Funcionamento:

  • 4ª feira: 17h30 - 20h00
  • Sábado: 10h00 - 13h00

No final da acção os participantes deverão estar aptos a:
  • Conhecer os conceitos basilares actualizados da Paleontologia, em particular das disciplinas
  • paleontológicas da Paleobiologia e da Tafonomia.
  • Saber identificar os principais grupos de fósseis existentes em território nacional e os processos tafonómicos fundamentais que os afectam.
  • Desenvolver competências na interpretação paleobiológica e tafonómica dos fósseis em afloramento e na leitura das ocorrências de fósseis em contexto urbano.
  • Desenvolver competências que lhes permitam delinear e experimentar novos meios, processuais e/ou técnicos, de utilizar os fósseis - na sala de aula, em afloramento ou em contexto urbano - quer como indicadores paleoambientais, cronológicos, etc., quer como elementos patrimoniais naturais a preservar e a valorizar.

CONTEÚDOS DA ACÇÃO
A oficina de formação será estruturada de modo a repartir as horas destinadas às sessões presenciais conjuntas entre sessões de gabinete e extra-gabinete (de campo e em cidade).
Decorrerá alternando momentos de discussão conceptual e de trabalho cooperativo autónomo de formulação de propostas de processos e de materiais didácticos a utilizar posteriormente pelos formandos nas suas próprias aulas.

Conteúdos a abordar nas sessões presencias conjuntas do ponto de vista conceptual e a aplicar na delineação de novos meios de utilizar os fósseis, na sala de aula, em afloramento ou em contexto urbano:

1ª Sessão (3h00 - gabinete): 1) Apresentação e discussão dos conceitos básicos da Paleontologia que irão nortear a abordagem dos fósseis e dos temas paleontológicos nas sessões seguintes. Conceito de fóssil e de fossilização, de somatofóssil e de icnofóssil. O Património Paleontológico no âmbito do Património Natural, definição e potencial educativo. 2) Observação de fósseis dos grupos de somato e de icnofósseis e de exemplos de processos tafonómicos do registo geológico nacional.

2ª Sessão (3h00 - saída de campo): Saída de campo a afloramento da região de Lisboa (Praia de Carcavelos ou outro, a definir com os participantes na oficina). Identificação e interpretação de fósseis em afloramento. Interpretação de aspectos tafonómicos. Enquadramento patrimonial.

3ª Sessão (1h30 - gabinete): Apresentação e discussão de novos meios de utilizar as saídas de campo na prática lectiva dos participantes na oficina. Os fósseis como portadores de informação paleobiológica e tafonómica.

4ª Sessão (3h00 - saída de campo): Saída em percurso urbano (na Baixa de Lisboa ou noutro local, a definir com os participantes na oficina) de observação e de interpretação de fósseis.

5ª Sessão (1h30 - gabinete): Apresentação e discussão de novos meios de utilizar as visitas urbanas na prática lectiva dos participantes na oficina. Os fósseis na cidade como materiais educativos e como elos de ligação com o património natural.

Trabalho autónomo (10h00): Entre sessões presenciais, nas horas extra-aula previstas, os participantes na oficina irão definir e planificar os novos meios, processuais e/ou técnicos de utilizar os fósseis a produzir, construí-los e testá-los.

6ª Sessão (3h00 - gabinete): Apresentação e discussão dos projectos e dos materiais produzidos. Avaliação da acção.

Total: 15 horas presenciais + 10 horas de trabalho autónomo

Acreditação da acção (PDF)
Site da Acção
Site do Formador


Outras Acçõesde Formação do Departamento de Geologia da Universidade de Lisboa, em 2007:

Oficinas de Formação:

Navegando pelas paisagens do mundo com o Google Earth – 21 Mar./ 23 Abr. 2007
Resp.: Prof. Dr. Nuno Pimentel

Ensino da Paleontologia no Campo e na Cidade. Novas abordagens – 2/30 Mai. 2007
Resp.: Prof. Dr. Carlos Marques da Silva

Oficina de Formação em Geologia de Campo – 2/23 Jun. 2007.
Resp.: Prof. Dr. José Brandão Silva

Património Geológico como valor educativo – 2/18 Jul. 2007
Resp.: Profª Drª Ana Azerêdo

Módulo de formação

Viagem ao Centro da Terra: Magmatismo e Metamorfismo como expressões
da dinâmica interna do nosso planeta
– 22 Out./ 23 Nov. 2007
Resp.: Profª Drª Teresa Palácios


Dia da Árvore e da Poesia


Vida

Do que a vida é capaz!
A força de um alento verdadeiro!
O que um dedal de seiva faz
A rasgar o seu negro cativeiro!

Ser!
Parece uma renúncia que ali vai,
É um carvalho a nascer
Da bolota que cai!


Miguel Torga in Diário II

terça-feira, março 20, 2007

Relógios de Sol


É lançado amanhã, 21 de Março, dia do equinócio da Primavera (quando o dia tem o mesmo tamanho que a noite), pelas 19 horas, portanto já depois do pôr-do-Sol, um dos mais belos livros deste ano de 2007. São seus autores o matemático e divulgador de ciência Nuno Crato (especialista em séries temporais), a matemática Susana Nápoles (que coordena um projecto sobre relógios solares) e Fernando Correia de Oliveira (um jornalista que se tem especializado em questões do tempo e da sua medição). Os Correios de Portugal, que nos têm proporcionados outros livros tão belos como este, são o editor. O lançamento é na Fundação Medeiros e Almeida, Rua Mouzinho da Silveira, nº 6, em Lisboa.

É sabido que o Sol comanda o nosso tempo. O dia tem a ver com a rotação da Terra em torno do seu eixo, que implica para nós o nascer e o pôr do Sol. E o ano tem a ver com a translação da Terra em torno do Sol (a definição original do segundo, a unidade de tempo fundamental, é mesmo uma fracção desse tempo). Durante muitos anos e na ausência de relógios mecânicos o homem regulou-se pelo Sol. Os gregos foram os autores do gnómon, o “ponteiro do sol”, que permite saber a hora solar pela posição de uma sombra. Os romanos introduziram os relógios de sol em Portugal no século II e só no século XIX, com a chegada cá da Revolução Industrial, é que esses instrumentos perderam a popularidade. Mas quase não há povoação em Portugal que não tenha um relógio de Sol, na torre de uma igreja ou mesmo numa casa particular. Em Coimbra há até um relógio de Sol gigante, no Portugal dos Pequeninos (funciona mal, mas a culpa não é seguramente do Sol, mas sim da posição do ponteiro!).

Os autores correram o país de lés-a-lés à procura desses relógios e o seu livro mostra alguns - mais de 700 - dos mais interessantes instrumentos gnomónicos. As fotografias exibem uma mistura única de ciência, técnica e arte. Era um rico património nacional que estava semi-esquecido... Os autores ficarão contentes se os leitores lhes indicarem relógios de sol desconhecidos, preferencialmente por via da Sociedade Portuguesa de Matemática (www.spm.pt), que desenvolverá, para o efeito, o Projecto Relógios de Sol. Mas, para isso, os leitores têm de ver no livro que acaba de sair e que se encontra em qualquer estação dos correios se os relógios de sol seus conhecidos lá estão.


Texto do Doutor Carlos Fiolhais, retirado do Blog De Rerum Natura

Escolas S/M

Post retirado do Blogue Dino_Geologico (da minha colega de Escola Ana Rola...).

Foto geológica no Público


Turistas passeiam-se pela Calçada Gigante de basalto na costa nordeste da Irlanda do Norte. Esta zona de reserva natural, formada por 40 mil colunas de basalto esculpidas a partir de uma actividade vulcânica que ocorreu há entre 50 e 60 milhões, foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1986.

Foto: Victor Fraile/Reuters

in Público, 20.03.207

Bate que é professor...


Quando um tema chega aos humoristas é, geralmente, porque não tem piada nenhuma. É o caso da violência de que têm sido vítimas alguns professores portugueses, que foi glosada por Ricardo Araújo Pereira numa crónica na "Visão" com o título "Escolas S+M" (escolas Sade e Masoch). E os "gatos fedorentos" já propuseram sarcasticamente que se contratassem ciganos para professores.

O mesmo tema foi tratado mais a sério pelo escritor MMnuel António Pina na sua coluna do "Jornal de Notícias", cujo título também chamava a atenção: "Já espancou um professor hoje?" O meu título de cima, escolhido com a mesma intenção, significa que estou tão indignado como ele. Tal como o psiquiatra Daniel Sampaio, autor na última "Pública" da crónica "Afinal quem manda lá em casa", está indignado com a violência juvenil dentro de casa.

Afinal quem manda na escola? Os professores portugueses cada vez menos. Eles têm sido bastante maltratados. Não é apenas a violência física, por parte de alunos ou dos seus pais, mas também a violência, mais subtil, que consiste na progressiva retirada do poder que detinham. As duas poderão até estar relacionadas.

Em primeiro lugar, o poder tem sido retirado aos professores pelas pseudopedagogias não directivas que têm presidido à educação nacional. Na linguagem rebuscada que entre nós ficou conhecida por "eduquês", essas correntes falam de "ensino centrado no aluno". Tal ideia não é nossa e está longe de ser inovadora, pois a "escola nova" é bastante velha: já o pedagogo suíço Édouard Claparède escrevia nos anos 30 do século passado que "a concepção funcional da educação e do ensino consiste em tomar a criança como o centro dos programas e dos métodos escolares". E não tem dado bons resultados, porque é uma ideia absurda. Faz parte da essência da escola - a instituição que a sociedade inventou há séculos para preparar as crianças e os jovens para a vida - que os professores ensinem e que os alunos aprendam. O professor sempre foi o centro da escola no sentido em que ele é que ensinava - um verbo agora proibido -, ao passo que os alunos aprendiam - um verbo agora pouco praticado. O aparecimento da "escola para todos" em finais do século XIX (que em Portugal demorou muito a chegar e que, infelizmente, ainda demora, com a tragédia do abandono escolar) colocou o professor ainda mais no centro da escola. A expressão "ensino centrado no aluno" ficou completamente excêntrica, até porque a sala de aula não pode ter numerosos centros.

Mas há uma outra forma de retirar poder aos professores, que, ao contrário da pedagogia que fala "eduquês", é uma invenção nacional recente. Trata-se da ideia perigosa de que os pais dos alunos devem avaliar os professores. Quando ela foi desmentida, já se tinha espalhado... Aqui o conceito é mesmo novo, pois não tem antecedentes na história da educação, nem há nada parecido noutros sistemas de ensino. O ensino, em vez de ser centrado no aluno, passaria a ser centrado nos pais do aluno. Claro que a ideia não iria dar bons resultados, porque também é absurda. A escola é a instituição na qual a sociedade e as famílias decidiram delegar parte da sua autoridade na educação das crianças e dos jovens. É bom que a escolham. mas têm de confiar na escola, o que significa em primeira linha confiar nos professores. Os pais não têm a capacidade nem a independência para julgar os professores. A ameaça da avaliação dos professores pelos pais não passa de uma forma de populismo que, apesar de instrumentalmente útil na luta do poder político contra os sindicatos, pode ter graves consequências a prazo. Com as agressões de pais a professores, essas consequências podem estar à vista...

Curiosamente, os sindicatos dos professores têm estado irmanados com o sistema educativo vigente há décadas, ao falarem "eduquês" e ao defenderem a centralidade do aluno. Já que os sindicatos o não fazem, não haverá ninguém que defenda os professores?


Texto do Doutor Carlos Fiolhais, retirado do Blog De Rerum Natura (publicado inicialmente no Público de 16.03.2007)

Professor Coordenador de Educação para a Saúde

Os agrupamentos e as escolas com projectos na área da Educação para a Saúde deverão designar um professor do 2.º ou do 3.º ciclo para exercer as funções de coordenador da Educação para a Saúde.

Esta é uma das novas linhas orientadoras estabelecida pelo Ministério da Educação, que pretende, desta forma, proporcionar ao docente coordenador da Educação para a Saúde as condições necessárias para o desempenho das suas funções.

De acordo com estas linhas orientadoras, cabe ao conselho executivo designar o professor coordenador da Educação para a Saúde, tendo em conta a sua formação e a sua experiência nesta área.

A direcção executiva poderá conceder ao professor coordenador designado para as funções um crédito de três horas de redução da componente lectiva, desde que, no decorrer do presente ano lectivo, tal não implique mudanças de professores nem pressuponha a contratação de novos docentes.

Ainda segundo estas linhas orientadoras, as acções de formação realizadas pelos professores que dinamizam projectos no âmbito da Educação para a Saúde deverão ser consideradas como efectuadas na área correspondente ao grupo de recrutamento dos docentes envolvidos.

Para mais informações:

  • Despacho n.º 2506/2007 - Adopção de medidas que visam a promoção da saúde da população escolar - nomeação em cada Agrupamento/Escola do Coordenador de Educação para a Saúde [PDF]


  • Notícia retirada do site do Ministério da Educação - mais informação aqui

    Plano de Ordenamento do PNSAC

    Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros - Discussão Pública

    O Instituto da Conservação da Natureza, em cumprimento do preceituado no n.º 3 do Artigo 48º do Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro, com a alteração introduzida pelo Decreto-Lei n.º 310/ 2003 de 10 de Dezembro, faz saber que o período de Discussão Pública do Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros decorrerá entre 20 de Março e 03 de Maio de 2007.

    Os interessados podem, durante o período de Discussão Pública, apresentar as observações e sugestões que julgarem pertinentes acerca da proposta de Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, por escrito e durante as horas normais de expediente, nos locais referido no Aviso 3787/2007, de 28 de Fevereiro, da 2ª Série do Diário da Republica.

    Durante o período da discussão pública realizar-se-ão sete sessões públicas de esclarecimento nas seguintes datas:
    • 20 de Março - 18.00 horas - Sede do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, Rio Maior
    • 22 de Março - 18.00 horas - Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire, Ourém
    • 26 de Março - 18.00 horas - ECOTECA das Serras de Aire e Candeeiros, Porto de Mós
    • 02 de Abril - 18.00 horas - Centro de Interpretação dos Olhos de Água do Alviela, Alcanena
    • 12 de Abril - 18.00 horas - Sala de Sessões da Câmara Municipal de Torres Novas, Torres Novas
    • 16 de Abril - 18.00 horas - Auditório da Casa do Brasil, Santarém
    • 23 de Abril - 18.00 horas - Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, Alcobaça

    Mais informação no Portal do ICN

    Exposição "As regiões polares e o equilíbrio ambiental na Terra"


    O Comité Português para o Ano Polar Internacional e a Mundicenter associaram-se na preparação de uma grande exposição que decorrerá em vários centros comerciais do país.

    Visite-nos no Centro Comercial das Amoreiras até 8 de Abril e venha conhecer as actividades portuguesas nas regiões polares. A exposição inclui cartazes, fotografias, materiais polares, cenários de ambientes polares, filmes, teatro e um espaço com actividades para crianças. Há também visitas guiadas para escolas.

    Ao longo de 2007 a exposição irá ainda a:
    • Odivelas Parque (1 a 22 de Junho);
    • Braga Parque (28 de Julho a 19 de Agosto);
    • Oeiras Parque (21 de Setembro a 19 de Outubro);
    • Arena Shopping Torres Vedras (15 de Novembro a 9 de Dezembro).
    Veja mais informações e horários em:
    http://www.mundicenter.pt/ano_polar_internacional