sexta-feira, outubro 27, 2006
quarta-feira, outubro 25, 2006
terça-feira, outubro 24, 2006
quinta-feira, outubro 19, 2006
Conferências NEL - 2ª Sessão
A segunda sessão das Conferências sobre Espeleologia do NEL será em 20 de Outubro de 2006 (6ª-feira), às 21.30 horas, no Auditório 1 da ESEL - Leiria, conduzida por elementos do NEL e terá como temas:
"Exploração - Algar de Eiras"
"Inventário de Cavidades"
"Inventário de Cavidades"
terça-feira, outubro 17, 2006
A Greve dos Professores
Embora não goste de usar este local com questões colaterais à Geologia, hoje não se pode fugir à questão. Até porque a maioria dos Geólogos portugueses são docentes... Dado que, por motivos vários, já não fazer uma greve há cerca de 15 anos, passo a explicar o que me fez aderir, neste caso, à Greve dos Professores.
Embora achando que o actual modelo de Sindicatos dos Professores (pela sua fragmentação, presença de cappos políticos, capelanias ligadas a subsectores da Educação e quase total professionalização dos seus dirigentes) esteja esgotado, o facto de todos os Sindicatos estarem unidos torna esta Greve simbólica e especial. Custando-me prejudicar alunos (e famílias...) não posso, em consciência, ir dar aulas quando há um Governo que mentiu, descaradamente, nas suas propostas eleitorais na área da Educação, que quer apenas poupar dinheiro (sem o assumir...) nas Escolas, que há muitos anos não aumenta os salários e que, agora, com áreas subsidiárias (ADSE, reformas e mesmo ECD) pretende diminuir já o que paga aos professores (quase ao mesmo tempo em que aumentou substancialmente as actividades do professor na Escola, sem melhorar as condições para estes o fazerem...).
Se me perguntarem se é bom que haja ocupação plena de tempos sem aulas na Escola por parte dos alunos, diria que sim. Se me perguntarem se deve haver avaliação justa dos docentes, com progressão na carreira, de acordo com o que cada um faz (e consegue fazer...) efectivamente, também diria que sim. Mas este Governo usa estes assuntos para insultar e rebaixar os professores e para poupar dinheiro (quando o há, afinal, para aumentar a despesa pública - vide OGE 2007 - e para obras faraónicas, bem como para estúpidas promessas como a manutenção das SCUT's...). Uma pessoa de bem não muda as regras do jogo a meio do mesmo, sobretudo quando são sempre os mesmos a sofrer com estas mudanças...
Pessoalmente acho que esta greve não irá acrescentar grande coisa à negociação Sindicatos - ME, mas, moralmente, todos os professores têm de dar o seu contributo (e sacrifício de parte do salário, que o Governo agradece...) para esta luta. Eu, pessoalmente, gostaria mais de uma luta mais ao estilo de Maio de 68, com Escolas encerradas por outros processos e com uma coordenação para o efectivo encerramento das Escolas, com a entreajuda entre os diferentes profissionais que nelas trabalham e também dos alunos - reparem que, se não houver funcionários na Escola, esta não pode abrir ou se os alunos fizerem piquetes, a entrada é problemática... Também a campanha de contra-informação por parte de alguns media devia ser melhor combatida - e os professores têm hipótese de falar directamente com as famílias, sem que intermediários comprometidos intervenham...
Mas, se ainda há um pingo de dignidade no ME, talvez os próximos dias nos retirem (pelo menos um pouco...) desta apagada e vil tristeza em que querem mergulhar os Professores e as Escolas portguesas...
Embora achando que o actual modelo de Sindicatos dos Professores (pela sua fragmentação, presença de cappos políticos, capelanias ligadas a subsectores da Educação e quase total professionalização dos seus dirigentes) esteja esgotado, o facto de todos os Sindicatos estarem unidos torna esta Greve simbólica e especial. Custando-me prejudicar alunos (e famílias...) não posso, em consciência, ir dar aulas quando há um Governo que mentiu, descaradamente, nas suas propostas eleitorais na área da Educação, que quer apenas poupar dinheiro (sem o assumir...) nas Escolas, que há muitos anos não aumenta os salários e que, agora, com áreas subsidiárias (ADSE, reformas e mesmo ECD) pretende diminuir já o que paga aos professores (quase ao mesmo tempo em que aumentou substancialmente as actividades do professor na Escola, sem melhorar as condições para estes o fazerem...).
Se me perguntarem se é bom que haja ocupação plena de tempos sem aulas na Escola por parte dos alunos, diria que sim. Se me perguntarem se deve haver avaliação justa dos docentes, com progressão na carreira, de acordo com o que cada um faz (e consegue fazer...) efectivamente, também diria que sim. Mas este Governo usa estes assuntos para insultar e rebaixar os professores e para poupar dinheiro (quando o há, afinal, para aumentar a despesa pública - vide OGE 2007 - e para obras faraónicas, bem como para estúpidas promessas como a manutenção das SCUT's...). Uma pessoa de bem não muda as regras do jogo a meio do mesmo, sobretudo quando são sempre os mesmos a sofrer com estas mudanças...
Pessoalmente acho que esta greve não irá acrescentar grande coisa à negociação Sindicatos - ME, mas, moralmente, todos os professores têm de dar o seu contributo (e sacrifício de parte do salário, que o Governo agradece...) para esta luta. Eu, pessoalmente, gostaria mais de uma luta mais ao estilo de Maio de 68, com Escolas encerradas por outros processos e com uma coordenação para o efectivo encerramento das Escolas, com a entreajuda entre os diferentes profissionais que nelas trabalham e também dos alunos - reparem que, se não houver funcionários na Escola, esta não pode abrir ou se os alunos fizerem piquetes, a entrada é problemática... Também a campanha de contra-informação por parte de alguns media devia ser melhor combatida - e os professores têm hipótese de falar directamente com as famílias, sem que intermediários comprometidos intervenham...
Mas, se ainda há um pingo de dignidade no ME, talvez os próximos dias nos retirem (pelo menos um pouco...) desta apagada e vil tristeza em que querem mergulhar os Professores e as Escolas portguesas...
segunda-feira, outubro 16, 2006
Desafios do Ordenamento do Território em Portugal
Conferência:
Os Principais Desafios do Ordenamento do Território em Portugal
Arq. Victor Campos (Director Geral da DGOTDU)
Os Principais Desafios do Ordenamento do Território em Portugal
Arq. Victor Campos (Director Geral da DGOTDU)
Os Principais Desafios do Ordenamento do Território em Portugal foi o tema escolhido para Sessão de Abertura da 17ª Edição dos Cursos de Mestrado e Pós-Graduação em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental, que se realiza no dia 20 de Outubro de 2006, pelas 14 horas, no Edif. VII, Anfiteatro 1D do Campus da FCT.
Esta Sessão de Abertura contará com a presença do Director Geral da Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU), Arq. Victor Campos.
Será feita uma reflexão sobre os principais desafios à implementação de uma política de ordenamento do território.
Será feita uma reflexão sobre os principais desafios à implementação de uma política de ordenamento do território.
Entrada livre
Mais Informações
Tel.: 21 294 83 99
E-mail: mestrado.ordenamento@fct.unl.pt
Site: http://mestrado.otpa.dcea.fct.unl.pt
Mais Informações
Tel.: 21 294 83 99
E-mail: mestrado.ordenamento@fct.unl.pt
Site: http://mestrado.otpa.dcea.fct.unl.pt
Folheto do Mestrado (PDF): LINK
Comemorações do Ano Polar Internacional
Da mailing-list da GEOPOR recebemos o seguinte pedido de divulgação:
LATITUDE60! Educação para o Planeta para o Ano Polar Internacional é o tema do projecto de divulgação científica do Comité Português para o API e pretende envolver alunos e professores do ensino pré-escolar ao universitário, em iniciativas ligada ao Ano Polar. É um projecto interdisciplinar, com actividades na área das ciências exactas, naturais, sociais, letras e artes!
Este projecto, que envolverá actividades didácticas diversas, concursos, contacto com investigadores que trabalham nas regiões polares e congressos nacionais e internacionais, integra já mais de 130 professores de todo o país.
Para saber mais, visite o site do projecto (clicar aqui) e o blog, no seguinte link. No primeiro encontrará instruções acerca de como se inscrever numa plataforma de e-learning (Moodle) onde se encontram já vários materiais didácticos gratuitos.
As próximas sessões de apresentação do projecto LATITUDE60!, dirigidas a professores e a todos aqueles envolvidos em actividades de divulgação e educação, decorrerão em:
Este projecto, que envolverá actividades didácticas diversas, concursos, contacto com investigadores que trabalham nas regiões polares e congressos nacionais e internacionais, integra já mais de 130 professores de todo o país.
Para saber mais, visite o site do projecto (clicar aqui) e o blog, no seguinte link. No primeiro encontrará instruções acerca de como se inscrever numa plataforma de e-learning (Moodle) onde se encontram já vários materiais didácticos gratuitos.
As próximas sessões de apresentação do projecto LATITUDE60!, dirigidas a professores e a todos aqueles envolvidos em actividades de divulgação e educação, decorrerão em:
- Odivelas, 19 de Outubro, 16h - Biblioteca D. Dinis - inscrição ao cuidado de Anabela Louro (Fax: 219 344 699, anabela.louro@cm-odivelas.pt);
- Aveiro, 24 de Outubro, hora a indicar (tarde), Universidade de Aveiro;
- Coimbra, 25 de Outubro - hora e local a definir.
sexta-feira, outubro 13, 2006
Mais um fim-de-semana alucinante...
Em breve irei colocar aqui uma sucinta descrição do fim-de-semana que irei ter, até porque este tem muitas coisas que, certamente, irão agradar aos nossos leitores.
Só para aguçar o apetite, direi que vou começar por fazer hoje (13.10.2006) uma Observação Astronómica, no Ponto Novo - Pinhal do Rei (Marinha Grande), para a qual estão convidados, que encerra a Acção de Formação sobre Astronomia que deu, em conjunto com o meu amigo e Mestre João Nelson Ferreira, em Leiria - para ver pormenores, visitar o blog AstroLeiria e clicar aqui.
Depois, na manhã de sábado, irei ter uma sessão de astrofotografia, recorrendo a um Telescópio (que iremos comandar remotamente) situado numa zona desértica do Arizona (USA), com ajuda de uma astrónoma do NUCLIO (Cascais), que virá a Leiria, e de um astrónomo polaco (via Skype). Esta actividade decorrerá entre as 08.00 e as 09.30 horas na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, podendo ver pormenores da mesma também no blog AstroLeiria - e estão convidados, embora o número de pessoas presentes tenha de ser reduzido...
Finalmente, a partir do almoço de sábado, 14.10.2006, vou fazer uma série de actividades no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) que incluirá dormida numa Casa Abrigo do Parque (com muitos grelhados nas brasas da lareira...), uma Espeleologia, uma Observação Astronómica, um Percurso Pedrestre e visita a diversos locais emblemáticos do Parque (que, democraticamente, iremos decidir aquilo que poderemos ver até ao domingo ao almoço...). Nesta actividade estarão alguns colegas de curso -, eu e a Lai, e o Luís Costa e apêndices em parte da actividade... Para ver pormenores, podem visitar o blog GeoLeiria, clicando aqui.
Esperemos que sobreviva...
Depois, na manhã de sábado, irei ter uma sessão de astrofotografia, recorrendo a um Telescópio (que iremos comandar remotamente) situado numa zona desértica do Arizona (USA), com ajuda de uma astrónoma do NUCLIO (Cascais), que virá a Leiria, e de um astrónomo polaco (via Skype). Esta actividade decorrerá entre as 08.00 e as 09.30 horas na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, podendo ver pormenores da mesma também no blog AstroLeiria - e estão convidados, embora o número de pessoas presentes tenha de ser reduzido...
Finalmente, a partir do almoço de sábado, 14.10.2006, vou fazer uma série de actividades no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) que incluirá dormida numa Casa Abrigo do Parque (com muitos grelhados nas brasas da lareira...), uma Espeleologia, uma Observação Astronómica, um Percurso Pedrestre e visita a diversos locais emblemáticos do Parque (que, democraticamente, iremos decidir aquilo que poderemos ver até ao domingo ao almoço...). Nesta actividade estarão alguns colegas de curso -, eu e a Lai, e o Luís Costa e apêndices em parte da actividade... Para ver pormenores, podem visitar o blog GeoLeiria, clicando aqui.
Esperemos que sobreviva...
quarta-feira, outubro 11, 2006
Terra com saldo ecológico negativo
Terra está em saldo negativo ecológico desde ontem
Se é um consumista inato ou simplesmente gosta do conforto ocidental, preste atenção a este dado: desde ontem, a conta ecológica da Terra entrou em saldo negativo. Por outras palavras, a partir de agora e até ao fim de 2006, os seres humanos estarão a explorar mais recursos naturais do que aqueles que podem ser renovados num ano civil.
O cálculo exacto do dia do ano em que a Terra passa a estar em débito ecológico é uma derivação da "pegada ecológica", que estima qual a área do planeta que cada pessoa precisa para suportar o seu estilo de vida. Outro conceito é o da biocapacidade de renovar os recursos - de uma cidade, uma região, um país ou da Terra como um todo.
Segundo os últimos cálculos da organização não-governamental Global Footprint Network, cada português precisava, em 2002, de 4,2 hectares de recursos do planeta. Mas o país só tinha capacidade para suprir 1,7 hectares por pessoa. Por habitante, havia então um débito de 2,5 hectares.
Com base neste tipo de dados, a New Economics Foundation (NEF), outra organização não-governamental, passou a determinar o dia exacto em que o salário ecológico anual da Terra termina.
E "o dia em que a humanidade começa a comer a Terra", como define um comunicado da NEF, ocorre cada vez mais cedo. Em 1987, o "dinheiro" acabou em 19 de Dezembro. Em 1995, a data estava já em 21 de Novembro. E este ano a conta entrou no vermelho ontem, 9 de Outubro.
"A humanidade está a viver do cartão de crédito ecológico e só o pode fazer liquidando os recursos naturais do planeta", resume Mathis Wackernagel, director executivo do Global Footprint Network.
in Público, 10.10.2006
Para calcular a pegada ecológica de cada um, clicar em:
http://www.earthday.net/Footprint/index.asp
terça-feira, outubro 10, 2006
Sismo no Alentejo
E, de repente, as falhas começaram a mexer-se... Agora no Alentejo (falha da Messejana?) um sismo de magnitude 2,2 na Escala de Richter, sentido com a intensidade II na zona do epicentro (Alvito) na Escala de Mercalli, isto segundo o IM. Já o EMSC (Centre Sismologique Euro-Méditerranéen - European-Mediterranean Seismological Centre) calculou a magnitude e chegou ao valor de 2,3 e ,segundo, o IGN (espanhol) esta foi de 2,0. Esta última instituição calculou que o hipocentro deste sismo se situou a uma profundidade de 11 km.
segunda-feira, outubro 09, 2006
Outras Poesias
Tanta coisa, tanta
não me peças perdão, a culpa é minha:
foi este tempo todo descuidado,
foi não achar que o fim um dia vinha
foi ficar sem defesas a teu lado
foi nunca te lembrar em sobressalto
foi não deixar falar a tua boca
foi não pensar em ventos no mar alto
foi tanta coisa, tanta, hoje tão pouca
foi deixar-me viver em falsa paz
foi afagar-te as mãos sem as prender
ou foi prendê-las mal e tanto faz
julgar que se morria de prazer
agora é tarde, sim, tarde de mais,
tropeço às cegas nesta dura lei,
não sei se vale a pena dar sinais
e o que te hei-de dizer também não sei.
Vasco Graça Moura, in Poesia 2001-2005, Quetzal, 2006, pp. 77
How Could Anybody Possibly Know How I Feel
She told me she loved me
which means
she must be insane
I've had my face dragged in
fifteen miles of shit
and I do not
and I do not
and I do not like it
so how can anybody say
they know how I feel?
the only one around here who is me
is me
They said they respect me
which means
their judgment is crazy
I've had my face dragged in
fifteen miles of shit
and I do not
and I do not
and I do not like it
so how can anybody say
they know how I feel?
when they are they
and only I am I
He said he wants to befriend me
which means
he can't possibly know me
the voices of the real
and the imagined cry:
the future is passing you by
the future is passing you by.
so how can anybody possibly think they
know how I feel?
everybody look
see pain
and walk away
And as for you in your uniform
your smelly uniform
and so you think you can be rude to me
because you wear a uniform
a smelly uniform
and so you think you can be rude to me
but even I
as sick as I am
I would never be you
even I
as sick as I am
I would never be you
even I
sick and depraved
a traveler to the grave
I would never be you
I would never be you
Morrissey, in You Are the Quarry (2004)
foi este tempo todo descuidado,
foi não achar que o fim um dia vinha
foi ficar sem defesas a teu lado
foi nunca te lembrar em sobressalto
foi não deixar falar a tua boca
foi não pensar em ventos no mar alto
foi tanta coisa, tanta, hoje tão pouca
foi deixar-me viver em falsa paz
foi afagar-te as mãos sem as prender
ou foi prendê-las mal e tanto faz
julgar que se morria de prazer
agora é tarde, sim, tarde de mais,
tropeço às cegas nesta dura lei,
não sei se vale a pena dar sinais
e o que te hei-de dizer também não sei.
Vasco Graça Moura, in Poesia 2001-2005, Quetzal, 2006, pp. 77
How Could Anybody Possibly Know How I Feel
She told me she loved me
which means
she must be insane
I've had my face dragged in
fifteen miles of shit
and I do not
and I do not
and I do not like it
so how can anybody say
they know how I feel?
the only one around here who is me
is me
They said they respect me
which means
their judgment is crazy
I've had my face dragged in
fifteen miles of shit
and I do not
and I do not
and I do not like it
so how can anybody say
they know how I feel?
when they are they
and only I am I
He said he wants to befriend me
which means
he can't possibly know me
the voices of the real
and the imagined cry:
the future is passing you by
the future is passing you by.
so how can anybody possibly think they
know how I feel?
everybody look
see pain
and walk away
And as for you in your uniform
your smelly uniform
and so you think you can be rude to me
because you wear a uniform
a smelly uniform
and so you think you can be rude to me
but even I
as sick as I am
I would never be you
even I
as sick as I am
I would never be you
even I
sick and depraved
a traveler to the grave
I would never be you
I would never be you
Morrissey, in You Are the Quarry (2004)
GeoPoesia
Rosa da vida
Quis banhar-me no teu perfume, rosa.
Primeiro pensei colher-te, mas não fui capaz;
Sonhei, então, plantar-te no meu jardim
Muito junto ao coração e ganhei,
Tenho sempre o teu perfume em mim.
Não deixarei que se perca alguma pétala
E com elas ilustrarei as mais belas páginas
Do mais belo livro.
Do teu coração e do teu seio brotarão
Os botões mais perfeitos, de sonhos sujeitos.
As palavras serão a vida.
- A vida?
- Não sei!
João Carlos Silva Ribeiro
domingo, outubro 08, 2006
Silex de Leiria
O meu amigo João Nelson Ferreira, das andanças na Astronomia, topou com este calhau, nos seus passeios de BTT, e enviou-me três fotos... Os humanos pré-históricos de Leiria eram uns sortudos...!
PS - O local do achado chama-se Martinela - circa Pousos. Um dia destes tenho de convidar o nosso ex-professor de Coimbra, o Mestre José Manuel Soares Pinto, para realizar um ateliê sobre manufactura de instrumentos líticos cá em Leiria. Material não falta...!
Português da Semana
A revista Domingo, do jornal diário Correio da Manhã, escolheu com Português da Semana um professor de que os Geopedrados tiveram a honra de receber aulas, enquanto estudantes, o caro Professor Doutor Ivo Alves, actual Director do Instituto Geofísico de Coimbra e especialista em modelos de previsão sísmica.
sexta-feira, outubro 06, 2006
2º Congresso dos Jovens Geocientistas
No seguimento do sucesso do 1º Congresso dos Jovens Geocientistas, bem-vindos ao:
GEOJOVEM : 2º Congresso dos Jovens Geocientistas
Tema
2007 será o Ano Internacional do Sol e, por isso, o tema do nosso/vosso congresso é Terras ao Sol.
Objectivos
Aprofundar inter-relações de alunos e professores de escolas básicas e secundárias com professores/investigadores do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DCT), através do desenvolvimento de actividades pré-congresso, utilizando como objecto de estudo a Terra, em qualquer das dimensões em que o Planeta é curricularmente explorado em contexto escolar.
O congresso, tal como as actividades que o precedem, está centrado nos alunos e pretende desenvolver actividades no âmbito das Geociências, tais como:
- Compreensão do papel das Geociências na progressão do conhecimento sobre o Universo, a Terra e a vida;
- Estimulação de atitudes críticas e solidárias em contexto de trabalho cooperativo;
- Identificação de problemas de investigação;
- Concepção e implementação de percursos de investigação;
- Aquisição de competências de análise e comunicação de resultados;
- Compreensão dos mecanismos de validação e divulgação de resultados;
- Reconhecimento da relevância das Geociências no desenvolvimento das sociedades actuais.
- Água e vida – na Terra e no Universo
- A vida e a Terra – O Espaço e o Tempo
- As pedras da nossa terra – Geologia, petrologia, tectónica
- Todo o mundo é composto de mudança – alterações ambientais
- A Terra em perigo e os perigos da Terra – riscos e impactos geológicos
- A Terra vista de fora: perto e longe – da geologia de campo à detecção remota
- A Terra vista por dentro – da Geofísica à datação isotópica
- A Terra que nos alimenta – recursos geológicos e desenvolvimento sustentável
- Outras terras – no Sistema Solar, e mais além...
- Alguém se lembra de outra coisa?
Programa Preliminar
2ª feira, 19 de Março
- Recepção dos congressistas.
- Cerimónia de abertura.
- Conferência.
- Apresentações orais.
- Sessão de “posters”.
- Almoço livre
- Conferência.
- Apresentações orais.
- Sessão de “posters”.
- Conferência.
3ª feira, 20 de Março
- Saídas de campo.
- Sessão de encerramento.
Organização
Departamento de Ciências da Terra
Largo Marquês de Pombal
3000-272 COIMBRA
Tel: 239 860 500 (geral)
Fax: 239 860 501
E-mail: dctgeojovem@ci.uc.pt
Departamento de Ciências da Terra
Largo Marquês de Pombal
3000-272 COIMBRA
Tel: 239 860 500 (geral)
Fax: 239 860 501
E-mail: dctgeojovem@ci.uc.pt
Datas Importantes
Pré-Inscrições:
Até15 de Novembro de 2006. No prazo de uma semana após a recepção da pré-inscrição serão enviadas as normas para elaboração de resumos e posters.
Confirmação da inscrição e entrega de resumos:
5 de Janeiro de 2007
Envio da 2ª Circular:
31 de Janeiro de 2007
Sismo no Minho
Ocorreu um pequeno sismo, a SW de Vieira do Minho, no dia 05.10.2006, pelas 22.22 horas, com magnitude 2,7 na escala de Richter e intensidade, no epicentro, de III na escala de Mercalli modificada. O hipocentro estava situado a uma profundidade de 10 km e penso que este sismo estará relacionado com a falha de Chaves...
Fonte - IM e CSEM.
Fonte - IM e CSEM.
quarta-feira, outubro 04, 2006
Jornadas - Ambiente Cársico
III Jornadas de Património e Desenvolvimento no Ambiente Cársico
14 de Outubro de 2006
Centro de Estágios de Rio Maior
14 de Outubro de 2006
Centro de Estágios de Rio Maior
COMISSÃO DE HONRA
Governo Civil de Santarém
Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior - Dr. Silvino Sequeira
IPJ Delegação de Santarém - Dr. Hugo Cristóvão
PNSAC - Arqtª Maria João Botelho
Doutor Luís Mota Figueira
COMISSÃO EXECUTIVA
Cov’Altas - Associação Cultural e Ambiental
Junta de Freguesia de Alcobertas
OBJECTIVOS DAS JORNADAS
- Promover a região e as suas potencialidades;
- Divulgar e valorizar o património cultural e ambiental;
- Valorizar o saber fazer, as técnicas artesanais e os ofícios tradicionais;
- Apresentar projectos modelo que tenham contribuído para a promoção e desenvolvimento local;
- Alertar para a necessidade de coordenação de esforços na área do Património;
- Desenvolver acções de parceria entre os vários agentes de desenvolvimento local;
- Definir estratégias e dinâmicas de desenvolvimento local, no âmbito do património.
PROGRAMA
09:00 - Recepção aos participantes - Centro de Estágios
09:30 - Sessão de abertura:
- Governador Civil de Santarém
- Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior
- IPJ Santarém
- PNSAC
- COV’ALTAS
COMUNICAÇÕES
10:00 - Breve introdução dos temas a apresentar (Moderador : Doutor Luís Mota Figueira)
10:10 - PNSAC – Arqtª Maria João Botelho
- Enquadramento da região: Potencialidades e estrangulamentos
10:30 - INETI-DER – Doutora Isabel Paula Marques
- Energias renováveis – uma abordagem do ponto de vista ambiental e pedagógico
11:10 - Pausa para café
11:30 - IDRHa – Eng.ª Ana Soeiro
- A Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais
11:50 - Associação do Slow Food Portugal - Dra. Manuela Barbosa
O Movimento Slow Food em Portugal
12:10 - Estação Florestal Nacional - Eng.ª Ana Eleonora Borges (Etnobotânica)
- O Uso das Plantas pelas Comunidades Rurais
12:30 - Espaço para debate
13:00 - Almoço
14:30 - Junta de Freguesia de Alcobertas - Sr. Fernando Afonso
- O projecto de desenvolvimento rural de Alcobertas
14:50 - Encerramento e apresentação das conclusões
15:15 - Visita à freguesia de Alcobertas - Sr. Luís Vicente - presidente de ADIAFA
- Recepção e apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Integrado para a Vila de Alcobertas, na Junta de Freguesia;
- Visita ao Núcleo Arqueológico de Alcobertas;
- Lanche Regional no Centro Cultural de Chãos.
Preços (incluindo almoço no Centro de Estágios de Rio Maior):
- 15€ - Estudantes ou membros de Associações (mediante apresentação de comprovativo)
- 25€ - Público em Geral
III Jornadas de Património e
Desenvolvimento no Ambiente Cársico
Cov’Altas - Associação Cultural e Ambiental
Rua Brigadeiro Lino Valente, nº 1305
2380-608 Serra de Santo António
terça-feira, outubro 03, 2006
Colapso na Nigéria de Barragem
Citando a notícia do Correio da Manhã:
Quarenta pessoas morreram e mil ficaram sem casa quando as chuvas torrenciais causaram o colapso de uma barragem perto de Gusau, capital do estado de Zamfara, no Norte da Nigéria, anunciou este domingo um porta-voz do Governo.
Ibrahim Birnin-Magaji disse que, de madrugada, os diques da barragem cederam a várias rupturas e à força da água que inundou centenas de casas e causou o afogamento a, pelo menos, 40 pessoas. “Registámos chuvas torrenciais sem precedentes em Gusau, que começaram na noite de sexta-feira para sábado. Estas destruíram a barragem e provocaram a inundação de, pelo menos, 500 casas. Foram chuvas anormais, acompanhadas por ventos fortes. As inundações causaram enormes estragos. Isto, para nós, é uma espécie de tsunami”, afirmou.
Além de terem causado a morte e destruído casas, as inundações destruíram plantações e mataram centenas de cabeças de gado, acrescentou Birnin-Magaji. A ponte que liga Gusau à zona norte do estado ficou destruída.
“O número de mortos não é definitivo porque ainda não recenseámos todas as casas atingidas”, acrescentou Birnin-Magaji.
Outros links:
Quarenta pessoas morreram e mil ficaram sem casa quando as chuvas torrenciais causaram o colapso de uma barragem perto de Gusau, capital do estado de Zamfara, no Norte da Nigéria, anunciou este domingo um porta-voz do Governo.
Outros links:
segunda-feira, outubro 02, 2006
Incêndio na antiga mina da Bezerra? - II
Apesar de algumas tentativas para perceber o que se passa nesta antiga mina de lignite, continuo sem saber se o incêndio que lavrou na sua escombreira está de facto também seu interior - eu e os Bombeiros locais e a Câmara Municipal de Porto de Mós... Não seria tempo de falarem com alguém que perceba, efectivamente, do assunto?
Entretanto o jornal local quinzenário, O Portomosense, publica nova notícia, que relata a aparente confusão sobre o que se está a passar e que aqui colocamos:
Convirá referir que casos de minas de carvão a arder são históricos (vide Centralia, USA) e muito conhecidos - sugiro, para quem lê inglês, a consulta dos seguintes textos da Internet:
domingo, outubro 01, 2006
Acesso ao Ensino Superior e Geologia
Numa rápida apreciação das candidaturas ao Ensino Superior na área das Geociências, pude constatar o seguinte:
1. Há hoje apenas três (3) cursos de Licenciatura em Geologia (nas Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra). Tiveram, pela mesma ordem, direito a 100 (+1), 20 (+5) e 10 (+1) vagas em 2006. Destas sobraram (por alunos não se terem matriculado ou por criação de novas vagas - indicada nos parenteses anteriores) 59 vagas - matricularam-se em cursos de Geologia 78 caloiros... Só em Coimbra as vagas foram todas ocupadas, o que é uma situação preocupante (não para Coimbra, sim para a Geologia...). A média de acesso ficou-se pelos 12,4 (UC), 11,9 (UP) e 10,5 (UL).
2. Nas áreas próximas (Engenharia Geológica, de Minas e afins) havia nove (9) cursos, com 178 vagas (e mais 7 vagas criadas após a 1ª fase). Entraram 42 candidatos, matricularam-se 41 e estão disponíveis para 2ª fase 143 vagas... A média variou entre 13,55 (Minas no I. S. Técnico) e um valor não divulgado, do único candidato ao curso de Engenharia Geotécnica e Geoambiente, do Instituto Politécnico do Porto.
3. Na área das Licenciaturas em Ensino de Biologia e Geologia (que, para biólogos e geólogos, não são carne nem são peixe...) havia quatro (4) cursos (Aveiro, Minho, Porto e UTAD) com 100 vagas. Entraram 93 e, destes, matricularam-se, efectivamente, 80 alunos nestes cursos, ficando a sobrar, para a 2ª fase, 28 vagas (houve, portanto, mais 8 vagas novas para a 2ª fase). A média variou entre 13,6 (UP) e 11,48 (UM).
4. Gostariamos de ouvir opiniões antes de tirar mais conclusões, que esta história deve ter uma moral final (como as estórias que conto ao meu filho...).
Para acederem a documento MS Excel, com todos os dados do acesso e estudo do caso particular das Ciências Geológicas, clicar no seguinte:
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1. Há hoje apenas três (3) cursos de Licenciatura em Geologia (nas Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra). Tiveram, pela mesma ordem, direito a 100 (+1), 20 (+5) e 10 (+1) vagas em 2006. Destas sobraram (por alunos não se terem matriculado ou por criação de novas vagas - indicada nos parenteses anteriores) 59 vagas - matricularam-se em cursos de Geologia 78 caloiros... Só em Coimbra as vagas foram todas ocupadas, o que é uma situação preocupante (não para Coimbra, sim para a Geologia...). A média de acesso ficou-se pelos 12,4 (UC), 11,9 (UP) e 10,5 (UL).
2. Nas áreas próximas (Engenharia Geológica, de Minas e afins) havia nove (9) cursos, com 178 vagas (e mais 7 vagas criadas após a 1ª fase). Entraram 42 candidatos, matricularam-se 41 e estão disponíveis para 2ª fase 143 vagas... A média variou entre 13,55 (Minas no I. S. Técnico) e um valor não divulgado, do único candidato ao curso de Engenharia Geotécnica e Geoambiente, do Instituto Politécnico do Porto.
3. Na área das Licenciaturas em Ensino de Biologia e Geologia (que, para biólogos e geólogos, não são carne nem são peixe...) havia quatro (4) cursos (Aveiro, Minho, Porto e UTAD) com 100 vagas. Entraram 93 e, destes, matricularam-se, efectivamente, 80 alunos nestes cursos, ficando a sobrar, para a 2ª fase, 28 vagas (houve, portanto, mais 8 vagas novas para a 2ª fase). A média variou entre 13,6 (UP) e 11,48 (UM).
4. Gostariamos de ouvir opiniões antes de tirar mais conclusões, que esta história deve ter uma moral final (como as estórias que conto ao meu filho...).
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Conferências NEL - 1ª Sessão
A primeira das Conferências sobre Espeleologia do NEL, em 22 de Setembro de 2006 (6ª-feira), foi às 21.30 horas, no Auditório 1 da ESEL - Leiria, e teve como tema Monitorização de Morcegos Cavernícolas ( temática abordada por Gabriel Mendes, da Associação dos Espeleólogos de Sintra - AES).
Fotos da actividade (retiradas do espeleo_pt):
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