sábado, outubro 11, 2025

Eles andam aí - os asteroides...

 Um asteroide acabou de passar a rasar a Terra (e só percebemos depois)

 

A linha verde mostra a trajetória do 2025 TF, que quase atingiu a Terra

  

Uma tangente mais próxima da Terra do que a distância Porto-Algarve: 430 km que nos “salvaram” de um asteróide.

A 430 km da Terra, um asteroide acaba de passar um “voo rasante” ao nosso planeta e tornar-se segunda passagem mais próxima registada até hoje (apenas superado pelo 2020 VT4, que passou a apenas 368 quilómetros da Terra há 5 anos).

Agora, o 2025 TF, passou sobre a Antártida às 00:47:26 UTC de quarta-feira, 1 de outubro, a uma altitude de cerca de 428 quilómetros, explica a Science Alert. E foi mesmo uma tangente: a ilustração da capa mostra que o asteroide se desviou da Terra mesmo a tempo de não a atingir.

Mas não era caso para preocupações: Mesmo que tivesse atingido o planeta, o 2025 TF não representaria perigo algum, explicam os cientistas, que só detetaram o fenómeno depois de este ter acontecido.

A rocha mede apenas entre 1 e 3 metros de diâmetro, o que significaria, no máximo, um espetáculo luminoso no céu e talvez um pequeno meteorito perdido na Antártida.

O Observatório Kitt Peak-Bok, no Arizona (EUA), foi o primeiro a reportar o evento, às 6:36 UTC, mas dados anteriores do Catalina Sky Survey revelaram que o objeto tinha sido captado duas horas depois da sua máxima aproximação.

Atualmente, o 2025 TF segue a alta velocidade rumo ao espaço profundo… mas deverá voltar a aproximar-se no futuro. Este asteroide parece gostar da Terra, mas o nosso planeta não se deixa apanhar: dessa vez,esta rocha deverá passar a 8 milhões de quilómetros, o que equivale a 21 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

 

in ZAP 

Sem comentários: