segunda-feira, março 25, 2024

Pedro Ramalho, lisboeta cantor de Fado de Coimbra, nasceu há 85 anos...


PEDRO MAGALHÃES RAMALHO (1939 – 2011). Cantor

Faz hoje, dia 25 de março de 2013, 74 anos que PEDRO OLIVEIRA MARQUES DE MAGALHÃES RAMALHO nasceu, em Lisboa, no ano de 1939. Faleceu, na mesma cidade, a 20 de janeiro de 2011.

Pedro Ramalho, era filho do engenheiro António Sobral Mendes de Magalhães Ramalho e da Sra. D. Maria Luísa Oliveira Marques, sendo um de seis irmãos. Três rapazes, Miguel, Pedro e Paulo e três raparigas, Maria do Rosário, Maria de Jesus e Maria Margarida. Feita a Instrução Primária, o Pedro frequenta o Liceu Camões, onde faz o curso secundário. Candidata-se ao Instituto Superior Técnico, em Lisboa, passa no exame de admissão ao curso de engenharia mecânica, está no primeiro ano em 1957, e conclui a licenciatura em 1964. Gostava de cantar e tocar viola. Pertenceu ao Orfeão Académico de Lisboa, que tinha um Grupo de Fados e Serenatas de Coimbra, onde o Pedro veio a ser um dos cantores. Rapidamente passa a ser o cantor de serviço e de eleição, juntamente com Almeida e Silva, e o Durão (do Sardoal), que também cantava bem. Nas guitarras está o Eduardo Craveiro, filho de Coimbra, que era um seguidor de Artur Paredes, depois o Durão, o Luís Penedo, e alguns outros. Nas violas, o Seixas, o Henrique Azevedo (futuro cunhado), e muitos outros. Faziam serenatas pela cidade, à moda de Coimbra, e as jovens deliciavam-se. Para completar o Teotónio Xavier, amigo do Carlos Paredes, aparecia e imitava animais, sobretudo galos de capoeira, pondo os animais a cantar, acordando toda a vizinhança, a altas horas da noite, recebendo em troca alguns "mimos" que não devem ficar escritos.
No “escritório”, a cave da casa paterna na Avenida Defensores de Chaves, em Lisboa, juntava-se a rapaziada para conversar, tocar e cantar. Ali faziam-se os ensaios. De Fado de Coimbra, e de tudo o que cheirasse a canto e a música. O Grupo “Os Feiticeiros”, virados para o fado de Lisboa, também lá ensaiavam. O Durão estava em todas, e ainda tinha tempo para dizer poesia, e animar a malta. A rapaziada amiga, de Coimbra, quando vinha a Lisboa, por lá passava. Se não conheciam a casa, ficavam a conhecer. O estúdio, “os comes”, a confraternização tinha fama, e chegava às margens do Mondego. Também lá iam o Carlos Paredes, o Fernando Alvim, e muitos outros. A família Magalhães Ramalho, oriunda dos lados de Lamego, tinha profundas ligações a Coimbra.
Por volta de 1961, Carlos Paredes achou que o Pedro Ramalho, devia cantar canções populares das Beiras. Nesse ano, Paredes tinha um compromisso de ir à televisão num programa de Fados de Coimbra. O cantor vinha da Lusa Atenas. Estava na tropa, e como estamos na crise académica de 1961, as autoridades da altura decretam que a rapaziada fica de prevenção no quartéis. Não vem o amigo de Coimbra, mas Carlos Paredes, não se atrapalha. Vai o Pedro Ramalho, que era ainda estudante do Técnico, e não era dado a grandes exposições. Por fim, lá convence o Pedro a ir, e com Paredes e Fernando Alvim a acompanhar, faz um sucesso. Tudo correu bem como era de esperar. Carlos Paredes não disse nada, mas estava tão nervoso, que parece que deu uma fífia, que a malta não notou. Mal acaba o programa liga ao Teotónio Xavier a perguntar-lhe se tinha visto o programa. O Teotónio diz-lhe que sim.
Ele pergunta: - E não viste que enganei no Si menor?
O Xavier diz-lhe: - Ó homem, ninguém deu por isso!
Era assim aquela rapaziada. Carlos Paredes tinha mais 14 anos que o Pedro Ramalho, mais 9 que o Alvim, mais 8 que o Xavier, mas havia uma sã camaradagem, que só o ano de 1974, veio criar um certo afastamento. Situações compreensíveis, mas que não vieram a afetar o que cada um pensava dos outros.
O Pedro Ramalho, forma-se no IST, e casa com a Maria João em Outubro de 1964. Tem o seu primeiro emprego na Cometna. De 1965 a 1969, está na vida militar. Nascem as filhas, a Catarina, a Mónica e a Susana. A Maria João acompanha a prole, enquanto o Pedro lá vai seguindo a sua vida profissional, que não possibilitava, nem grandes ensaios, nem atuações. Por volta dos finais dos anos 70, do século passado, e por influência do Carlos Couceiro (1933 – 2010), colega amigo, recomeça a cantar. Conhece o Dr. Carlos Figueiredo (1923 -1999) e fazem uma serenata no castelo de S. Jorge. Nas guitarras vai o Carlos Couceiro (1930 – 2010), o Francisco Vasconcelos, e o Frias Gonçalves. Nas violas, para além de Carlos Figueiredo, contavam com o Ferreira Alves (1933 – 1999), um verdadeiro mestre, prematuramente desaparecido. Estavam todos “pendurados” na guitarra do Frias Gonçalves e na viola do Ferreira Alves. Carlos Figueiredo, era um intérprete não muito expressivo, mas um professor de alto gabarito. Sabia ensinar no canto, na música, e tinha um grau de exigência muito elevado. Era um compositor com canções muito bonitas, que estão bem cantadas e tocadas, no LP “Saudades da Rua Larga – Fados de Coimbra”, editado em 1982, pela Rádio Triunfo Lda. O Pedro Ramalho foi o único cantor, e este fonograma, foi o único que gravou. Neste disco de 33 1/3 rpm, SPA, RT 10012, foi acompanhado nas guitarras, por Silva Ramos, Fernando Xavier, Teotónio Xavier e Amado Gomes. Nas violas, por Ferreira Alves e Carlos Figueiredo. Formavam por essa altura o Grupo de Fados Guitarradas de Coimbra “Rua Larga”. Na contracapa do disco recolhem-se palavras de simpatia e apoio, de Carlos Paredes, Lacerda e Megre (Pai) e de Carlos Couceiro, este último, muito ausente do país, resultado da sua vida profissional. Carlos Figueiredo, num parágrafo refere que o disco é uma homenagem à “Década de Oiro”, dos anos 20, do Fado de Coimbra.
Quanto às composições cantadas e instrumentais, temos (expressos como vêm na contracapa do disco):

NA FACE A:

1 – Rua Larga
2 – Sonhando
3 – Mondego Acarinhado
4 – Guitarrada (Flávio Rodrigues)
5 – Sé Velha
6 – Mágoa

NA FACE B:

7 – Ondas do Mar
8 – A Tua Rua
9 – Sonhar Contigo ó Coimbra
10 – Guitarrada (Chula)
11 – O Sol anda lá no Céu
12 – Luar do Mondego

 

in Guitarra de Coimbra V (Cithara Conimbrigensis)

 


Sem comentários: