Aspeto da linha do Elevador
O Elevador do Bom Jesus localiza-se no Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, na freguesia de Tenões, na cidade, concelho e distrito de Braga, em Portugal.
Operado pela Confraria do Bom Jesus do Monte, liga a parte alta da
cidade ao Santuário, vencendo um desnível de mais de cem metros de
altura, e segue um percurso paralelo ao dos Escadórios do Bom Jesus, terminando, na parte mais alta, junto à estátua equestre de São Longuinho.
Sendo o primeiro funicular construído na Península Ibérica, é atualmente o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapesos de água.
Entrada, carruagem no topo do percurso, em 2007
Foi construído por iniciativa do empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes (1840-1894), com projeto de autoria do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach.
Este, a partir do seu país natal enviou todas as indicações necessárias
para a execução do projeto e instalação dos equipamentos. Os trabalhos
foram iniciados em março de 1880, com colaboração técnica do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard que, no local, superintendeu os trabalhos. A inauguração ocorreu em 25 de março de 1882.
O seu sucesso foi de tal ordem que, nesse mesmo ano, constituiu-se em Lisboa a Companhia dos Ascensores, que convidou Mesnier para projetar e instalar na capital portuguesa uma série de elevadores, como o da Lavra, o da Glória, o da Bica, o de Santa Justa, e outros, uma parte dos quais se encontra até hoje em funcionamento.
A campanha de reparações, levada a cabo em 1946, utilizou material oriundo do desmantelamento do Comboio do Monte, na cidade do Funchal, na ilha da Madeira.
Funciona sobre uma rampa, sendo constituído por duas cabines independentes, ligadas entre si por um sistema funicular do tipo "endless rope", com contrapeso de água.
Cada cabine tem um depósito, que é cheio de água quando no nível
superior, e esvaziado quando no inferior. A diferença de pesos assim
obtida permite a deslocação. A quantidade de água é calculada em função
do número de passageiros nas cabines, a cada viagem.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário