Edward Christopher Sheeran (Hebden Bridge, Inglaterra, 17 de fevereiro de 1991) conhecido artisticamente como Ed Sheeran, é um cantor e compositor britânico.
Ele casou com Cherry Seaborn em janeiro de 2019 e hoje o casal teme hoje o casal tem duas filhas chamadas Lyra Antarctica Seaborn Sheeran e Jupiter Seaborn Sheeran. No início de 2011, Sheeran lançou um extended play independente, que chamou a atenção de Elton John e Jamie Foxx. Em seguida assinou contrato com a Asylum Records. O seu álbum de estréia, + (plus) (2011), contendo os singles "The A Team", "You Need Me, I Don't Need You", "Lego House" e "Drunk" foi disco de platina quíntuplo no Reino Unido. Em 2012 ganhou dois Brit Awards para Melhor Artista Solo Britânico Masculino e Breakthrough Act britânico. "The A Team" ganhou o prémio Ivor Novello de Melhor Canção Musicalmente e liricamente. Em 2014 ele foi nomeado para Best New Artist na 56ª Annual Grammy Awards.
A popularidade de Ed Sheeran no exterior aumentou em 2012, pois participou no quarto álbum de estúdio de Taylor Swift, e escreveu canções para o grupo One Direction. Passou grande parte de 2013 em turnê na América do Norte, como o ato de abertura para a Red Tour de Taylor Swift. No outono de 2013, Sheeran realizou três shows, esgotados, no Madison Square Garden, em Nova York (com Swift fazendo uma aparição na segunda noite).
O seu segundo álbum de estúdio intitulado X (multiply) ,de 2014, chegando ao número um na UK Albums Chart e na Billboard US 200. Foi nomeado para Álbum do Ano na 57ª Annual Grammy Awards. Como parte da sua turnê mundial X, Sheeran realizou três concertos no Estádio de Wembley, em Londres, em julho de 2015, o seu maior show a solo até à data.
As primeiras duas canções do terceiro disco de Sheeran, ÷ (Divide), "Shape of You" e "Castle on the Hill", foram lançadas simultaneamente na madrugada de 6 de janeiro de 2017, simbolizando a volta de um recesso do artista durante o ano de 2016, ele também participou de Game of Thrones e The Bastard Executioner.
No Reino Unido, o álbum ÷ (Divide) respondeu por mais de 10% das vendas de CDs desde o seu lançamento na região, em março de 2017. Segundo a consultoria Kantar, 25% das pessoas que compraram o disco de Sheeran não haviam adquirido um CD no último ano. Por isso, analistas consideram o cantor uma "luz no fim do túnel" para a indústria fonográfica britânica, já que ele foi capaz de mobilizar 250 mil novos compradores de volta para o mercado dos media físicos.
Em 28 de agosto de 2018 é lançado o seu primeiro documentário "Songwriter", disponível na Apple Music, dirigido por Murray Cumminhgs, mostrando detalhadamente os processos envolvidos nas composições de algumas músicas do seu terceiro álbum (÷Divide), com vídeos caseiros, até então, nunca antes vistos.
Sem comentários:
Enviar um comentário