Descubra que dinossauros foram seus vizinhos através deste mapa 3D
Como era o planeta Terra há milhões de anos? É possível pesquisar qualquer cidade do mundo e visualizar a sua evolução geográfica ao longo de diferentes períodos de tempo. Conheça os seus antigos vizinhos.
Já alguma vez deu por si a pensar: “mmm… que dinossauros é que andavam pelo que é agora a minha casa?”
Agora pode visualizar facilmente as paisagens antigas que existiam há milhões de anos, utilizando um mapa interativo online.
Desenvolvido por Ian Webster, gestor de engenharia sénior do Discord, o Ancient Earth (em português, Terra Antiga), permite aos utilizadores explorar a história da Terra em 3D - desde há 750 milhões de anos até ao presente.
Os continentes e oceanos que hoje conhecemos sofreram transformações significativas ao longo de milhões de anos devido aos movimentos das placas tectónicas.
Embora estas alterações sejam impercetíveis durante a vida humana, este mapa permite-lhe testemunhar a evolução do planeta ao longo de vastas escalas temporais.
O globo interativo permite aos utilizadores inserir qualquer cidade do mundo e visualizar a sua evolução geográfica ao longo de diferentes períodos de tempo.
Mas o website não se fica pelos dinossauros: destaca também, nas proximidades, quais os primeiros répteis e plantas da área.
Por exemplo, introduzindo a cidade do Lisboa, ficamos a saber que se os lisboetas tivessem vivido no Mesozoico teriam como vizinhos cinco espécies de gigantes: o Erectopus, Iguanodon, Suchosaurus, Dracopelta e Allosaurus.
Já pela cidade do Porto, vagueavam o Dacentrurus, Torvosaurus, Lourinhasaurus, Duriatitan e Stegosaurus.
Nesta viagem pelos pontos-chave do Planeta Azul, é possível ver não só o surgimento das primeiras algas verdes, insetos ou dinossauros, como as mudanças das placas tectónicas do planeta através de várias eras geológicas.
Este mapa oferece-lhe assim a possibilidade de fazer uma viagem através do tempo, com início há 240 milhões de anos, quando o supercontinente Pangeia dominava a Terra.
in ZAP
NOTA - o site, que está incluído no Dinosaur Pictures and Facts, é este:
Sem comentários:
Enviar um comentário