quarta-feira, janeiro 18, 2023

O madrigalista Alfonso Ferrabosco, o Velho, nasceu há 480 anos

 

Alfonso Ferrabosco (I) (Bolonha, 18 de janeiro de 1543 – Bolonha, 12 de agosto de 1588) foi um compositor madrigalista italiano.

  

Biografia

Pouco se sabe sobre o seu início de vida, é conhecido por ter estado, em Roma e em Lorena, ao serviço de Charles de Guise. Em 1562, provavelmente com o seu tio, foi para Inglaterra, ficando ao serviço de Isabel I. Morreu em Bolonha em 1588, com 45 anos. O seu filho Alfonso Ferrabosco (II) também foi compositor.

  

Música 

Ferrabosco levou o madrigal para a Inglaterra. A maior parte dos seus madrigais foram escritos para cinco e seis vozes. Além de madrigais, escreveu música sacra, incluindo motetos, lamentos, e vários hinos, todos em estilo vocal a cappella. Escreveu também música instrumental: fantasias, pavanas, galliards, In Nomines, passamezzos, para uma variedade de combinações instrumentais, incluindo alaúde e violas.

 

in Wikipédia

 


2 comentários:

Manuel M Pinto disse...

"Montesquieu (1689-1755) foi um filósofo social e escritor francês. Foi o autor de "Espírito das Leis". Foi o grande teórico da doutrina que veio a ser mais tarde a separação dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. É considerado o autêntico precursor da Sociologia Francesa. Foi um dos grandes nomes do pensamento iluminista, junto com Voltaire, Locke e Rousseau."
Nasceu em 18 de Janeiro de 1689.

Fernando Martins disse...

Publicámos há pouco um post sobre Montesquieu - obrigado pela sugestão...!