Do topo, em sentido horário: Eixo Monumental visto a partir da Torre de TV; Catedral Metropolitana à noite; fachada do Palácio da Alvorada; Ponte Juscelino Kubitschek no Lago Paranoá; edifícios do Setor Bancário Sul e o edifício do Congresso Nacional com o mastro especial da Praça dos Três Poderes ao fundo
Brasília é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018, a sua população era de 2.974.703 habitantes (4.284.676 com sua área metropolitana), sendo, então, a terceira cidade mais populosa do país. Brasília é também a quinta concentração urbana mais populosa do Brasil. A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX.
A cidade possui o maior produto interno bruto per capita em relação às capitais, o quarto maior entre as principais cidades da América Latina e cerca de três vezes maior que a renda média brasileira. Como capital nacional, Brasília abriga a sede dos três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário) e 127 embaixadas estrangeiras.
A política de planeamento da cidade, como a localização de prédios
residenciais em grandes áreas urbanas, a construção da cidade através de
enormes avenidas e a sua divisão em setores, tem provocado debates
sobre o estilo de vida nas grandes cidades no século XX. O projeto da cidade
a divide em blocos numerados, além de setores para atividades
pré-determinadas, como o Setor Hoteleiro, Bancário ou de Embaixadas.
O plano urbanístico original da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista e arquiteto Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, adequou-o ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. A cidade começou a ser planeada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa, pelo também arquiteto Oscar Niemeyer e pelo engenheiro estrutural Joaquim Cardozo. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.
Vista de cima, a principal área da cidade é descrita frequentemente
como tendo o formato de um avião, mas a proposta inicial de Lúcio Costa
era de que se assemelhasse ao sinal da cruz, e um dos eixos foi depois arqueado para se adaptar ao relevo da região.
A cidade tem um estatuto único no Brasil, já que é uma divisão administrativa distinta de um município legal, como outras cidades brasileiras, semelhante ao que acontece com Washington, D.C., nos Estados Unidos, e como Camberra, na Austrália. A cidade, comummente referida como "Capital Federal" ou "BSB", é considerada Património Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetónico e urbanístico e possui a maior área tombada
(com reconhecimento do valor histórico, artístico ou cultural de um
bem, transformando-o em património oficial público e instituindo um
regime jurídico especial de propriedade) do mundo, com 112,5 quilómetros
quadrados.
Sem comentários:
Enviar um comentário