sexta-feira, fevereiro 18, 2022

La Torloni faz hoje 65 anos...!


Christiane Maria dos Santos Torloni (São Paulo, 18 de fevereiro de 1957) é uma atriz brasileira.
  
Biografia

Desde os 6 anos já brincava de encenar e aos 12 anos já encenava uma princesinha no Teatrinho Trol, na Rede Tupi. Mas a decisão em ser atriz aconteceu mesmo em 1975, quando Torloni fez um curso de teatro dirigido por Jaime Barcelos no IBAM. No mesmo ano, aos 18, iniciou a carreira no Caso Especial da Rede Globo "Indulto de Natal". É descendente de espanhóis, italianos e indígenas.

Dentre os muitos personagens interpretados na televisão, figuram as marcantes Jô Penteado, de A Gata Comeu (1985), Fernanda Arruda Campos de Selva de Pedra, (1986), Diná de A Viagem (1994) e as gémeas Fernanda e Vivi de Cara & Coroa (1995), além da vilã Tereza Cristina em Fina Estampa. No ano de 1981, Christiane Torloni foi a filha da primeira Helena criada por Manoel Carlos na novela Baila Comigo, interpretada por Lílian Lemmertz. Vinte e dois anos depois, a atriz interpretou uma das Helenas do autor em Mulheres Apaixonadas (2003). Também teve personagens relevantes em tramas como Gina, Chega Mais, Elas por Elas, Kananga do Japão, Um Anjo Caiu do Céu, América, Caminho das Índias, Ti Ti Ti, dentre outras. Posou nua para a revista Playboy em março de 1983 e novembro de 1984, posou também para a revista Status em fevereiro de 1980.

No teatro trabalhou seguidamente com o diretor José Possi Neto em uma série de espetáculos em que buscava a expressividade corporal.

La Torloni, como por vezes é chamada, sempre foi uma artista muito engajada, com participações históricas em eventos como as Diretas Já, a luta pela democracia e o fim do Regime Militar; já fez duras críticas ao ex-presidente Lula, declarando-se contra a reeleição no poder executivo.

A atriz empenhou-se em várias causas sociais e ambientais, as quais conduz pessoalmente. De entre as causas de relevância, estão o abaixo assinado, divulgado no site amazoniaparasempre.com.br, para a preservação da Amazónia brasileira, que levou ao Congresso Nacional mais de um milhão de assinaturas; bem como a campanha bemquerermulher.com.br que visa o fim da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

Torloni também luta por outras causas relacionadas ao meio ambiente em geral, em busca da preservação dos habitats de animais e do fim do desmatamento, assim como causas do meio social, como o apoio à pessoas carentes. Criticou duramente o governo Bolsonaro, principalmente pelas medidas que aprovavam o desmonte das reservas da Amazónia.

Em 2011, concedendo uma entrevista durante o Rock in Rio para a televisão, lançou a expressão "Hoje é dia de Rock, bebê!" que acabou entrando pra história do festival. Na edição seguinte do Rock in Rio em 2013 a frase, que havia virado meme nas redes sociais, virou uma camiseta oficial do evento.

 

Vida pessoal

É filha do casal de atores Monah Delacy e Geraldo Matheus, fundadores do Teatro de Arena, em 1953.

De 1977 a 1980 foi casada com o diretor Dennis Carvalho. Juntos, tiveram os gémeos idênticos Leonardo Carvalho e Guilherme, que nasceram em 15 de maio de 1979, de cesariana, no Rio de Janeiro. Em março de 1980 o casal divorciou-se devido a divergências conjugais. Em 1991, após a morte do filho Guilherme, teve depressão e decidiu mudar-se para Portugal com o seu filho Leonardo. No país investiu em sua carreira realizando diversos cursos de dramaturgia, e também fez psicoterapia para tentar lidar com sua terrível perda. Ela só retornou ao Brasil em 1994.

De 1981 a 1986 namorou, casou oficialmente e divorciou-se do psicanalista Eduardo Mascarenhas. De 1987 a 1991 morou com o artista plástico Luiz Pizarro. Em 1995 iniciou o seu quarto relacionamento sério, dessa vez com o diretor Ignácio Coqueiro. Em dezembro de 2010 a união conjugal terminou. Não assumiu mais nenhum relacionamento sério para a imprensa, e eventualmente é vista acompanhada de homens anónimos e famosos.

Em agosto de 2017 nasceu o seu neto, Lucca Bongiolo Torloni Carvalho, fruto do casamento de Leonardo com a atriz Keruse Bongiolo.

 

Sem comentários: