sexta-feira, janeiro 21, 2022

A Batalha de Khe Sanh começou há 54 anos

Um canhão M107 disparando contra posições vietnamitas
  
A Batalha de Khe Sanh foi um conflito armado que ocorreu durante a Guerra do Vietname, envolvendo o Exército do Vietname do Sul e Exército dos Estados Unidos, contra o Exército do Povo do Vietname (NVA), a noroeste da província de Quang Tri.
  
Operações de combate
O comando americano em Saigão acreditou inicialmente que as operações de combate em torno de Khe Sanh durante o verão de 1967 eram apenas parte de uma série de pequenas ofensivas norte vietnamitas, nas regiões fronteiriças.
Essa avaliação logo mudou, quando se descobriu que o Exército do Povo do Vietname (ou NVA, na sigla em inglês) movia forças para a região enquanto caía o inverno. A concentração de forças dos fuzileiros navais americanos (os marines) e as ações em torno de Khe Sahn começaram quando a base foi isolada pelas forças comunistas. Durante uma série de ações desesperadas que duraram 77 dias, a Base de Combate de Khe Sanh (BCKS) e os postos avançados ao seu redor foram mantidos sob constante ataque de morteiros, artilharia e foguetes do NVA. Combates violentos entre as infantarias também foi reportado ao longo de todo o perímetro defensivo.
Durante a batalha uma campanha de bombardeamento maciço (Operação Niagara) foi levada a cabo pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para auxiliar a base dos fuzileiros navais norte-americanos. Essa campanha contou com os últimos avanços tecnológicos para localizar as forças do NVA. O esforço logístico para manter a BCKS (ou KSCB, em inglês), quando ela estava isolada, exigiu a implementação de outras inovações táticas a fim de manter os Marines supridos.
Em março de 1968, uma expedição terrestre (Operação Pegasus) foi executada por uma força combinada de Fuzileiros Navais, Exército dos Estados Unidos e Exército do Vietname do Sul. Essa expedição conseguiu romper o cerco aos Marines, constituindo-se em vitória tática dos americanos e seus aliados, mas sem implicações estratégicas no conflito no Vietname.
A luta por Khe Sanh foi sangrenta e extremamente brutal para os homens envolvidas nela. Os combates nas regiões ao redor da base também foram particularmente violentos e, apesar do alto custo em vidas, não deu grandes conquistas para qualquer um dos lados.
   
Um A-4E Skyhawk americano bombardeando os vietnamitas entrincheirados ao redor da base
      

Sem comentários: