sábado, outubro 16, 2021

Giovanni Arduino, famoso geólogo italiano, nasceu há 307 anos

  
Giovanni Arduino
( Caprino Veronese, 16 de outubro de 1714Veneza, 21 de março de 1795) foi um geólogo italiano, fundador da estratigrafia e considerado como o "pai da geologia italiana". Era irmão do naturalista Pietro Arduino. Foi professor de química, mineralogia e metalurgia em Veneza

 

Corte geológico feito por Arduino (1758) 

 

 Biografia

Arduino foi um especialista em mineração. Foi ele que possivelmente desenvolveu a primeira classificação de tempo geológico, baseado no estudo da geologia do norte da Itália, particularmente num penhasco de Recoaro Terme, uma região rica sob o ponto de vista geológico. Em 1735, dividiu a história da terra em quatro períodos: Primitivo (primário), secundário, terciário e vulcânico (quaternário).

A sua teoria considerava que todos estes períodos foram delimitados por fenómenos naturais como catástrofes, inundações, glaciações ou outros.

O seu maior trabalho foi "Due lettere sopra varie osservazioni naturali dirette al Prof. A. Vallisnieri", de 1759, onde propôs a divisão do período geológico da terra nas quatro ordens. Além disso dirigiu a exploração de algumas minas em Veneto e Toscana.

Em 1912 , o geólogo Edoardo Billows dedicou-lhe um mineral que pensou ser uma nova descoberta com o nome de "arduinita". Porém, posteriormente foi verificado que este mineral se tratava da já famosa mordenita.

Em 1976, o cume Dorsum Arduino da Lua foi assim nomeado em sua homenagem. 

   

Sem comentários: