quarta-feira, junho 02, 2021

Uma enigmática morte gerou revolta estudantil e grupos terroristas na Alemanha há 54 anos

Relief Der Tod des Demonstranten (The Death of the Demonstrator) by Alfred Hrdlicka

Benno Ohnesorg (Hanôver, 15 de outubro de 1940 - Berlim, 2 de junho de 1967) foi um estudante alemão de Estudos Românicos e Germânicos, morto em frente à Ópera Alemã de Berlim, pelo polícia Karl-Heinz Hurras, com um tiro à queima-roupa, durante uma manifestação contra a visita do Reza Pahlavi à RFA. Benno Ohnesorg era casado e a sua mulher estava grávida quando ele foi alvejado.
A sua morte, que provocou um grande impacto no movimento estudantil alemão, teve grande influência sobre a radicalização política europeia do fim dos anos 60. Pode mesmo ser considerada como um dos motores das revoltas estudantis de 1968 e contribuiu, mais tarde, para a emergência da Fração do Exército Vermelho (Baader-Meinhof).
Uma organização de extrema esquerda denominada Bewegung 2. Juni (Movimento 2 de junho) foi assim denominada em memória de Benno Ohnesorg.
Existe um memorial em sua honra, ao pé da Ópera Alemã de Berlim, e uma ponte em Hanover com o seu nome.
Benno Ohnesorg era também amigo do escritor Uwe Timm que escreveu o livro "der Freund und der Fremde" sobre a amizade dos dois e o seu trágico fim.
Mais de quarenta anos depois, foi revelado que Karl-Heinz Hurras era um agente da polícia secreta da Alemanha Oriental, a Stasi. Todavia o motivo da ação de Kurras não foi totalmente esclarecido. Os arquivos da Stasi não contêm evidência de que Hurras tivesse agido sob ordens da Alemanha Oriental quando atirou em Benno.
 

 
A ponte Benno Ohnesorg em Hannover

Sem comentários: