O 1º Jardim-Escola João de Deus
A história dos Jardins-Escola João de Deus tem origem na constituição da Associação de Escola Móveis pelo Método de João de Deus, fundada a 18 de maio de 1882, por iniciativa de Casimiro Freire, secundado por algumas personalidades destacadas do seu tempo como Bernardino Machado, Jaime Magalhães Lima, Francisco Teixeira de Queiroz, Ana de Castro Osório e Homem Cristo, entre outros.
A Câmara Municipal de Coimbra
facultou um terreno com uma superfície de 4.800m2 e o projecto de
arquitectura foi oferecido pelo arquitecto Raul Lino, segundo as
orientações pedagógicas de João de Deus Ramos.
No Relatório de Actividades de
1908, da Associação, pode ler-se: Os Jardins-Escolas prestar-se-ão
esplendidamente para habilitar melhor os nossos professores e
facilitarão, como centros de propaganda, o desenvolvimento das
bibliotecas populares, bem como a realização das palestras e leituras
públicas com o auxílio de projecções luminosas. (...) e mais (...) desta
sorte a Associação, além de contribuir esforçadamente para a extinção
do analfabetismo, terá lançado as bases fundamentais de uma urgente
reforma no processo de todo o ensino, começando como deve ser, pelo
ensino de infância, o que se tornará motivo de legítimo orgulho para a
nossa Associação e para o País. No meio de tanta desorientação em
assuntos educativos, a obra nacional de João de Deus ficará firme,
duradoura e utilíssima, como genuinamente nacional (...).
O Jardim-Escola João de Deus de
Coimbra foi inaugurado a 2 de abril de 1911 e custou cerca de 4.500$000
réis. Os fundos foram conseguidos através de donativos, mas
principalmente graças aos serões musicais organizados pelo Orfeão Académico de Coimbra, dirigido por António Joyce, que conseguiram juntar
a fantástica soma de 1.480$000 réis.
João de Deus Ramos dando-lhe o
nome do Pai cumpriu o seu dever de educador e de português. São os
princípios pedagógicos que João de Deus defendeu sempre os que inspiram a
obra realizada, é a sua compreensão do que seja a educação e o ensino
da criança que ali se vai encontrar: o carinho da família, o respeito
pela espontaneidade infantil, o desenvolvimento gradual do raciocínio,
apoiado sempre em noções concretas.
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