quarta-feira, março 03, 2021

A eterna Mónica faz hoje 58 anos


Mónica
é uma personagem fictícia de histórias em quadradinhos brasileira, criada por Mauricio de Sousa em 1963 nas tiras de jornais de Cebolinha. Originalmente como personagem secundária, Mónica logo se tornou a principal personagem de Maurício juntamente com Cebolinha e passou a ter a sua própria revista em 1970 publicada primeiro pela Editora Abril e atualmente pela Editora Panini. Os personagens de Mauricio de Sousa passaram a ser chamados de Turma da Mónica, tendo-lhe como protagonista na maioria das obras dos Estúdios Mauricio de Sousa.

Mónica apareceu pela primeira vez numa tira do Cebolinha publicada no jornal Folha de S. Paulo em 3 de março de 1963. Antes da publicação da sua primeira tira, a primeira aparição da personagem foi publicada na primeira página do mesmo jornal em 11 de fevereiro de mesmo ano. Um coelho de peluche também apareceu naquelas datas antes de ser chamado Sansão.
Mauricio de Sousa baseou-se na sua filha homónima para criá-la, facto que se repetiu com outras personagens surgidas posteriormente. O seu papel original era como coadjuvante para Cebolinha, o protagonista original entre os primeiros personagens de Mauricio. Porém, o seu público, como o próprio relata, "passou a coroa" para ela. Mauricio atribui parte do sucesso de Mónica ao facto de ela ser a primeira personagem feminina com papel de destaque de entre as suas criações, que eram em maioria meninos. Mónica ganhou tanto espaço que acabou tendo a sua própria revista em 1970, a primeira publicação infantil colorida em terras brasileiras.

Sem comentários: