terça-feira, agosto 25, 2020

Ivã, o Terrível, nasceu há 490 anos

  
Ivã IV (Kolomenskoye, 25 de agosto de 1530Moscovo, 28 de março de 1584), apelidado de Ivã, o Terrível, foi o Grão-Príncipe de Moscovo de 1533 até à fundação do Czarado da Rússia, em 1547, continuando a reinar como seu czar até à sua morte. Era filho do grão-príncipe Basílio III e sua segunda esposa Helena Glinskaia.
O seu longo reinado viu as conquistas do Canato de Cazã, Canato de Astracã e Canato da Sibéria, transformando a Rússia num estado multiétnico e multirreligioso abrangendo cerca de 4 046 856 km². Ivã conquistou o progresso do Estado, transformando uma sociedade medieval num império e emergente potência regional, além de se tornar o primeiro a ser coroado como Czar de todas as Rússias.
Diversas fontes históricas descrevem a personalidade de Ivã como complexa, sendo descrito como inteligente e piedoso, com acessos de raiva e surtos esporádicos de transtornos mentais. Num desses ataques assassinou o seu herdeiro ao trono, Ivã. Tal facto transformou em herdeiro o filho mais novo de Ivã, Teodoro I, com deficiência mental. Ivã IV deixou um legado multifacetado: foi um hábil diplomata, patrono das artes e comércio, fundador da Moscow Print Yard, líder muito popular entre as pessoas comuns da Rússia, mas também lembrado pela sua paranoia e indiscutivelmente por seu tratamento rígido com a nobreza
  

   

Sem comentários: