sexta-feira, dezembro 27, 2019

Peter Sinfield - 76 anos

Peter Sinfield (Londres, Inglaterra, 27 de dezembro de 1943) é um poeta, mais conhecido pelo seu trabalho como letrista dos primeiros anos de existência da banda de rock progressivo King Crimson. Ele contribuiu para os discos In the Court of the Crimson King, In the Wake of Poseidon, Lizard e Islands, assim como para a banda Roxy Music, que também produziu.
Problemas causados pela crescente complexidade das suas letras levaram Sinfield a ser convidado por Robert Fripp a deixar a banda. Sinfield continuou ativo no cenário do rock progressivo, produzindo o primeiro disco dos Roxy Music, e depois gravando um disco a solo, Still, em 1973. O disco foi relançado em CD com faixas adicionais com o título de Stillusion. Ele também contribuiu para seu ex-colega no King Crimson, Greg Lake, nos Emerson, Lake & Palmer, e também para a banda italiana Premiata Forneria Marconi e para o ex-teclista dos Procol Harum, Gary Brooker.
Posteriormente trabalhou com música pop, escrevendo letras para Bucks Fizz (Land of Make Believe), Cher (Heart of Stone) e Celine Dion (Think Twice). Ele também escreveu letras para outro ex-membro dos Crimson, o violinista David Cross.
Sinfield é mais conhecido pelas letras de I Believe in Father Christmas, a canção natalícia que critica o consumismo atual da data, de Greg Lake. Lançada como single em 1975 e depois no disco Works Vol.2 do Emerson, Lake & Palmer em 1977, atualmente é um clássico natalício.
Alguns dizem que a poesia visionária de Sinfield é profundamente influenciada por Shakespeare, Shelley, Blake e Rilke.
Sinfield é considerado um dos poucos poetas que emergiram do mundo do rock.
  

Sem comentários: