terça-feira, julho 05, 2011

In memoriam...

D. Maria Pia de Saboia, rainha de Portugal, casada com D. Luís I, num retrato a óleo da família real, de Layrand, no Palácio da Ajuda

História: Missa em Lisboa assinala centenário da morte da Rainha Maria Pia, mulher de D. Luís

O Palácio Nacional da Ajuda (PNA), em Lisboa, inicia no dia 05 de Julho, quando se completa um século sobre a morte da Rainha Maria Pia, um programa de iniciativas que começa com a celebração de uma missa "In Memoriam".

A missa será celebrada nessa terça-feira às 19:00 na igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa, pelo bispo titular de Belali e auxiliar de Lisboa, Carlos Azevedo, com a participação dos coros D. Luís, criado há 22 anos pelo palácio, Corelis (da Relação de Lisboa), Coral Stella Vitae, Cantus Certus (do Tribunal de Contas) e do organista João Vaz. Entre outras personalidades, assiste à missa Duarte de Bragança, chefe da Casa Real portuguesa.

Em declarações à Lusa, a diretora do PNA, Isabel Silveira Godinho, lamentou "não ser possível fazer uma grande exposição como foi feita sobre D. Luís [marido da Rainha], em 1989". "Se os tempos não fossem tão difíceis, faríamos uma grande exposição como a 'D. Luís em 1989/1991'", disse a responsável, acrescentando que os monarcas eram, até então, "um casal praticamente desconhecido, estavam no limbo, e hoje fala-se da D. Maria Pia como se fosse prima, com um à vontade extraordinário".

Sem comentários: