segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Ao fundo

(imagem daqui)


Dívida
Risco de Portugal agrava-se após emissão de dívida

O juro continua acima de 7% após Portugal ter realizado uma emissão de dívida sindicada de larga escala.

A ‘yield' da linha viva das Obrigações do Tesouro (OT) a 10 anos mais negociada no mercado avança agora para 7,088%, contra os 6,938% registados na sessão anterior. Esta evolução aumentou o diferencial face às ‘bunds' alemãs da mesma maturidade para 389 pontos base (na sexta-feira fechou nos 379 pontos).
No mesmo sentido, o índice que mede a taxa cobrada pelos investidores para comprar dívida da mesma maturidade está a subir para 7,148%, face aos 7,055% verificados na sexta-feira.

Esta é a primeira reacção do mercado à notícia de que Portugal vendeu hoje três mil milhões de euros de obrigações do Tesouro a cinco anos, na primeira emissão sindicada do ano.

Segundo duas fontes envolvidas na operação, citadas pela agência Bloomberg, Portugal terá pago um prémio de cerca de 360 pontos base acima da taxa de referência do mercado. Isto significa uma taxa de 6,45%, acima dos 6,24% registados no mercado secundário para a maturidade a cinco anos.

Também a percepção de risco de incumprimento de Portugal, medida pelo custo dos ‘credit default swaps' (CDS), seguia a subir 10 pontos, com o preço destes instrumentos financeiros sobre obrigações a 5 anos a situar-se nos 415 pontos base, o que significa que por cada 10 milhões de euros aplicados em dívida portuguesa, os investidores têm que pagar 415,33 mil euros por esta espécie de seguro para se protegerem contra o eventual incumprimento de Portugal. É a segunda subida mais acentuada em todo o mundo, depois da Grécia, de acordo com um monitor da Bloomberg.

Sem comentários: