terça-feira, setembro 30, 2008

Mais um Blog censurado

Vivemos muitos anos em auto-censura - e ainda hoje a praticamos, por imposição sócio-cultural, de moto próprio ou porque simplesmente queremos sobreviver nesta selva que é o mundo moderno.

Os jornalistas também o fazem: porque uma mão lava a outra (veja-se o caso das casinhas da Câmara de Lisboa alugadas a gente importante do jornalismo e afins - ler isto ou isto), porque um tipo tem de comer e ter o chefe (ou o amigo do chefe) contente sempre ajuda. Nesta cultura da cunha, do favorzinho, dos amigos do amigo, da ajuda ao colega da rua ou da associação dos aventais, a coisa vai-se fazendo.

É por isso que não é nada estranho quando se descobre que o estado português, através da sua Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), tente controlar o que ainda não controla: as vozes livres da Blogosfera. Se o próprio primeiro-ministro o tentou (veja-se o caso já encerrado do processo contra o autor do Blog Do Portugal Profundo) porque não os senhores da ERC (ler texto sobre o assunto ali e aqui) a tentarem mais do mesmo?

É por isso que hoje, ao ir ler um Blog de Ciência de que gosto muito, o De Rerum Natura, pese embora o facto de discordar de alguns posts e algumas opções editoriais e escolhas, fiquei surpreendido com o que me apareceu:


Alguém me sabe dizer o que se passa? Estará tudo doido? Este Blog é feito por cientistas responsáveis e cultos e, se ele viola as condições do Blogger, que é da Google, então a blogosfera toda está em risco...

ADENDA: O Blog está novamente a funcionar - conseguiram resolver o seu problema rapidamente, como se diz neste seu post:

Os nossos leitores terão certamente reparado que o De Rerum Natura esteve inacessível durante umas horas. O mal-entendido na base do problema foi rapidamente resolvido e todos nós agradecemos a resposta célere do Blogger.

Agradecemos igualmente aos muitos leitores que nos escreveram a consideração que manifestaram pelo nosso trabalho. Obrigado a todos! Depois desta breve interrupção, iremos continuar a «discutir o empreendimento humano da descoberta do mundo, que é a ciência, e as profundas implicações que essa descoberta tem para a nossa vida no mundo».

Sem comentários: