domingo, setembro 28, 2008

Ciência Viva no Verão 2008 na Praia de Olhos d'Água

Tendo ido o ano passado à Praia de Olhos d'Água numa Biologia no Verão, este ano resolvi voltar, embora sabendo que a acção era diferente.

Assim, em 22 de Agosto, lá fui eu e mais três (mulher, filho e sobrinho) rumo ao Toldo da Biologia, do Centro Ciência Viva do Algarve, sem marcação (nem era necessário...). Quando lá chegámos fomos agradavelmente surpreendidos pelo facto de este ser dois em um: no mesmo local estavam o Toldo da Biologia e o Toldo da Geologia!

Depois de uma conversa preliminar, decidimos começar pela Biologia, indo apanhar conchas para depois classificarmos. À vinda foi muito interessante preencher as fichas e colar os espécimes recolhidos nas mesmas, bem como ver outras actividades e reparar no interesse que a criançada tinha naquele local.

Quase simultaneamente o mais novo de nós foi fazer moldes de conchas (actividade engraçada que faço regularmente na Escola para simular a formação de fósseis) e ouvir algumas explicações sobre a Geologia da zona, dadas por um ex-aluno de Geologia em Coimbra, hoje já com Mestrado e muito conhecedor da Geologia do Algarve.

Foi ele mesmo que nos deu os folhetos da actividade Testemunhos das Alterações Globais, muito bem feitos, e nos mostrou o que há muito queríamos ver: as exsurgências cársicas dentro da areia da praia, o que conseguimos com muito custo, pois para chegar ao local foi bastante difícil atravessar os cerca de 100 metros de praia entre o Toldo e a as exsurgências, na proximidade do Bloco Pedunculado que é o ex-libris da praia, dada a quantidade de gente e toalhas que atapetam o areal...

Foi uma manhã fantástica...! Para o comprovar aqui ficam algumas fotos:













Sem comentários: