quarta-feira, outubro 31, 2007

Ciencia en el Puerto


"Ciencia en el Puerto"
Visita à embarcação de Investigação Oceanográfica "Sarmiento de Gamboa"


No âmbito do ano da Ciência de 2007, a FECYT - Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología e o CSIC - Consejo Superior de Investigaciones Científicas estão a organizar diversas actividades, estando a Ciência Viva a colaborar em alguns desses projectos.

A iniciativa ‘Ciencia en el Puerto’ – Actividades de Comunicação Social e Divulgação Científica no Sarmiento de Gamboa foi iniciada em Setembro e tem por finalidade dar a conhecer a investigação em Ciências do Mar realizada em Espanha. A gestão da embarcação está a cargo do organismo CSIC.

O laboratório flutuante Sarmiento de Gamboa está equipado com alta tecnologia, operando em diferentes âmbitos de investigação como a circulação oceânica global, a biodiversidade e investigação pesqueira e em temáticas actuais como, por exemplo, as alterações climáticas ou a exploração dos fundos oceânicos.

A embarcação passará por diversos portos da costa espanhola, fazendo escala em Lisboa nos dias 3 e 4 de Novembro.

As visitas realizam-se em grupos de 12 pessoas e são dirigidas preferencialmente a estudantes (a partir dos 14 anos) e estudantes universitários de Ciências Marinhas.

A actividade centra-se na visita às principais instalações científicas e técnicas e será acompanhada por monitores científicos dos centros de Ciências do Mar do CSIC e por elementos da Unidade de Tecnologia Marinha que darão explicações sobre a construção desta embarcação.

Em ambas as datas, as sessões repartem-se pelos turnos da manhã e tarde. As visitas apresentam uma duração aproximada de uma hora e distribuem-se entre as 10:00 e as 18:00.

Inscrições e mais informação em:
http://www.cienciaenelpuerto.es/

Sem comentários: