Notícia publicada pelo Correio da Manhã:
Tem um milímetro, quase tanto como uma pulga, mas é uma aranha, das mais pequenas do Mundo. Esta micro-recordista vive no Parque Natural da Arrábida, ao que tudo indica na gruta do Frade.O minúsculo bicho foi encontrado por acaso no final do ano passado, quando decorriam trabalhos de exploração e estudo da gruta. Ninguém deu por ele, a não ser no laboratório. “Não a vimos na gruta. Deve ter ido agarrada às amostras de fauna e flora cavernícolas”, conta Francisco Rasteiro, presidente do Núcleo de Espeleologia da Costa Azul (NECA).
O biólogo especialista em aranhas Pedro Cardoso está entusiasmado com a descoberta. “É quase certo que a nossa aranha de quatro olhos é uma anapistula symphytognathidae.” Os exemplares encontrados são fêmeas, amarelas, de patas curtas, com cerca de um milímetro. “Nunca vi uma aranha adulta tão pequena.” O macho, que os espeleólogos não encontraram, é ainda mais pequeno – 0,4 milímetros.
ESTADO NÃO APOIA
Caso se confirme tratar-se de uma anapistula, a da Arrábida será a única conhecida na Europa. Os parentes mais próximos encontram-se na África sub-sariana. “Apesar da extrema dificuldade de encontrar animais com poucos milímetros de comprimento, a equipa de trabalho tem conseguido descobri-los e fotografá-los”, celebra Francisco Rasteiro, lamentando apenas que o Instituto da Conservação da Natureza não tenha mostrado interesse em apoiar o estudo da gruta do Frade.
“Logo que for possível efectivar estudos mais concretos com especialistas na área da bioespeleologia, será dado um passo importante na compreensão de todo o ecossistema cársico [relevo em rochas calcárias, por acção das águas], bem como da relação com os agentes do exterior.”
COMEDORA DE PÁSSAROS
A ciência tem catalogado como a mais pequena aranha do Mundo o macho da espécie ‘Patu digua’, originário do Bornéu, com 0,37 milímetros de comprimento. No entanto, o mais famoso dos aracnídeos é a tarântula. E é desta espécie que faz parte a maior aranha do reino animal, conhecida como Golias, capaz de comer pássaros, sapos, lagartos e ratos.
por Isabel Ramos (Link para notícia)


1 comentário:
Muito interessante. Afinal aqui não se fala só de geologia, astronomia e austronautica.
Bom Carnaval.
Enviar um comentário