sexta-feira, outubro 21, 2005

Observação de Chuvas de Estrelas

Começa hoje à noite a altura ideal do ano para observar Chuvas de Estrelas, com as Oriónidas. Como observar? É simples, basta ir para um local escuro (sem luzes) e com um bom horizonte (sobretudo para Oeste, de onde surgem, neste caso, mais meteoros) e ficar atento ao céu, sem nenhum material (não é necessário telescópio ou binóculos...!). Atenção - levar roupa quente, algo quente para beber e cadeira, se possível...

(Clicar na figura para ver em maior tamanho)

Por uma ilusão óptica, os rastos dos meteoróides (que, ao arderem na atmosfera terrestre, se passam a chamar de meteoros) parecem provir de um único ponto da abóbada celeste (o chamado Radiante) e que, naturalmente coincide com o local para o qual o movimento de translação da Terra a faz dirigir neste dia (e, que hoje, coincide com um ponto dentro da Constelação de Orion - marcado com uma cruz vermelha na figura, feita no SkyMap 6 - e daí o facto de esta Chuva de Estrelas se chamar Oriónidas...). Hoje, depois das 22.00 horas, começaram a aparecer os primeiros meteoros visíveis (ver post anterior).

A título de exemplo, eis o Radiante - ponto a vermelho - de outra Chuva de Estrelas já próxima, as Leónidas, tal como se viram, em Novembro de 2001, no nosso país.


Sem comentários: