domingo, dezembro 12, 2021

O apresentador de televisão e empresário brasileiro Silvio Santos faz hoje 91 anos

    
Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel (Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1930), é um apresentador de televisão e empresário brasileiro, com mais de 60 anos de carreira.

Nasceu em Travessa Bemtevi, no bairro da Lapa, na região central da cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil e sede do então Distrito Federal. É filho primogénito de um casal de imigrantes vindo em 1924 para o Brasil, Alberto Abravanel (1897–1976), um imigrante grego sefardita de Tessalónica, e Rebeca Caro, judia de Esmirna, parte do antigo Império Otomano.

Estreou na televisão em 1962, com o programa Vamos Brincar de Forca, transmitido pela TV Paulista. Posteriormente, a atração se tornaria o Programa Silvio Santos, que tornou-se um agrupamento de vários programas de auditório e quadros. Além de transformar Silvio Santos em um dos grandes ícones da televisão brasileira, o programa deu destaque ao locutor Lombardi, cujo rosto nunca era visto, ao produtor Roque, e a outros membros da equipe, como o animador Liminha.

Fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (mais conhecido como SBT), é proprietário do conglomerado Grupo Silvio Santos, que, além do SBT, inclui empresas como a Liderança Capitalização (administradora da lotaria Tele Sena), a Jequiti Cosméticos e a TV Alphaville. O seu património líquido foi estimado em mil e trezentos milhões de dólares em 2013, sendo a única celebridade brasileira na lista de milionários da revista Forbes. Em 2001, Silvio Santos foi homenageado pela escola de samba carioca GRES Tradição.

 

Sem comentários: