quinta-feira, dezembro 02, 2021

Daniela Ruah faz hoje 38 anos

   
Daniela Sofia Korn Ruah (Boston, Massachusetts, 2 de dezembro de 1983), é uma actriz luso-norte-americana.

Vida
Daniela Ruah, nascida no seio de uma família judaica, filha do médico Moisés Carlos Bentes Ruah (nascido a 18 de julho de 1955) e de sua primeira mulher, Catarina Lia Azancot Korn (nascida a 22 de agosto de 1958), estudou na Escola Fundação Americana de Lisboa, no Linhó. A sua carreira teve início aos 16 anos, no papel de Sara na telenovela Jardins Proibidos, ao mesmo tempo que prosseguia os seus estudos no ensino secundário. Aos 18 anos de idade, Daniela Ruah partiu para Londres, no Reino Unido, dando início ao seu bacharelato em Artes do Palco na London Metropolitan University.
Regressa a Portugal com o objectivo de desenvolver a sua carreira profissional, destacando-se em papéis de relevo na televisão, cinema e teatro.
Participou na 1ª temporada do programa da RTP Dança Comigo, versão portuguesa de Dancing with the Stars da ABC (EUA), tendo sido a primeira vencedora.

Participou no programa da RTP Dança Comigo, versão portuguesa de Dancing with the Stars da ABC (Estados Unidos), tendo sido a vencedora da 1ª temporada.

Em 2007 foi para Nova Iorque com o intuito de estudar e começar uma carreira internacional.

Estudou no Lee Strasberg Theatre and Film Institute de Nova Iorque, continuando a sua carreira.

Como primeiro trabalho nos Estados Unidos, Daniela Ruah participou no spin-off de NCIS e acompanha a nova série NCIS: Los Angeles como uma das co-protagonistas.

Em 2018 apresentou o Festival Eurovisão da Canção 2018 juntamente com Catarina Furtado, Filomena Cautela e Sílvia Alberto

 

Vida pessoal

É sobrinha bisneta por afinidade do Capitão Artur Carlos de Barros Basto, uma referência no início do século XX para os cripto-judeus e marranos portugueses.

Teve uma relação de dez meses com o ator António Pedro Cerdeira, com quem contracenou em "Tu e Eu". No entanto, o facto da atriz se ter mudado para Nova Iorque teve o seu peso, e os dois resolveram terminar a relação.

Posteriormente, e durante as gravações do filme de George Lucas "Red Tails", conheceu o actor Robert Kazinsky com quem manteve uma relação por cerca de 3 anos.

Durante as gravações da série da CBS na qual participa, conheceu David Paul Olsen, duplo e irmão mais velho do seu parceiro da série americana NCIS: Los Angeles, Marty Deeks.

Na semana de 9 a 15 de setembro de 2013, revelou que ficou noiva de David.

Semanas mais tarde anunciou no programa Alta Definição da SIC que estava grávida de um menino. O bebé nasceu no dia 30 de dezembro de 2013 e chama-se River Isaac Ruah Olsen.

Em 19 de junho de 2014 casou-se com o duplo norte-americano David Olsen no Farol Hotel, em Cascais.

No dia 18 de abril de 2016 postou uma foto no seu Instagram, revelando que está grávida do seu segundo filho (desta vez uma menina). A 4 de setembro de 2016 deu à luz a sua primeira filha, Sierra Esther Ruah Olsen em Los Angeles.

    

Sem comentários: