terça-feira, setembro 07, 2021

Chrissie Hynde faz hoje setenta anos!

     
Christine Ellen Hynde (Akron, 7 de setembro de 1951), conhecida pelo nome artístico de Chrissie Hynde, é uma música dos Estados Unidos, conhecida especialmente como líder da banda The Pretenders. Ela é vocalista, compositora e guitarrista. Hynde foi a única pessoa permanente e em controle no decorrer da história da banda The Pretenders.
    
      

Hynde nasceu em Akron, Ohio, filha de uma secretária em tempo parcial e de uma gerente da Páginas Amarelas. Ela se formou na Firestone High School em Akron, mas afirmou que "Nunca me interessei muito pelo ensino médio. Quer dizer, nunca fui a um baile, nunca tive um encontro e nunca firmei um relacionamento. Isto se tornou muito ruim para mim. Exceto, é claro, que eu pude ir ver bandas, e este foi o ponto forte. Eu costumava ir a Cleveland apenas para ver qualquer banda tocar. Então, eu estive apaixonada por muito tempo, principalmente por membros de bandas que eu nunca tinha conhecido. Para mim, saber que Brian Jones e Iggy Pop estavam por lá foi meio difícil para mim ficar interessada nos caras que estavam ao meu redor. Eu tinha coisas maiores em mente".

Hynde mudou-se para a cidade de Londres, Inglaterra, em 1973 e se tornou famosa como repórter da revista NME (New Musical Express), especializada em bandas de rock. Ela esteve em vários projetos roqueiros, chegando a praticar com Mick Jones antes deste formar os The Clash, tendo participado em Masters of the Backside, de Malcolm McLaren, por volta de 1975, e tendo participado brevemente, em 1977, na notória banda punk The Moors Murderers.

Hynde formou The Pretenders em 1978 juntamente com os músicos ingleses James Honeyman-Scott, Pete Farndon e Martin Chambers. Entre muitas desavenças, desencontros, mortes e etc., a cantora manteve a linha e liderança do grupo.

Hynde permanece uma raridade como mulher líder de um grupo com origem nos primórdios da história do movimento punk rock e new wave. Sempre assertiva ela acabou obtendo o respeito vultos da música e mesmo de críticos, e mesmo a admiração de milhares de moças que, inspiradas, seguiram seus passos.

Nos últimos anos (2006) Chrissie Hynde tem se tornado mais e mais uma notável ativista e tenaz defensora dos direitos dos animais a um tratamento digno e ético por parte dos seres humanos.

Em 10 de setembro de 2014 Chrissie Hynde lançou o seu primeiro álbum a solo, "Stockholm".

  

 


Sem comentários: