quarta-feira, março 24, 2021

Alípio Martins morreu há 24 anos

(imagem daqui)
  
Alípio Martins (Belém, 13 de junho de 1944 - Belém, 24 de março de 1997) foi um cantor, compositor e produtor musical brasileiro.
Foi um dos expoentes da lambada e brega, ritmo latino que se tornou febre no Brasil nos anos 80.
Desde a adolescência, Alípio sonhava em tornar-se músico profissional e fazer sucesso, sonho esse que manteve até à sua morte. Aos 15 anos, fugiu de casa sem dinheiro e viajou de navio, como passageiro clandestino, para o Rio de Janeiro, numa viagem de aproximadamente 30 dias. Na viagem, foi descoberto pelo cozinheiro do navio, porém, conseguiu chegar a um acordo com a tripulação ao confessar seu sonho.
Alípio Martins acreditava ser melhor produtor musical do que cantor. Vários artistas que gravaram com Alípio recordam-se das histórias e das técnicas utilizadas por ele durante as gravações. Entre seus principais sucessos, destacam-se "Garota", "Lá Vai Ele", "Onde Andará Você", "Vem Me Amar" e "Pra Mim Você Morreu". Como compositor escreveu grandes sucessos como "Quero Você, "Ei você, pssiu", "Menina do Interior".
Os seus grandes parceiros como compositor foram Marcelle, José Orlando, Chico Roque e Jesus Couto.
Durante a sua carreira recebeu 12 Discos de Ouro, 8 de Platina, 1 de Platina Duplo  e mais 5 Discos de Ouro por Produções. Com vendas de Discos, CDs e Fitas totalizou quase 5 milhões de unidades.
Faleceu aos 52 anos, vítima de cancro do estômago.
  

 


Sem comentários: