terça-feira, dezembro 01, 2020

Aleister Crowley morreu há 73 anos

 
Aleister Crowley, ou Edward Alexander Crowley (Royal Leamington Spa, 12 de outubro de 1875 - Hastings, 1 de dezembro de 1947), foi um membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada e influente ocultistabritânico, responsável pela fundação da doutrina (ou filosofia; dependendo do ponto de vista) Thelema. Foi o co-fundador da A∴A∴ e mais tarde um líder da O.T.O., sendo conhecido hoje em dia por seus escritos sobre magia, especialmente o Livro da Lei, o texto sagrado e central da Thelema, apesar de ter escrito sobre outros assuntos esotéricos como a Cabala e Tarot.

Crowley também era mago, hedonista, e crítico social. Em muita de suas façanhas ele "iria contra os valores morais e religiosos do seu tempo", defendendo a liberdade pessoal e espiritual baseado em sua regra de "Faz o que tu queres". Por causa disso, ganhou larga notoriedade em sua vida, e foi declarado pela imprensa do tempo como "O homem mais perverso do mundo." Além das suas atividades esotéricas era também um premiado jogador de xadrez, um alpinista, poeta e dramaturgo. Em 2001, um inquérito da BBC descrevia Crowley como sendo o septuagésimo terceiro maior britânico de todos os tempos, por influenciar e ser referenciado por numerosos escritores, músicos e cineastas,  incluindo Jimmy Page, Alan Moore, Bruce Dickinson, Raul Seixas, Marilyn Manson, Kenneth Anger, David Bowie, Fernando Pessoa e Ozzy Osbourne. Ele também foi citado como influência principal de muitos grupos e indivíduos influentes do esoterismo ocidental da posteridade, incluindo vultos como Kenneth Grant e Gerald Gardner.
   
(...)

Os seus últimos anos, a partir de 1945, foram vividos em Hastings, onde uma série de novos discípulos continuaram a receber instruções; assim Kenneth Grant, John Symonds, Grady McMurty, conhecem-no. Desta época, vem a sua última obra, consistindo numa coletânea de cartas dirigidas a uma jovem discípula, que foram publicadas bem mais tarde, após a sua morte, como Magick Without Tears.
No primeiro dia de dezembro de 1947, aos 72 anos, Aleister Crowley, serenamente segundo alguns, exultante segundo outros, e ainda perplexo, segundo um biógrafo, falece, vítima de bronquite crónica e complicações cardíacas.
Quatro dias depois, no crematório de Brighton, é realizada a cerimónia que ficou conhecida como "O Último Ritual", com a leitura de trechos da Missa Gnóstica e do seu famoso Hino a Pã.
  

Sem comentários: