quinta-feira, novembro 28, 2019

Bashō morreu há 325 anos

Matsuo Bashō (Tóquio, 1644Osaka, 28 de novembro de 1694), ou simplesmente Bashō, foi o poeta mais famoso do período Edo no Japão. Durante a sua vida, Bashô foi reconhecido pelos seus trabalhos colaborando com a forma haikai no renga. Atualmente, após séculos de comentários, é reconhecido como um mestre da sucinta e clara forma haikai. A sua poesia é reconhecida internacionalmente e dentro do Japão muitos dos seus poemas são reproduzidos em monumentos e locais tradicionais. Foi ele quem codificou e estabeleceu os cánones do tradicional haikai japonês.
Bashō foi colocado em contacto com a poesia em tenra idade e, depois de integrar-se no cenário intelectual de Edo, rapidamente se tornou conhecido em todo o Japão. Ganhava a vida como professor, mas renunciou à vida urbana e social dos círculos literários e ficou inclinado a vaguear por todo o país, rumo ao oeste, leste e ao deserto do norte distante, para ganhar inspiração para seus escritos e haiku. Os seus poemas são influenciados por sua experiência direta do mundo ao seu redor, muitas vezes englobando o sentimento de uma cena em alguns poucos elementos simples.
   
Biografia
Bashō nasceu Matsuo Kinsaku cerca de 1644, em algum lugar perto de Ueno na província de Iga. O pai dele pode ter sido um Samurai de baixa hierarquia, o que oferecia a Bashō uma carreira militar, mas não muita chance de uma vida notável. Tradicionalmente os biógrafos tem afirmado que ele trabalhava na cozinha. No entanto, Bashō quando criança tornou-se um pajem de Tōdō Yoshitada, que compartilhava com Bashō um amor pela haikai no renga, uma forma de composição poética cooperativa. As sequências eram abertas com um verso no formato mora 5-7-5. Esse verso foi nomeado um hokku, e mais tarde seria rebatizado para haiku quando apresentado como obra autónoma. O hokku seria seguido por uma adição 7-7 ligada por outro poeta. Bashō e Yoshitada passaram a usar o nome artístico haigō ou haikai. Bashō era Sōbō, que era simplesmente a leitura on'yomi de seu nome samurai de Matsuo Munefusa. Em 1662 o primeiro poema existente por Bashō foi publicado. Em 1664 dois dos seus hokku foram impressos numa compilação e em 1665 Bashō e Yoshitada compuseram um renku de cem versos com alguns conhecidos.
A morte súbita de Yoshitada em 1666 encerrou a vida pacífica de Bashō como pajem. Nenhum registo restou sobre essa época, mas acredita-se que Bashō desistiu da possibilidade de adquirir o status de samurai e saiu de casa. Os biógrafos têm proposto vários motivos e destinos, incluindo a possibilidade de um romance entre Basho e uma miko xintoísta chamada Jutei, o que é pouco provável para ser verdade. As próprias referências de Bashō sobre esse tempo são vagas. Ele lembrou que "ao mesmo tempo eu cobicei um posto oficial e a posse de terra" e que "houve um tempo em que eu fiquei fascinado com as formas de amor homossexual", mas não há indicação se ele estava se referindo à obsessão real ou à ficção. Estava indeciso quanto a tornar-se um poeta em tempo integral. De acordo com seu próprio relato, "as alternativas degladiavam-se em minha mente e fizeram minha vida agitada". A sua indecisão pode ter sido influenciada pelo status então ainda relativamente baixo de renga e haikai no renga mais como atividades sociais do que sérios esforços artísticos. Em qualquer caso, os seus poemas continuaram a ser publicados em antologias em 1667, 1669 e 1671 e ele publicou a sua própria compilação dos seus trabalhos e de outros autores da escola Teitoku, Seashell Game, em 1672. Por volta da primavera do mesmo ano ele se mudou para Edo, para continuar o seu estudo da poesia.
Nos círculos da moda literária de Nihonbashi, a poesia de Bashō foi rapidamente reconhecida pelo seu estilo simples e natural. Em 1674 foi introduzido no círculo íntimo da profissão haikai, recebendo ensinamentos secretos de Kitamura Kigin (1624-1705). Ele escreveu este hokku numa homenagem irónica ao Shogun:
kabitan mo / tsukubawasekeri / kimi ga haru
Os holandeses, também, / se ajoelham antes de Sua Senhoria, / mola sob seu reinado. [1678]
Autodenominou-se com o haigō de Tōsei e por volta de 1680 teve um trabalho em tempo integral ensinando vinte discípulos, que publicaram Os Melhores Poemas dos Vinte Discípulos de Tōsei, anunciando a sua ligação ao talento de Tōsei. Naquele inverno, tomou a surpreendente decisão de mudar-se para o outro lado do rio até Fukagawa, longe dos olhos do público e para uma vida de reclusão. Os seus discípulos construíram uma cabana rústica para ele e plantaram uma bananeira no quintal, dando a Bashō um novo haigō e a sua primeira casa permanente. Ele apreciou muito a planta, mas não estava satisfeito ao ver a miscanto nativa de Fukagawa crescendo junto com ela:
bashō uete / mazu nikumu ogi no / futaba kana
pela minha nova bananeira / o primeiro sinal de algo que eu detesto-/ um rebento de miscanto! [1680]
Apesar de seu sucesso, Bashō cresceu insatisfeito e solitário. Começou a praticar meditação zen, mas não parece ter acalmado a sua mente. No inverno de 1682 a sua cabana incendiou-se e pouco depois, no início de 1683, a sua mãe morreu. Em seguida, ele viajou para Yamura para ficar com um amigo. No inverno de 1683 os seus discípulos lhe deram uma segunda cabana em Edo, mas o seu temperamento não melhorou. Em 1684 o seu discípulo Takarai Kikaku publicou uma compilação dele e de outros poetas, Shriveled Chestnuts. Mais tarde naquele ano, deixou Edo para a primeira de quatro grandes peregrinações.
É dessa época (1685) o seu haikai mais célebre, No antigo lago, e também o seu livro mais famoso, Sendas de Oku.
Na sua última viagem, Bashō adoece em Osaka, antes de chegar ao local destinado, Kiushu, e morre no dia 28 de novembro de 1694. O seu último haikai fala de sua jornada poética:
"tabi ni yande
yume wa kareno wo
kakemeguru"
"Doente em viagem
sonho em secos campos
Ir-me enveredar"

  
Silêncio:
cigarras escutam
o canto das rochas
  
Bashō

Sem comentários: