terça-feira, julho 09, 2019

Avogadro morreu há 163 anos

Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, conde de Quaregna e Cerreto (Turim, 9 de agosto de 1776 - Turim, 9 de julho de 1856), foi um advogado e físico italiano, um dos primeiros cientistas a distinguir átomos e moléculas. É mais conhecido por suas contribuições para a teoria molecular. Em sua homenagem, o número de entidades elementares (átomos, moléculas, íões ou outras partículas) presentes em 1 mole dessa substância é conhecido como constante de Avogadro (antigamente conhecida como número de Avogadro), cujo valor é 6,02 × 1023 (ou, mais exatamente, 6,022.141 .29(27) × 1023). Formalmente, a constante de Avogadro é definida como o número de átomos de carbono-12 em 12 gramas (0,012 kg) de carbono-12, o que é aproximadamente igual a 6,02 × 1023. Historicamente, o isótopo de carbono-12 foi escolhido como substância de referência porquea sua massa atómica podia ser medida de maneira bastante precisa.
  
Amedeo Avogadro nasceu numa rica e nobre família em Turim, a 9 de agosto de 1776. O seu pai, o Conde Filippo Avogadro, foi um célebre advogado, sendo eleito presidente do senado de Piemonte em 1799. Amedeo Avogadro foi para a escola de Turim, seguir a carreira de advogado eclesiástico, e formou-se como bacharel em 1792, com 16 anos. Quatro anos mais tarde defendeu o seu doutoramento.
Mesmo tendo uma carreira de sucesso na advocacia (foi secretário do município de Eridano), Avogadro interessava-se pelas Ciências Naturais. Ainda como secretário da cidade de Eridano, Avogadro começou a estudar ciências por conta própria: física e química e também a matemática.
Em 1809 passou a lecionar física no Realle Collegio de Varcelli. Dois anos mais tarde, em 1811, fez uma publicação sobre as moléculas e o átomo, no Jornal Científico, foi uma de suas mais importantes teses, sobre o hidrogénio e oxigénio da água na verdade, possuir uma reação química (H2O). Em 1820 ingressa na Universidade de Turim como responsável pela cadeira de física. Trabalhou lá durante 30 anos, período em que boa parte da sua obra foi publicada.
Elaborou a Hipótese de Avogadro, que dizia:
Cquote1.svg
Volumes iguais de gases diferentes à mesma temperatura e pressão contêm o mesmo número de moléculas.
Cquote2.svg
Amedeo Avogadro
Morreu em Turim, a 9 de julho de 1856. Dois anos após a sua morte, o também químico italiano Stanislao Cannizzaro, estabeleceu em definitivo a teoria atómico-molecular.
  

Sem comentários: