sábado, janeiro 12, 2019

O sismo do Haiti, há nove anos, matou mais de 300 mil pessoas

O sismo do Haiti de 2010 foi um terramoto catastrófico que teve o seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe (ou Port-au-Prince), foi registado às 16.53.10 horas do horário local (21.53.10 UTC), na terça-feira, 12 de janeiro de 2010. O abalo alcançou a magnitude de 7,0 e ocorreu a uma profundidade (hipocentro) de 10 km. O Serviço Geológico dos Estados Unidos registaram uma série de pelo menos 33 réplicas sismológicas, 14 das quais eram de 5,0 a 5,9 de magnitude. O Comité Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas pelo sismo; o Ministro do Interior do Haiti, Paul Antoine Bien-Aimé, antecipou em 15 de janeiro que o desastre teria tido como consequência a morte de 100.000 a 200.000 pessoas.
O terramoto causou grandes danos a Port-au-Prince, Jacmel e outros locais da região. Milhares de edifícios, incluindo os elementos mais significativos do património da capital, como o Palácio Presidencial, o edifício do Parlamento, a Catedral de Notre-Dame de Port-au-Prince, a principal prisão do país e todos os hospitais, foram destruídas ou gravemente danificadas. A Organização das Nações Unidas informou que a sede da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), localizada na capital, desabou e que um grande número de funcionários da ONU havia desaparecido. A morte do Chefe da Missão, Hédi Annabi, foi confirmada a 13 de janeiro pelo presidente René Préval.
Muitos países responderam aos apelos pela ajuda humanitária, prometendo fundos, expedições de resgate, equipes médicas e engenheiros. Sistemas de comunicação, transportes aéreos, terrestres e aquáticos, hospitais, e redes elétricas foram danificados pelo sismo, o que dificultou a ajuda nos resgates e de suporte; confusões sobre o comando das operações, o congestionamento do tráfego aéreo, e problemas com a priorização de voos dificultou ainda mais os trabalhos de socorro. Necrotérios de Port-au-Prince foram rapidamente esmagados; o governo haitiano anunciou em 21 de janeiro que cerca de 80 mil corpos foram enterrados em valas comuns. Com a diminuição dos resgates, as assistências médicas e sanitárias tornaram-se prioritárias. Os atrasos na distribuição de ajuda levaram a apelos de trabalhadores humanitários e sobreviventes, e alguns furtos e violências esporádicos foram observados. Provocou oficialmente 316 mil mortos, 350 mil feridos e mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas e 4 mil amputações.
Porto Príncipe: uma das áreas atingidas pelo sismo de 11 de janeiro de 2010

Sem comentários: