terça-feira, março 27, 2018

Xuxa - 55 anos!

Maria da Graça Meneghel, conhecida como Xuxa (Santa Rosa, 27 de março de 1963) é uma apresentadora de televisão, cantora pop infantil, compositora de músicas infantis, atriz, modelo, escritora, cineasta, diretora de cinema e empresária brasileira.
(...)
Aos dezasseis anos, posou para a capa da revista "Carinho", somente no ano de 1980 foi capa de mais de 80 revistas, tendo posado mais tarde para diversas outras, inclusive masculinas, entre elas um ensaio nu para a Playboy, capa da edição de dezembro de 1982, e que seria reeditada na Argentina em 1991. Nesta época, Xuxa namorava o ex-jogador Pelé,o que lhe proporcionou visibilidade nos media, expondo publicamente na TV e em revistas, sua vida pessoal, o que lhe foi absolutamente útil. Em 1984, graças também à frequente exposição ao lado do ex-jogador, Xuxa foi contratada como modelo nos Estados Unidos pela Ford Models.
(...)
Xuxa foi homenageada pela escola de samba Caprichosos de Pilares no Carnaval carioca de 2004. Teve como enredo Xuxa e Seu Reino Encantado no Carnaval da Imaginação. Nesse desfile, a escola mostrou a carreira da apresentadora. A apresentadora desfilou em cima do último carro, junto às Paquitas. Um número muito grande de fãs não gostou do posicionamento da apresentadora nesse último carro. Devido ao julgamento, a escola teve que acelerar a harmonia e a sua evolução, por isso. a escola ficou em 12º lugar no Carnaval, por pouco não sendo rebaixada para o Grupo de Acesso A.
(...)
Em 1983, Xuxa foi convidada pelo diretor Maurício Sherman para apresentar o Clube da Criança, na extinta Rede Manchete. Neste período, trabalhava como modelo durante a semana, em Nova York - Estados Unidos, e gravava o "Clube" nos fins de semana no Brasil. O seu jeito irreverente de apresentar um programa infantil chamou a atenção e em 1986 mudou de emissora e estreou o primeiro programa diário com o seu nome: O Xou da Xuxa, na Rede Globo, onde é contratada até hoje.
O Xou da Xuxa foi o primeiro programa da apresentadora na Rede Globo, estreou em 30 de junho de 1986. O programa marcou uma geração e até hoje é relembrado por milhões de jovens no Brasil e no Mundo. Xuxa chegava numa nave cor-de-rosa, que despertava nas crianças o sonho de voar ao lado dela. Outro símbolo da época era o "beijinho da Xuxa", feito com batom, que deixava a "marquinha" da apresentadora. Nessa época a imprensa lhe deu o epíteto de "Rainha dos Baixinhos".
Ao todo, foram 2000 programas no Brasil, exibidos em seis anos e sete meses, apenas neste tempo Xuxa colecionou 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante – somente neste período foram vendidas 18 milhões de cópias.
Em 1987, Xuxa empenhou-se numa campanha pelas crianças contra a poliomielite. A imagem de Xuxa foi associada a campanha e a mesma chegou a um recorde mundial na época: 97% da população infantil brasileira foi vacinada. Xuxa recebeu em Brasília - DF uma medalha das mãos do então presidente da república, José Sarney.
O terceiro disco foi o responsável pelo primeiro recorde fonográfico da apresentadora: entrar no Guinness Book Brazil (Livro dos Recordes) após vender 3,5 milhões de cópias com o Xou da Xuxa 3, em 1988. O disco trazia os hits: Ilariê, Arco-Íris, Abecedário da Xuxa e Brincar de Índio, entre outros. O "Xou da Xuxa 3" firmou-se como o álbum mais expressivo em vendas do mercado latino-americano.
O sucesso com o público fez Xuxa ganhar um segundo programa, em 1989. Bobeou Dançou era exibido no início das tardes de domingo e ela passou a comandar duas atrações ao mesmo tempo: uma de segunda a sábado e outra ao domingo.
A crescente necessidade de cuidar de crianças a levou a inaugurar a Fundação Xuxa Meneghel, em 12 de outubro de 1989. Isso aconteceu após uma visita a uma senhora na Pavuna, que abrigava de forma precária algumas crianças, e Xuxa, vendo a cena. comoveu-se: "Se ela faz isso com tão pouco, por que eu não posso ajudar também?"
Em 1991, Xuxa protagonizou o especial humorístico Xuper Star, com direção de Jorge Fernando.
Cinema
No mesmo ano, um novo recorde: o filme Lua de Cristal ultrapassa a marca de 5 milhões de espectadores. Apesar de não se considerar atriz ou cantora, Xuxa pode somar na sua carreira mais de 45 milhões de discos vendidos, 28 anos de experiência como apresentadora e 19 filmes. Dona da maior média de público desde a retomada do cinema nacional, ela acumula a maior bilheteira do cinema brasileiro, mais de 37 milhões de pessoas.
Curiosamente, a sua carreira no cinema iniciou com um filme voltado para o público adulto. O filme Amor, Estranho Amor, contendo cenas de sexo com um adolescente de 12 anos (ou seja, menor de idade), foi lançado em 1982. Porém, devido à sua evolução de carreira junto ao público infantil, Xuxa posteriormente conseguiu na justiça que o filme fosse literalmente banido do mercado, e hoje o mesmo é considerado uma raridade. Em 2011 a apresentadora ganhou uma ação contra a Google para evitar que seu nome fosse associado com pedofilia.
Em 2009 Xuxa lançou o filme "Xuxa em: O Mistério de Feiurinha" contando o que acontece com as princesas depois do "Felizes para sempre". O filme foi estrelado por Sasha Meneghel nos cinemas e contou com a participação de Hebe Camargo, Luciano Szafir, Luciano Huck, Angélica e outros. O filme levou mais de 1.300.000 pessoas ao cinema e foi lançado no Brasil, Estados Unidos e Angola.
   
Música
Sucesso absoluto de vendas no Brasil, lançou o primeiro álbum em espanhol, Xuxa, conquistando o mercado latino-americano.
Em 1991, começou o Paradão da Xuxa. Foi neste ano que Xuxa fez sua estreia na TV Argentina com o El Show de Xuxa, exibido pela Telefé, a maior emissora do país. O programa conquistou a televisão de 17 países latinos e ainda o mercado hispânico nos Estados Unidos.
Nesse período (1988/1989), Xuxa namorou o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, morto em 1994.
Da América para a Europa: em 1992, ela lançou o programa Xuxa Park na Espanha, na Tele 5. Neste período, morava 15 dias no Brasil, quinze dias na Argentina e gravava uma vez por mês na Espanha para dar conta de cinco programas simultâneos.
Em maio de 1993, a produtora MTM lançou o programa "XUXA" em inglês, em 121 canais nos Estados Unidos. Entretanto, um problema de coluna a obrigou a diminuir o ritmo de trabalho por alguns meses. O seu programa foi vendido para Israel, Japão, Rússia, e outros 75 países. O "XUXA" durou 2 anos nos Estados Unidos e foi exibido até o final de 1995.
No ano seguinte, Xuxa já estava recuperada e estreou no Brasil a versão local do Xuxa Park. O quadro Xuxa Hits, que aparecia no último bloco, ganhou mais espaço e ocupou a metade da duração do programa. Com o sucesso, em 1996 estrearia o bloco que seria desmembrado e lançado como programa. No dia 5 de abril de 1997, estreou o Planeta Xuxa, inspirado no Xuxa Hits.
Inicialmente, o Planeta era exibido nas tardes de sábado e o Xuxa Park ficou com a totalidade das horas matinais. Só em 1998 em virtude do Campeonato do Mundo de Futebol, o Planeta Xuxa passou a ser exibido aos domingos, movendo o "Planeta" para o domingo, onde ficou até à sua extinção, em 2002.
Como mãe, Xuxa percebeu uma carência de vídeos para crianças pequenas. Em 2001, ela idealizou o audiovisual Xuxa Só Para Baixinhos e o kit de CD e DVD. O Xuxa Só Para Baixinhos 2 teve reconhecimento mundial e conquistou o Grammy Latino de 2002 na categoria de Melhor Álbum Infantil.
Com o sucesso dos vídeos para os baixinhos, Xuxa voltou à programação diária matinal com o programa Xuxa no Mundo da Imaginação. Era voltado para um público de 0 a 10 anos.
Em 2003, Xuxa foi indicada novamente ao Grammy pelo Xuxa Só Para Baixinhos 3 e levou o segundo troféu na mesma categoria.
No dia 30 de junho de 2003, ela inaugurou um parque de diversões com o seu nome. O Mundo da Xuxa, localizado em São Paulo, numa área de 12 mil m², é o maior parque de diversões indoor (coberto) da América Latina e possui mais de 18 atrações. O Mundo da Xuxa faz parte do grupo dos 3 parques de diversões que mais faturam no Brasil, juntos os 3 parques faturam cerca de R$ 220 milhões por ano.
Em 2004, pela terceira vez consecutiva, ela concorreu com o vídeo Xuxa Só Para Baixinhos 4 na mesma categoria. A 5ª edição, Xuxa Circo, tornou-se enorme sucesso de vendas e foi transformado em show, que arrastou multidões para as casas de espetáculos. Em 2005, o Xuxa Só Para Baixinhos 6 – Xuxa Festa, promoveu um remix de antigos sucessos. O projeto agradou tanto às crianças quanto aos pais que cresceram acompanhando sua carreira.
Na carreira musical, Xuxa deixou a Som Livre, assinando com a Sony Music. Estima-se que o valor do contrato foi de R$ 10 milhões. Pela Sony Music, Xuxa lançou o 9º título da série Xuxa Só Para Baixinhos, intitulado Natal Mágico e em 2010 a 10ª edição do XSPB, intitulado "XSPB 10 - Baixinhos, bichinhos e mais" o álbum vendeu em 1 mês a quantidade necessária para se tornar o DVD mais vendido de 2010 no Brasil.
Em outubro de 2010 Xuxa deu uma entrevista explicando o seu rompimento com a "Som Livre" a apresentadora alegou que a sua então gravadora lhe estava fornecendo um orçamento apertado para o tamanho dos seus projetos.
Xuxa gravou cerca de 915 músicas, que em forma de LPs, CDs, K7s, DVDs e Blu-Ray venderam mais de 40 milhões de copias e renderam, apenas no Brasil, 400 discos de ouro. Nos programas diários usou mais de 7.050 roupas diferentes, 965 perucas, mais de 615 sapatos, 125 sandálias e milhares botas. Nos programas Xuxa usou 264 microfones, gravou mais de 16 mil horas de programas exibidos na TV Globo. Xuxa levou mais de 37 milhões de pessoas para ver seus filmes no cinema, foi capa de mais de 2.600 revistas, seu site oficial, o Xuxa.com recebe mais de 4,5 milhões de visitas, por ano.
A vendagem do Xou da Xuxa 3 colocou Xuxa no Guinness Book. Xuxa ganhou mais de 31 mil presentes dos seus 200 fãs clubes apenas nos 7244 dias (20 anos) de TV Globo. Foi apontada pela revista Veja em 2002 como a artista mais rica do Brasil, com um património estimado em R$ 250 milhões naquele ano. A soma inclui mais de 40 milhões de reais por ano, com os produtos de sua marca; fora o salário recebido mensalmente pela Rede Globo. Segundo a mesma revista, os ganhos de Xuxa a colocam no patamar de artistas de Hollywood como Julia Roberts e Keanu Reeves. Xuxa está em primeiro lugar na lista dos artistas que mais faturaram nos dez anos entre 1998 e 2008.

Sem comentários: