sexta-feira, outubro 14, 2016

Dan McCafferty - 70 anos!

William Daniel McCafferty, de nome artístico Dan McCafferty (Dunfermline, 14 de outubro de 1946), é um cantor escocês. A sua trajetória artística iniciou-se no ano de 1965, quando passou a acompanhar os seus amigos Pete Agnew e Darrel Sweet nas apresentações da banda local "The Shadettes" em pequenos clubes escoceses. Pete e Dan, aliás, são amigos desde os 5 anos de idade, quando estudaram juntos na mesma escola.
Dan tornou-se, assim, vocalista dos "The Shadettes". Em 1968, com a chegada do guitarrista Manny Charlton, a banda passou a chamar-se "Nazareth".
Dono de uma voz rouca e potente, McCafferty não se limita a ser um intérprete de hard rock (estilo no qual se filia a banda Nazareth). Pelo contrário, o seu talento pode ser reconhecido nos vários estilos que esta banda escocesa tem experimentado durante a sua longa carreira. Aliás a sua voz ficou mundialmente conhecida por intermédio de uma balada - a clássica regravação de "Love Hurts" (Bryant).
A música que lhe traz as melhores recordações é, provavelmente, "Broken Down Angel", pois foi com ela que os Nazareth chegaram às "paradas de sucesso" pela primeira vez, em 1973.
A sua afinação e potencial vocal estão registados não apenas nos inúmeros álbuns já lançados pelos Nazareth, mas também nos seus dois álbuns a solo: "Dan McCafferty" (1975) e "Into The Ring" (1986). McCafferty é notável pela gama vocal dele e seu modo de cantar foi uma influência para cantores como Axl Rose, dos Guns n' Roses, Rob Halford, dos Judas Priest, e Brian Johnson, dos AC/DC.
No dia 29 de agosto de 2013, Dan McCafferty anuncia a sua retirada, por causa de problemas pulmonares crónicos, sendo o futuro dos Nazareth incerto.



2 comentários:

ColhãoForte disse...

Oh Geopadradas mas isto é um blog sobre calhaus ou sobre aniversários? Carícias no escroto

Fernando João Fernandes Oliveira Martins disse...

Este blog é lido por jovens - é favor moderar a língua...