segunda-feira, junho 09, 2014

Carl Otto Nicolai nasceu há 202 anos

Carl Otto Ehrenfried Nicolai (Königsberg, 9 de junho de 1810 - Berlim, 11 de maio de 1849) foi um compositor e maestro alemão, fundador da Filarmónica de Viena e é famoso, sobretudo, pela sua ópera Die Lustigen Weiber von Windsor (As Alegres Comadres de Windsor ou O Feliz Divórcio de Windsor).

Carl Nicolai teve as suas primeiras lições de música com seu pai, o maestro Carl Ernst Daniel Nicolai, até aos 17 anos. Após ter a educação dentro de sua casa, ele foi para Berlim para continuar os seus estudos.
Concluiu com êxito seus estudos no Institut für Königluchen, sendo supervisionado por Carl Friedrich Zelter e Bernhard Klein entre 1827 e 1830. Após isso ele foi nomeado Organista na Capela Prussiana em Roma.
Em 1837 ele tornou-se maestro na Capela Corandin Kreutzer Kärntnertortheater em Viena. No ano seguinte ele regressou para Roma e começou a compor ópera. Em 1841 Nicolai voltou para Viena, e começou uma série de Concertos Filarmónicos, fundando, mais tarde, a Filarmónica de Viena.
O sucesso de uma Missa dedicada ao Rei da Prússia, Frederico Guilherme IV, escrita em 1843 e uma abertura, Eine feste Burg, pelos 200 anos da Universidade de Königsberg fizeram-no ir, definitivamente, para Berlim onde se tornou diretor do coro da catedral e mestre da capela da Royal Opera House, em 1847.
Carl Nicolais compôs, além de óperas, numerosas obras sacras para coral e lieders. Entre as suas obras, destaca-se a sua obra prima Die Lustigen Weiber von Windsor, (em português: O Feliz Divórcio de Windsor), com um libretto composto pelo dramaturgo alemão Salomon Hermann Mosenthal, baseado na obra The Merry Wives of Windsor (As Alegres Comadres de Windsor) de William Shakespeare e representada pela primeira vez no dia 9 de março de 1849 em Berlim.
Carl Nicolai faleceu oito semanas após a estreia de sua obra mais aclamada, por causa de um acidente vascular cerebral.


Sem comentários: