sexta-feira, setembro 11, 2009

11 de Setembro - triste dia histórico


Faz hoje 8 anos que um ataque terrorista destruiu as Torres Gémeas (World Trade Center) em Nova Iorque, fez estragos no Pentágono e levou à queda de 4 aviões comerciais.

É um dia triste para toda a humanidade - os ataques de 11 de Setembro de 2001 provocaram mais de 3.000 vítimas inocentes num cobarde ataque, sem justificação e sem precedentes...

Mas, para quem é mais velho, neste dia há outra coisa recordar - os 24 anos do agora chamado Desastre Ferroviário de Moimenta-Alcafache, em 11 de Setembro de 1985. Eu tinha 18 anos e estava previsto ir no Regional (para Coimbra) que chocou contra o Sud-Express - tinha família em Coimbra à minha espera... Felizmente por causa de um incêndio, acabei por perder o comboio, o que talvez me tenha salvo a vida.

Curiosamente a CP tentou branquear e apagar a história (mudou o nome à estação - antes de Alcafache, nome das termas próximas, para Moimenta) mas a lembrança perdura, até por causa do monumento que existe no local.

Ainda hoje se discute o número de mortos do pior desastre ferroviário ocorrido no nosso país - "a estimativa oficial aponta para 49 mortos, dos quais apenas 14 foram identificados, continuando ainda 64 passageiros oficialmente desaparecidos" (fonte wikipédia).

Sem comentários: