segunda-feira, setembro 19, 2005

Observação do Eclipse de 03.10.2005



Algumas regras, sugestões, locais e sites de interesse:

1. Manual de segurança da observação do eclipse anular
(adaptado de http://astrosurf.com/ceu/eclipseanular2005.html)


NOTA IMPORTANTE: Em circunstância alguma, NUNCA aponte um binóculo ou telescópio sem filtro apropriado e que esteja em plenas condições, sob pena de ficar irreversivelmente com cegueira absoluta.

Para sua própria segurança LEIA TODAS as regras abaixo indicadas.

1ª regra: NUNCA usar óculos escuros, vidros negros de fumo, películas para fotografias a cores, negativos de fotografias, radiografias, disquetes, CDs, DVDs, filtros de gelatina, polaróides, filtros Wratten, folhas de alumínio em quaisquer ocasiões e circunstâncias na observação do Sol. Evite os filtros Mylar. Não é recomendável o uso de quaisquer filtros de soldador, mesmo o de #14.

2ª regra: NUNCA usar os óculos especiais * de protecção ocular (com marca CE obrigatória, que cumprem a Norma Europeia EN 169/1992 e a Directiva Europeia CEE 89/686), que são vendidos nas farmácias, combinados com binóculos, câmaras fotográficas, telescópios ou outros instrumentos ópticos. Os óculos especiais com a norma europeia supracitada apenas SÓ devem ser usados para observação ocular directa. E deve-se fazer intervalos frequentes para descanso a fim de o olho não aquecer demasiado.

* Os óculos especiais de protecção ocular são vendidos nas farmácias, e devem ter marca CE obrigatória, que cumprem a Norma Europeia EN 169/1992 e a Directiva Europeia CEE 89/686).

3ª regra: NUNCA utilizar os filtros solares ** que são fornecidos pelos fabricantes de telescópios e binóculos, para serem colocados na ocular do instrumento óptico, ou seja, a lente onde se encosta o olho para ver.

** Os filtros solares para binóculos e telescópios devem ser comprados em lojas especializadas de Astronomia e colocados nas objectivas (entrada da luz no telescópio ou binóculos).


4ª regra: NUNCA fazer uso de óculos especiais de protecção ocular que já tenham sido utilizados ou que estejam guardados, porque podem ter microfuros, arranhões ou imperfeições que deixem passar mais radiação do que a permitida. Lembre-se que a queimadura do olho é indolor e o perigo é demasiado para arriscar com óculos especiais de protecção ocular pouco fiáveis seja de onde for a sua origem (o mesmo para os filtros solares). Importante testar a segurança do óculo especial de protecção ocular olhando com eles colocados para uma fonte de luz bem forte em casa e procurar por falhas, imperfeições no filtro do óculo.

5ª regra: NUNCA exceder observação contínua com óculo de protecção especial por períodos de mais 30 segundos, fazendo sempre intervalos de 2 minutos de descanso. Evita-se, desta forma, a acumulação de calor na retina, na face (uma zona sensível) e evita-se que o filtro aqueça em demasia, reduzindo assim a possibilidade de deteriorar o óculo de protecção especial.

NOTA: Como alguém se ESQUECEU de avisar os Ministérios da Ciência, da Educação e da Saúde do Evento, não sei se haverá óculos de observar o Sol para muita gente... Tentem comprar a Visão em 29 de Setembro ou a Ciel et Espace de Outubro...


2. Página com informações em Português do Eclipse - CA2000

Começa assim o site:
"Segunda-feira, 03 de Outubro de 2005
Um eclipse anular do Sol será visível numa estreita faixa que atravessará a zona desde a Península Ibérica até ao continente africano. Todos os que estiverem no caminho mais largo da penumbra da Lua testemunharão um eclipse parcial do Sol, visível na Europa, no Médio Oriente, no Oeste Asiático, na Índia e na maioria do continente africano.
O trilho do eclipse anular começará no Atlântico Norte às 8h41m UT (adicionar mais uma hora para obter a hora legal de Portugal continental), correndo para sudeste e rapidamente alcançando a costa noroeste de Espanha e Portugal às 8h51m UT. Cinco minutos mais tarde, depois de ter atravessado a região Transmontana e o Distrito de Bragança, a sombra evoluirá para Madrid às 8h56m UT, cidade muito próxima da linha central. Começando com um evento central de duração de 4m e 4s na Galiza, Madrid observará a anularidade durante 4m e 11s, com 90% da superfície do Sol a ser escurecida pela Lua.
O eclipse continuará a decorrer, atingindo o seu máximo às 10h31m42s UT, com o Sol a 71º de altitude acima da desolada e desértica paisagem do Sudão central, durando o evento central 4m e 31s."

in http://www.ca2000pt.com/noticias/sol031005/sol031005.htm


3. Página da NASA e Fred Espenak sobre o Eclipse

Um dos melhores sites de informação sobre o eclipse anular de 3 de Outubro de 2005, em língua inglesa:

http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/SEmono/ASE2005/ASE2005.html


4. Mapa interactivo de Eclipse da Google Maps

http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/SEgoogle/ASE2005google.html



5. Página das actividades do NUCLIO em Argozelo - circa Bragança

Provavelmente o melhor programa para observação do eclipse: acampamento, palestras, alimentação, outras actividades e ... ECLIPSE! Eu, se tudo correr bem, estou lá...!

http://www.nuclio.pt/eclipse2005/


6. Hermit Eclipse

Explicação da definição de eclipse; das datas em que é possível apreciar os eclipses, bem como a dinâmica subjacente aos eclipses. Destaque também para os cuidados de observação durante um eclipse solar. Em língua inglesa...

http://www.hermit.org/Eclipse/


7. Site do "L'Institut de Mécanique céleste et de calcul des éphémérides" de Paris sobre Eclipses Solares

Explicação da definição de eclipse; das datas em que é possível apreciar os eclipses, bem como a dinâmica subjacente aos eclipses. Destaque também para os cuidados de observação durante um eclipse solar. Em francês...

http://www.imcce.fr/


8. O Céu na ponta dos dedos

Página portuguesa de Astronomia de excelente qualidade, com esta secção sobre o Eclipse:
http://astrosurf.com/ceu/eclipseanular2005.html


9. Centro Multimeios de Espinho - Página sobre Eclipse e actividades em Miranda do Douro

Ver o Eclipse na outra Língua de Portugal - EICLIPSE ANELHAR DE L SOL:

http://www.multimeios.pt/eclipse2005/


10. Página do Centro Ciência Viva de Constância sobre o Eclipse

Explicação do Eclipse e actividades em Bragança.

http://constancia.cienciaviva.pt/


11. Centro de Astrofísica da Universidade do Porto - actividades

Observação do Eclipse no Porto e outras actividades.

http://www.astro.up.pt/


12. Observatório Astronómico de Lisboa

Observação do eclipse, transmissão on line e outras actividades em Lisboa. Com link para a revista "O Observatório"

http://www.oal.ul.pt/index.php?link=destaque&id=36
http://www.oal.ul.pt/oobservatorio/vol11/n7/pagina4.html


13. Agrupación Astronómica de Sabadell - actividades

Os melhores mapas da Península, explicações científicas, transmissão on line e muito mais. Em espanhol.

http://www.astrosabadell.org/es/6_amateur/eclipsi_sol_anular.asp


14. Centro de Astrofísica da Universidade do Porto - actividades

Observação do Eclipse no Porto e outras actividades.

http://www.astro.up.pt/


15. Actividades da Ciência Viva em Bragança

Actividades da Unidade Ciência Viva, com Astrónomos profissionais, em Bragança.

Eventos
Programa


16. Antevisão do Eclipse em Solarscope

Antevisão do Eclipse em diversas cidades portuguesas (e de outros países)
em Solarscope.

Mundo
Portugal
Bragança

17. Site da empresa "Eclipse glasses"

Explicação do eclipse, mapas, óculos de observação, em diversas línguas, incluindo português...

http://www.eclipse-glasses.com/eclipse-glasses-entree.php?ide=1&idl=3


18. Observatório Astronómico de Coimbra

Sendo um observatório especializado na observação do Sol, decerto terá actividades durante o Eclipse (ainda não referidas na sua página da Internet).

http://www.mat.uc.pt/~obsv/obsv/


19. Sugestões de Leitura

i) No dia 29 de Setembro vai sair com a revista Visão um Guia de Observação do Eclipse, bem como óculos de observação, para um visionamento seguro do fenómeno.

ii) As revistas francesas Ciel et Espace e Astronomie magazine de Outubro virão com óculos de observação... Tentem comprar também as revistas espanholas Astronomía, Espacio e Nasanet... Há ainda a Sky & Telescope, a Astronomy e a Astronomy Now...

iii) O Livro "Eclipses" de António Magalhães, António Cidadão, Pedro Ré e Nuno Crato, ilustres astrónomos amadores, foi reeditado pela Gradiva e pode ser novamente comprado. Inclui óculos para observar o Sol...
http://www.gradiva.pt/livro.asp?L=100137


ONDE VER O ECLIPSE
(clicar na figura para aumentar)
Linha fina - limite da anularidade; Linha forte - linha de centralidade do eclipse


Adivinha final: qual é a colega de curso que, na sua terra natal, está quase em cima da linha de centralidade do eclipse...?

3 comentários:

Anónimo disse...

CRN WEB Blogs
Level Platforms Managed Services Software for VARs Why do more than 500 VARs now use Managed Workplace remote monitoring and management software to provide high margin recurring managed services for their SMB ...
Hi, I was just surfing around and found your page!
Very cool,I didn't know you could find all this interesting stuff.
If you are interested, go see my digital camera related site.
It isnt anything special but you might still find something of interest.

ricardo pimentel disse...

Será a Natividade?

Mª Adelaide Martins disse...

1 a 0 a favor do Ricardo...!
Sim, em Caçarelhos...