quarta-feira, janeiro 30, 2008

Do Grão ao Planeta - Ciclo de Conferências

Decorre em Lisboa um ciclo de conferências para o grande público, a realizar durante o primeiro semestre de 2008 na Galeria Matos Ferreira, no Bairro Alto, Lisboa.

Coordenado por Teresa Azevêdo, e realizada na Galeria Matos Ferreira com o patrocínio do Departamento de Geologia, o ciclo de palestras "Do Grão ao Planeta" resulta do sucesso que obteve em 2006/2007 integrado nas "Quintas da Ciência" da Biblioteca-Museu República e Resistência.

Ainda que a própria Geologia - ciência essencialmente holística - possa conter algumas subdivisões de carácter meramente operativo, como sejam os grupos de Petrologia e Geoquímica, Estratigrafia, Sedimentologia e Paleontologia, etc., as perspectivas com que todas estas especialidades podem ser abordadas é quase infinita.

Esta infinidade de abordagens deve-se, entre outras razões, ao facto dos materiais geológicos poderem ser estudados a diferentes escalas, desde a atómica à planetária, através de equipamento tão sofisticado como o microscópio de força atómica ou o espectrómetro de Mössbauer, à observação do afloramento, no campo, ou nos fundos oceânicos.

O ciclo corrente mostrará alguns dos métodos que o geólogo utiliza para estudar a Terra, o Mar e o Espaço.

Espera-se que, após este ciclo de conferências, os presentes possam tornar-se mais conscientes e conhecedores da maravilhosa casa em que habitamos e que todos os dias pisamos e deterioramos sem nos preocuparmos com as suas consequências.

Ciclo de Palestras de Geologia
“DO GRÃO AO PLANETA”
2007-2008

na Galeria Matos Ferreira
Rua Luz Soriano, 14 e 18, Bairro Alto, 1200-247 Lisboa

Programa para 2008
(as palestras realizam-se às quintas-feiras, pelas 21h30)


Mário Cachão
-Fósseis em vulcões: Porto Santo (Madeira) (17/01)

Carlos Marques da Silva
-Gravado na Pedra: Registo Fóssil e Evolução (24/01)

Fernando Barriga
-Lamas em Albufeiras: de problema a recurso (31/01)

Teresa Azevêdo
-A memória dos grãos de quartzo: o passado num grão de areia (07/02)

Nuno Pimentel
-Em busca do Petróleo escondido (14/02)

Mário Cachão
-Fósseis em vulcões: Santa Maria: Açores (21/02)

Catarina Silva
-As viagens da água no interior do planeta (28/02)

Maria do Rosário Carvalho
-Hidrotermalismo. Águas que curam? (06/03)

Conceição Freitas
-Areias: todas iguais, todas diferentes (13/03)

César Freire de Andrade
-Do que se alimentam as praias. Grão a grão... (27/03)

Rui Taborda
-Erosão costeira em Portugal: passado, presente e futuro(03/04)

Fernando Louro Alves
-Compreender a vegetação da paisagem que nos rodeia (10/04)

Mário Abel Gonçalves
-Os metais no ambiente superficial da Terra (17/04)

Teresa Azevêdo
-Geodiversidade e Geoturismo no Vale Tejo (24/04)

Fernando Marques
-Instabilidades de vertentes: perigos e prevenção (08/05)

Fernando Louro Alves
-Turismo ambiental – estratégia para o desenvolvimento sustentável (15/05)

Isabel Costa
-Geologia na Arte e na Arquitectura (22/05)

Fernando Barriga
- Intraterrestres e extraterrestres (29/05) (a confirmar)


Fonte - GeoFCUL

Bolsa de palestras do GeoFCUL


O Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - GeoFCUL - criou uma bolsa de palestras de divulgação científica especialmente concebidas para os Ensinos Básico e Secundário.

Respondendo ao desafio lançado por vários docentes dos Ensinos Básico e Secundário, o Departamento de Geologia da FCUL passa, a partir de 2008, a disponibilizar a todas as escolas interessadas uma Bolsa de Palestras sobre temas das Ciências da Terra especialmente concebidas para o público jovem do ensino pré-universitário.

Pretende-se, a partir do ano de 2008, Ano Internacional do Planeta Terra, contribuir activamente para a divulgação e a promoção da Geologia junto da população estudantil do Básico e do Secundário, bem como estimular a consciencialização da importância das Geociências no século XXI.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da comemorações do AIPT 2008 no GeoFCUL.


Como usufruir da "Bolsa de Palestras"

As escolas interessadas deverão contactar directamente o docente do GeoFCUL em causa, por forma a calendarizar a realização da palestra pretendida.

As palestras realizar-se-ão, preferencialmente, nas instalações das escolas que o solicitarem.


Palestras disponíveis:

Os Saberes e o Desenvolvimento Sustentável
Nível etário/de ensino: 8º e 9º anos.
Responsável: António Mateus.


Recursos Minerais: O que são? Porque necessitamos deles? Porque os devemos gerir de forma sustentável?

Nível etário/de ensino: 12º ano.
Responsável: António Mateus.


Recursos Minerais Metálicos de Portugal

Nível etário/de ensino: 10º e 11º anos.
Responsável: António Mateus.


Propriedades físicas dos minerais: pedras preciosas e semi-preciosas

Nível etário/de ensino: Secundário.
Responsável: Isabel Costa.


Portugal ao Microscópio

Nível etário/de ensino: Secundário.
Responsável: Isabel Costa.


Magmatismo como expressão da Dinâmica da Terra

Nível etário/de ensino: Secundário.
Responsável: João Mata.


Dinossáurios de Portugal

Nível etário/de ensino: 7º ano.
Responsável: Mário Cachão.


Origem e Evolução da Vida: o berçário terrestre

Nível etário/de ensino: 10º e 11º anos.
Responsável: Mário Cachão.


Fósseis em vulcões: Porto Santo (Madeira)

Nível etário/de ensino: 7º a 12º anos.
Responsável: Mário Cachão.


Fósseis em vulcões: Santa Maria (Açores)

Nível etário/de ensino: 7º a 12º anos.
Responsável: Mário Cachão.


Origem das areias de Porto Santo

Nível etário/de ensino: 7º-12º anos.
Responsável: Mário Cachão.


Petróleo - O papel do Geólogo para o encontrar

Nível etário/de ensino: Secundário.
Responsável: Nuno Pimentel.


A Geologia do Globo, com o Google Earth

Nível etário/de ensino: Secundário.
Responsável: Nuno Pimentel.


Geólogo que Profissão? Geólogos e o Mundo

Nível etário/de ensino: Básico e secundário.
Responsável: Paulo Fonseca.


Geologia e as actividades Práticas. Modelação analógica, para que serve?

Nível etário/de ensino: Básico e secundário.
Responsável: Paulo Fonseca.


terça-feira, janeiro 29, 2008

Há coisas realmente fantásticas (parte II)

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Roubado ao Antero - Blog Anterozóide...

Há coisas realmente fantásticas!

Sondagem Gallup para o Fórum Económico Mundial
Professores são profissão em que portugueses mais confiam e a quem dariam mais poder
25.01.2008 - 12h29 Lusa

Os professores são os profissionais em quem os portugueses mais confiam e também aqueles a quem confiariam mais poder no país, segundo uma sondagem mundial efectuada pela Gallup para o Fórum Económico Mundial (WEF).

Os professores merecem a confiança de 42 por cento dos portugueses, muito acima dos 24 por cento que confiam nos líderes militares e da polícia, dos 20 por cento que dão a sua confiança aos jornalistas e dos 18 por cento que acreditam nos líderes religiosos.

Os políticos são os que menos têm a confiança dos portugueses, com apenas sete por cento a dizerem que confiam nesta classe.

Relativamente à questão de quais as profissões a que dariam mais poder no seu país, os portugueses privilegiaram os professores (32 por cento), os intelectuais (28 por cento) e os dirigentes militares e policiais (21 por cento), surgindo em último lugar, com seis por cento, as estrelas desportivas ou de cinema.

A confiança dos portugueses por profissões não se afasta dos resultados médios para a Europa Ocidental, onde 44 por cento dos inquiridos confiam nos professores, seguindo-se (tal como em Portugal) os líderes militares e policiais, com 26 por cento.

Os advogados, que em Portugal apenas têm a confiança de 14 por cento dos inquiridos, vêm em terceiro lugar na Europa Ocidental, com um quarto dos europeus a darem-lhes a sua confiança, seguindo-se os jornalistas, que são confiáveis para 20 por cento.

Políticos em último também na Europa

Em ultimo lugar na confiança voltam a estar os políticos, com dez por cento. A nível mundial, os professores são igualmente os que merecem maior confiança, de 34 por cento dos inquiridos, seguindo-se os líderes religiosos (27 por cento) e os dirigentes militares e da polícia (18 por cento).

Uma vez mais, os políticos surgem na cauda, com apenas oito por cento dos 61.600 inquiridos pela Gallup, em 60 países, a darem-lhes a sua confiança. Os professores surgem na maioria das regiões como a profissão em que as pessoas mais confiam.

Os docentes apenas perdem o primeiro lugar para os líderes religiosos em África, que têm a confiança de 70 por cento dos inquiridos, bastante acima dos 48 por cento dos professores, e para os responsáveis militares e policiais no Médio Oriente, que reúnem a preferência de 40 por cento, à frente dos líderes religiosos (19 por cento) e professores (18 por cento).

A Europa Ocidental daria mais poder preferencialmente aos intelectuais (30 por cento) e professores (29 por cento), enquanto a nível mundial voltam a predominar os professores (28 por cento) e os intelectuais (25 por cento), seguidos dos líderes religiosos (21 por cento).

28 por cento dos portugueses não confiam em nenhuma classe

A Gallup perguntou “em qual deste tipo de pessoas confia?”, indicando como respostas possíveis políticos, líderes religiosos, líderes militares e policiais, dirigentes empresariais, jornalistas, advogados, professores e sindicalistas ou “nenhum destes”, tendo esta última resposta sido escolhida por 28 por cento dos portugueses, 26 por cento dos europeus ocidentais e 30 por cento no mundo.

A Gallup questionou “a qual dos seguintes tipos de pessoas daria mais poder no seu país?”, dando como opções políticos, líderes religiosos, líderes militares e policiais, dirigentes empresariais, estrelas desportivas, músicos, estrelas de cinema, intelectuais, advogados, professores, sindicalistas ou nenhum destes.

A opção “nenhum destes” foi escolhida por 15 por cento em Portugal, 19 por cento na Europa Ocidental e 23 por cento a nível internacional.

in Público - ver notícia

domingo, janeiro 27, 2008

Sismo sentido na ilha Terceira (27.01.2008)

O Sistema de Vigilância Sismovulcânica dos Açores registou um sismo às 12:52 (hora local; 13:52 UTC) com epicentro no mar, a cerca de 27 km a ESE da Vila de São Sebastião, na Terceira. O evento foi sentido com intensidade máxima de IV (Escala de Mercalli Modificada), na ilha Terceira, em S. Sebastião e Porto Martins. Foi ainda sentido com intensidade III/IV no Porto Judeu, III na Silveira e II/III em Angra do Heroísmo.

Recorde-se que já no início de Janeiro havia sido sentido um outro evento na Terceira com epicentro a cerca de 40 km a leste da ilha.

Fonte: Blog Desambientado - ver post original.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Modern times

E ainda dizem que o Ministério da Educação não está a conseguir o que pretende...? Vejam mais este exemplo de que está tudo a correr bem:

(Para ampliar, clicar na imagem)

terça-feira, janeiro 22, 2008

Podemos prever um Tsunami?

CICLO DE CONFERÊNCIAS: NA FRONTEIRA DA CIÊNCIA

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

A ciência dedica-se ao estudo dos fenómenos da natureza e das suas interacções. Sendo o universo infinito, o processo de o apreendermos, acompanhando o progresso da ciência, não pode parar nem retroceder. A fronteira pula e avança.

Mas a ciência é também um poderoso veículo da cultura das sociedades contemporâneas e do exercício da cidadania. Por este motivo, torna-se necessário que cada vez se faça mais investigação e em melhores condições. O conhecimento científico está na base do espírito crítico, da atitude participativa, da verificação sistemática das condições do funcionamento da realidade de todos os dias.

A democracia é o único regime político que permite questionar livremente a relação da ciência com a sociedade. Ciência e democracia estão, pois, indissoluvelmente ligadas. Importa assim que todos compreendam os desafios e as perspectivas novas que decorrem das actividades na fronteira da ciência. Essas percepções são um poderoso indicador das oportunidades bem como das dificuldades com que se depara a nossa sociedade.

A leitura que fazemos do presente com vista ao futuro é a utopia que se tornará realidade no intervalo de uma geração. Torna-se assim tão importante falar sobre a ciência como fazer investigação na sua fronteira. É este encontro entre a ciência e os cidadãos que é fundamental promover. Para que as suas implicações sejam claras para todos – e para que o gosto pela aventura e pela descoberta perdure como aspiração colectiva.


PODEMOS PREVER UM TSUNAMI?
por Ana Vieira Batista
ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

30 de Janeiro de 2008, 18.00 horas, Auditório 2

O tsunami gerado pelo sismo de 1 de Novembro de 1755 foi o maior desastre natural verificado em Portugal. O sismo ocorreu cerca das 09.30, hora de Lisboa, tendo sido sentido um pouco por toda a Europa. O tsunami foi observado no Atlântico Norte, desde as Ilhas Barbados até à Escócia; no entanto as ondas mais destrutivas ocorreram em Portugal Continental, Espanha (Golfo de Cádiz) e no Norte de Marrocos. As dimensões catastróficas deste evento deram origem a uma onda de solidariedade e de consternação a nível global.

Passados cerca de duzentos e cinquenta anos, no início do século XXI, a Humanidade assiste quase em directo, pela televisão, ao desenrolar de duas catástrofes naturais de grandes dimensões: o tsunami de Sumatra e o furacão Katrina. O que tiveram em comum estas duas catástrofes? Ambas são fenómenos altamente energéticos e com um elevado poder devastador; por outro lado, verificou-se a incapacidade de ser prestado auxílio às populações em fuga e a enorme vulnerabilidade dos locais atingidos, quer se trate de um dos países mais ricos do mundo ou do litoral mais pobre do oceano Índico.

Os tsunamis têm um potencial destrutivo enorme, sendo gerados por grandes sismos, por gigantescos deslizamentos de terrenos ou grandes explosões vulcânicas. Os furacões são gerados pela evolução de tempestades tropicais, em regiões onde a temperatura da água do mar à superfície é elevada. Se bem que envolvendo escalas temporais distintas, ambos são fenómenos globais no que diz respeito ao impacto social e económico.

Quatro anos passados sobre o grande tsunami de Sumatra em que ponto nos encontramos? Quais os avanços científicos nesta área? Qual a resposta dos países e das organizações mundiais a futuros fenómenos semelhantes a um grande tsunami?

O que foi feito em Portugal? Às 22.14 horas do dia 25 de Agosto de 2007 foi colocado o primeiro observatório submarino integrado na rede de alerta precoce de tsunamis em instalação no Golfo de Cádiz. Este acontecimento é parte de um conjunto de projectos que visa dotar as populações da área do Golfo de Cádiz de um sistema integrado de alerta precoce.

Ciência no Centro Comercial Dolce Vita (Coimbra)

Do Blog De Rerum Natura publicamos o seguinte post:


Informação recebida do Departamento de Física da Universidade de Coimbra:

Experimenta! no Dolce Vita

O Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) irá, através de uma série de experiências montadas na praça principal do Dolce Vita, mostrar como a física está na base da grande maioria da tecnologia e porque é que continua a fascinar engenheiros, professores e investigadores.

Dias 24, 25 e 26 de Janeiro poderá descobrir no Dolce Vita como funciona um Maglev ou como construir o motor mais simples do mundo. Descobrirá que é constantemente atravessado por raios cósmicos ou como funciona uma célula de combustível não poluente, que além de electricidade apenas produz água. Será ainda uma oportunidade para conhecer as capacidades do
computador mais potente de Portugal, a Milipeia, ou ver como funciona uma mini-hídrica.

Haverá oportunidade para construir o motor mais simples do mundo no local e serão oferecidos, durante os três dias, um total de 500 kits com o material necessário para construir um desses motores. Esta oferta é um patrocínio da ISA, uma empresa de base tecnológica que desenvolve
soluções nas áreas da Telemetria, Gestão Remota, Automação e Controlo e que foi fundada em 1990 por recém-licenciados do Departamento de Física da FCTUC.

Simultaneamente decorrerão duas palestras às 17.00 horas, nos dias 25 e 26 de Janeiro:

Dia 25 de Janeiro, no auditório da Bertrand:

“Energias renováveis: uma economia de hidrogénio?”, Doutor João Gil,
Departamento de Física, FCTUC

Dia 26 de Janeiro, na praça principal:

"Supercondutores", Doutor José António Paixão, Departamento de Física, FCTUC

As actividades desenvolvidas são especialmente dirigidas a alunos do secundário e ensino básico. Venha descobrir e experimentar no Dolce Vita, dias 24 e 25 das 12.00 -15.00 horas e das 17.00 - 20.00 horas ou dia 26 das 12.00-20.00 horas.

Programa da RTP 1 "AB CIÊNCIA"

A RTP pretende aproximar a Ciência do cidadão comum.

O “AB CIÊNCIA” pretende provar que a Ciência também é divertida e é destinado a toda a família.

Experiências realizadas em estúdio, rubricas diversas, entre as quais “A cozinha é um laboratório”, são alguns dos ingredientes do programa “AB CIÊNCIA”.

A apresentação está a cargo de Carlota Crespo, um novo rosto da RTP e do cientista Leonel Silva.


Horário do próximo programa

RTP 1 - Domingo 27 de Janeiro - 12.00 horas
RTP Internacional - Terça 22 de Janeiro - 21.30 horas
RTP N - Quarta 23 de Janeiro - 11.30 horas
RTP 2 - Sábado 26 de Janeiro - 19.00 horas

Cria a tua Constelação...!

Concurso “Descobre o teu céu”
Museus da Ciência desafiam alunos a criar constelações de estrelas
17.01.2008 - 17h18


Os alunos do ensino básico serão desafiados, ao longo deste ano, a criar constelações de estrelas, no âmbito do concurso “Descobre o teu céu”, promovido pelos museus da Ciência da Universidade de Coimbra e de Lisboa.

A iniciativa, que conta ainda com a Critical Software na promoção, insere-se no âmbito do programa de Celebração do Ano Internacional da Astronomia, assinalado em 2009.

Para “cultivar o gosto dos mais novos pela Astronomia”, a organização do concurso propõe “aos alunos de todas as escolas realizarem, a partir de quatro mapas, um desenho de novas constelações e uma narrativa”.

“A partir das estrelas de certas partes do céu que foram seleccionadas, inspirados na observação do céu real e/ou do céu de um planetário, ou simplesmente a partir de uma representação das estrelas numa imagem, pretende-se que os alunos construam novas constelações e desenvolvam histórias a elas associadas”, revela a organização.

As inscrições estão abertas até 30 de Novembro de 2008, e os trabalhos aceites até 21 de Dezembro de 2008.

O júri irá escolher os melhores trabalhos de cada escalão, que serão reunidos num livro a publicar em 2009. A obra será distribuída por todos os Agrupamentos de Escolas do país.

Os resultados do concurso, no qual podem participar equipas de cinco a 20 alunos e acompanhados por um professor, serão anunciados a 21 de Março de 2009.

O PÚBLICO.PT associa-se a esta iniciativa através da divulgação na sua página principal de um link para os regulamentos e página web do concurso, a ser disponibilizado nos momentos-chave do concurso: lançamento do concurso, apresentação dos resultados, divulgação da lista dos premiados.

in Público - ler notícia (via Blog AstroLeiria)


NOTA: O regulamento do concurso e os mapas do céu a considerar pelos concorrentes encontram-se disponíveis em:
http://www.museudaciencia.pt/

Estrelas que Voam para os Céus

CONVITE


O livro 'Estrelas que Voam para os Céus' foi editado no dia 28 de Novembro de 2007, na Galeria Arte Livre, Avenida da Liberdade, em Lisboa. Rapidamente viu a sua primeira edição esgotada, impondo-se agora a segunda publicação desta obra por continuar a ser manifestamente solicitada em todo o país.

Venho por este meio convidar-vos para a apresentação da segunda edição desta obra, pelo seu autor, no próximo dia 26 de Janeiro, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (Terreiro), na cidade de Leiria.


Título: Estrelas que Voam para os Céus (2ª edição)
Autor: Joaquim Santos
Local: Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira - Leiria
Data: 26 de Janeiro de 2007
Hora: 16h00


“ESTRELAS QUE VOAM PARA O CÉUS”

TESTEMUNHOS DE QUEM PERDE UM FILHO

São mais de cem, as “estrelas” que dão o título ao livro. Cada uma deixou um vazio impossível de preencher, mas também uma marca no mundo, agora perpetuada em forma de livro. “Estrelas que Voam para os Céus” é um conjunto de testemunhos de pais que perderam os seus filhos. As histórias têm um final triste, mas também uma mensagem de esperança. O livro foi lançado no dia 28 de Novembro e pretende ser um apoio a pais e famílias que passaram por esta dramática situação. As receitas revertem a favor da associação A Nossa Âncora, a única que em Portugal dá apoio aos pais em luto.


A ideia de compilar em livro algumas das histórias, tão diferentes e tão semelhantes, que diariamente chegam à associação A Nossa Âncora, partiu do amor incondicional à minha filha, Eduarda de Sempre, um pulsar e a motivação para criar esta obra.

O desafio foi lançado aos associados de A Nossa Âncora e, no total, 114 testemunhos foram recebidos e integrados no livro que é agora lançado. “O facto de perceber que existem muitos pais que assistem à ordem anti-natura de verem os seus filhos tornarem-se “estrelas” foi o mote para reunir muitos testemunhos de vida que marcam pelas múltiplas experiências dolorosas”.

O livro “conduz o leitor a “mergulhar” numa realidade inalterável”. No entanto, “pela multiplicidade de situações que ali encontramos, qualquer cidadão que o leia ficará mais preparado para a vida”, reforçando ainda a importância que uma obra deste género assume junto dos pais que “fazem tudo para continuarem a existência dos seus filhos, homenageando-os”.

Para além dos testemunhos de famílias que perderam os seus filhos, “Estrelas que Voam para os Céus” integra ainda algumas reflexões que procuram dar resposta à pergunta feita por muitos pais em luto: “porquê eu?”.

Reflexões que demonstram a visão da Psicologia e, por outro lado, as explicações à luz da teologia no que respeita à partida precoce dos filhos. Uma perspectiva abrangente que, de resto, retrata um pouco o que se faz diariamente na associação A Nossa Âncora, a única em Portugal a dar apoio a pais em luto.

Exposição fotográfica "o incêndio"‏

Recebi o seguinte e-mail com pedido de dsivulgação de actividade que me parece interessante:


Caros amigos e amigas, colaboradores e colegas,

Gostava de vos convidar pessoalmente para a inauguração da exposição fotográfica "o incêndio, a noite em que a Faculdade de Ciências ardeu" que relembra o terrível incêndio da Politécnica em 18 de Março de 1978. Trata-se de mais uma iniciativa integrada nas comemorações dos 25 Anos do Departamento de Biologia Vegetal e, assim sendo, haverá Porto de Honra. P.f. ponham nas vossas agendas:

Dia 24 de Janeiro de 2008, às 17.30 horas, no átrio do C3

Como se espera que uma tragédia daquelas não se repita nas nossas vidas, não percam a oportunidade de ver ao vivo o dramatismo e a emoção daquela morning after.

Ricardo

From deep sea to coastal zones: Methods and Techniques for studying Paleoenvironments

Pedem-nos a divulgação do seguinte workshop:


Dear colleagues and future participants:

This is the second announcement of the 1st METECH Workshop "From deep sea to coastal zones: Methods and Techniques for studying Paleoenvironments".

The registration fees have been set to 200 Euros for professionals and 150 Euros for Students for full participation, i.e. for the four thematic panels, or 65 Euros and 45 Euros for each panel attendance, for professional and students respectively.

The registration fees will include coffee breaks, workshop and regional documentations.

Due to the delay of this announcement, registration deadline has been postponed to the 31st of January 2008.

There will be a volume of the Workshop Proceedings that will include extended abstracts and/or short articlesthat will be published online as part of the ODP: Earth and Environmental Proceedings Series.

Hope to see you soon in Faro!

Cristina Veiga-Pires

Organizing committee


Please check for updates on:

Impossível Avaliação!

Com a devida vénia publicamos o seguinte post do Blog terrear:

Já receava (embora não o desejasse)! A Avaliação de Professores é impossível à luz do Decreto Regulamentar hoje publicado.

Com efeito, no capítulo dos prazos, o artigo 34º diz que as escolas (agrupamentos) têm 20 dias úteis - isto é, até 7 de Fevereiro - para elaborar e aprovar (em Conselho Pedagógico) os instrumentos de registo de avaliação, tendo em conta as recomendações que forem formuladas pelo Conselho Científico para a Avaliação de Professores. Ora, o CCAP não está constituído e está muito longe de poder estudar, aprovar e formular estas recomendações que permitam o trabalho prescrito para o Conselho Pedagógico.

Segundo, também até 7 de Fevereiro, o CP tem de elaborar e aprovar os indicadores de medida que permitam verificar até que ponto e de que modo os avaliados atingem os objectivos a que se propõem. Ora, provavelmente em muitos casos, isto será manifestamente impossível.

Terceiro: até 21 de Fevereiro cada professor terá de elaborar os objectivos da sua acção individual e estes devem ser acordados com os avaliadores (coordenador de departamento e presidente do conselho executivo). O enunciado pressupõe que o Projecto Educativo de Escola esteja em condições de ser uma referência concreta e objectiva para a acção (na maioria dos casos estima-se que o não seja - o que obriga a um demorado trabalho de pensar, negociar, acordar, comprometer...- ). Por outro lado, acordar significa negociar, chegar a acordo. Em muitos casos, é materialmente impossível.

Quarto: ainda neste ano lectivo os coordenadores de departamento e o presidente do CE têm de programar (com a obrigatória implicação de cada porfessor) a observação de duas aulas. Para observar as aulas têm de estar aprovados pelo CP os instrumentos de observação de aulas, que por sua vez devem obedecer ás orientações do CCAP. E aqui, há três problemas: muitos coordenadores (talvez a larga maioria) não têm condições objectivas para negociar, preparar, observar e relatar as duas aulas observadas. Não têm tempo, não há tempo. Depois, não têm os ditos instrumentos. E finalmente, a imperativa delegação de competências para a observação de aulas só se pode fazer após despacho ministerial. Isto é: esta planificação nunca se poderá concretizar, na melhor das hipóteses, antes do 3º período.

Resultado: a melhoria dos resultados dos alunos vai passar para segundo plano. O objectivo central passa a acessório e secundário. Todo o tempo vai ser usado a fazer de conta que se faz.

A não ser que prevaleça a posição sensata: as escolas demonstrarem que as normas decretadas são impossíveis de aplicar nos prazos estabelecidos. E usarem este tempo para prepararem uma avaliação séria e credível e que esteja de facto ao serviço de melhores resultados dos alunos e do desenvolvimento profissional.

Sensibilidade e Bom Senso em Gueifães

Do Blog A Educação do meu Umbigo publicamos o seguinte post:

A Comissão Provisória e o Conselho Pedagógico do Agrupamento Vertical de Escolas de Gueifães merecem todo o nosso aplauso (eis a tomada de posição comum no documento seguinte:

Agora resta que outros se alevantem e tenham a mesma coragem.


Posted by Paulo Guinote under Coerências, Coisas Boas, Coragem

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Avaliação dos Professores

Para lerem com atenção e meditarem, aqui fica ele:

decreto-regulamentar-2-2008.pdf

Conferência sobre a Idade da Terra

Físicos, o Grand Canyon e a idade da Terra


por Fernando Barriga (GeoFCUL, CREMINER)


24 de Janeiro às 15.30 horas
na
Sala 6.2.56 do Edifício C6
na
Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa

Conferência(s) em Lisboa

Convida-se os nossos leitores a assistirem às conferências do Professor Vincent Post, da Universidade Livre de Amesterdão, na próxima 4ª feira, 23 de Janeiro, na sala CO.89 (na cave do Edifício de Geociências).

"Quantifying the components of the hydrological cycle" - 14.30 horas

"Why are the Netherlands below sea level" - 16.00 horas

A presentation about the historical developments that shaped the landscape of the Netherlands and the current practices of water management.

Encontro Verde - Quinta Cabeça do Mato (Tábua)

A partir do Blog Quinta Cabeço do Mato encontrámos o seguinte encontro ambiental e que divulgamos:

flyer.jpg

ENCONTRO VERDE
2008

ONDE: Na Quinta Cabeça do Mato, uma quinta biológica de 10 ha, auto-suficiente no que diz respeito a recursos energéticos, a praticar os princípios da permacultura, seguindo o calendário biodinâmico.
Tem uma fonte natural, uma pequena ribeira a percorrer o terreno, bio-piscina, eco-casa, yurts, espaço na natureza para acampar com: duches solares/caldeira, espaço de cozinha coberto e várias retretes secas (de compostagem).

QUANDO: Em Março de 2008, quinta-feira 20, Equinócio, sexta-feira 21, Lua Cheia, sábado 22, Dia Mundial da Água, domingo 23, Páscoa.

PRINCÍPIOS: Viver em harmonia com a terra-mãe.

Evento sem fins lucrativos.

OBJECTIVOS: Trazer um conhecimento mais profundo de assuntos ecológicos e partilhar experiências para o beneficio de todos envolvidos, obtendo sabedoria para uma vida mais saudável para a biosfera.

MAPA

mapa_cabeca_do_mato_2.jpg

Ver tambem MapaGoogle desde Tábua para Casa da Ribeira (ao lado da Quinta Cabeça do Mato).

Mais informações em: http://encontroverde.wordpress.com/

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Geoblogosfera

Do site do Departamento de Geologia (da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) publicamos a seguinte notícia:




Geoblogosfera
Geo sites da semana: Blogues nacionais dedicados à Geologia e às Ciências Naturais em geral.



Blogosfera é o termo que designa o espaço virtual que engloba todos os “weblogs” ou simplesmente, blogs (ou blogues) existentes na Internet.

Segundo a Wikipedia, o neologismo "blogosfera" foi criado 1999 por Brad Graham em jeito de brincadeira. Foi retomado em 2002 por William Quick e, depois disso, rapidamente foi adoptado por todos os que mantém “weblogs” ou, simplesmente, blogs (blogues).

Há blogues sobre tudo e mais alguma coisa. Há blogues de todos os tamanhos e feitios: de blogues que são de simples diários electrónicos pessoais a blogues de intervensão política, passando por blogues temáticos sobre literatura, diários de guerras em curso (warblogs), hobbies pessoais, etc., etc. Há blogs nas mais variadas línguas. Em português também, claro.

A Geologia, a Paleontologia e as Ciências Naturais, em geral, não escaparam à blogosfera e são muitos os blogs que abordam temas destas áreas do conhecimento.
Eis alguns geoblogues (e afins) nacionais interessantes:

Terra que gira

Ciência ao Natural

Geopedrados

Histórias da Geologia

De Rerum Mundi / Sobre a Natureza das Coisas


Websites referenciados no “Geo Site da Semana”:

08/07 - Mantle Plumes: Plumas Matélicas

07/07 - Pedreira do Galinha: Pegadas de dinossáurios

06/07 - Tsunami Research Centre

05/07 - Ornabase: Rochas ornamentais portuguesas

04/07 - Discovering Dinosaurs

03/07 - Earthquake Hazards Program

02/07 - Understanding Evolution

01/07 - Earth Science World - Image Bank


Convite à participação no “Geo Site da semana”!

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