Cara(o)s amiga(o)s:
É com muito prazer e alguma "vaidade" que aqui deixo este registo e uma cópia da foto, já publicada neste blog.
João Cruz, Leiria
O Curso de Geologia de 85/90 da Universidade de Coimbra escolheu o nome de Geopedrados quando participou na Queima das Fitas. Ficou a designação, ficaram muitas pessoas com e sobre a capa intemporal deste nome, agora com oportunidade de partilhar as suas ideias, informações e materiais sobre Geologia, Paleontologia, Mineralogia, Vulcanologia/Sismologia, Ambiente, Energia, Biologia, Astronomia, Ensino, Fotografia, Humor, Música, Cultura, Coimbra e AAC, para fins de ensino e educação.
Vulcão dos Capelinhos, Faial, Açores
Vulcão dos Capelinhos, Faial, Açores
Cueva del Hielo - Parque Nacional das Cañadas del Teide -Tenerife
Cueva de los Roques - Parque Nacional das Cañadas del Teide -Tenerife
1.2. Pneumatogenéticas - Produzidas pela emanação, concentração e escape de gases.
OS TUBOS DE LAVA
A formação de uma cavidade vulcânica é um processo complexo em que devem confluir vários condicionantes. O mais importante é a existência da matéria comum a todas elas: Uma corrente de lava com um certo grau de viscosidade, geralmente escoadas lávicas fluídas do tipo "pahoehoe".
Lavas pahoehoe del Lajial - El Hierro
Cueva de Felipe Reventón - Tenerife
Génese de um Tubo vulcânico
Sima de Las Palomas - El Hierro
Texto & Fotos: Sofia Reboleira
Mina de Sal de Loulé vira cinema "underground"
20-09-2007 14:00:00
2. Custo dos portáteis
Cada portátil irá ficar por 150 €, havendo ainda que contar com um contrato de 3 anos de Internet das operadoras de telemóveis, que, na opção mais barata, custa 17,5 € por mês para 1 GB de downloads.
3. Qualidade do material
O portátil vendido é um bocadinho básico, com as seguintes características:
Falta-lhe um bocadinho de disco e um bocadinho de memória RAM, pois o Windows Vista é bastante exigente. Tem ainda a placa para aceder à Internet das empresas de telemóveis.
4. Vale a pena comprar...?
Sim, mas só se o interessado não tiver um portátil actualizado, se usar pouca internet e se precisar dela, de vez em quando, fora de casa.
Sugestão de leitura:
Blog Fliscorno
Resumo
The Research Project of the Heidelberg Academy of sciences has a mayor focus on the study of climate variability during the Holocene. Our favoured archives are stalagmites because they can be dated very precisely applying the Th/U-Method. Growth rates of stalagmites range between 10 and 100µm/year. The stable isotope composition of the carbonate depending on precipitation and temperature and can be determined with a very high resolution down to few 100 µm, corresponding to less than a decade. I will show our recent results on stalagmites from Central and Northern Europe. From these data we infer that during the last 10,000 years there have been wetter and drier periods than the present day, that significantly influenced earlier cultures.
PROGRAMA
Dia 2 – 14:30 – Seminário sobre Geoturismo no Faial (Sociedade Amor da Pátria)
Dia 3 – 10:00 – Safari Geológico no Faial
Dia 4 – 10:00 – Safari Geológico no Pico
Dia 5 – Participação na IV Bienal do Turismo Rural Atlântico em São Jorge(organização da Direcção Regional do Turismo)
Dia 6 – 10:00 – Safari Geológico em São Jorge
Não existem “situações de risco”, garante Maria de Lurdes Rodrigues
Ministra da Educação diz que falar de amianto nas escolas é “alarmismo desajustado”
21.09.2007 - 20h51 Lusa, PUBLICO.PT
Perante as acusações da DECO relativamente à falta de conforto da maior parte das escolas que analisaram - uma evidência que muitos de nós conhecemos - o ME poderia fingir que não era nada consigo, porque as escolas foram feitas há muito tempo e nem sempre nas melhores condições (não era uma boa reacção, mas enfim…) ou poderia prometer estudar o que se passa e tomar as medidas que se viessem a concluir ser necessárias (a resposta expectável num país normal, mesmo naqueles onde depois as promessas são esquecidas).
Agora sair-se com um comunicado destes, acusando a DECO de «pretensos estudos» e amesquinhando as suas conclusões sem demonstrar qualquer tipo de dados contraditórios é algo perfeitamente inaceitável e só compreensível num tempo político de arrogância, polvilhado de pequenos figurantes que se sentem imunes a qualquer forma de escrutínio público.
Assim como é lamentável que a Ministra, acerca do amianto, declare de forma impávida que só é removido quando se fazem intervenções «de fundo» nas escolas. Ora sabendo nós que essas intervenções são muito raras, percebe-se que o amianto vai ficar por variadíssimas escolas muitos e bons anos.
Imagem de Antero - Blog Anterozóide
Ora cá temos as grelhas de avaliação dos docentes propostas pela tutela, que isto da autonomia das escolas e da diferenciação das estratégias de avaliação conforme os contextos são coisas muito divertidas para se proclamarem, mas não para colocar em prática. Portanto, vamos lá em defesa da diferenciação, uniformizar isto tudo e em nome da autonomia, explicar por onde é que ela passa (mais exactamente por 1 parâmetro em cada categoria).
Outra coisa interessante é que, afinal, o modelo dos relatórios críticos de desempenho que não permitiam uma verdadeira avaliação do mérito dos docentes é retomado na generalidade dos parâmetros.
Mas o que mais me deixa curioso é saber como, vamos imaginar num Departamento Curricular com 15 ou 20 docentes e 1 ou 2 professores titulares, será possível fazer estas avaliações (ver aqui ficha para os 2º e 3º CEB e ES, e aqui para o 1º CEB, graças à indicação da Maria Lisboa), muito em especial quanto a alguns itens do grupo B e a quase todos do C.
Eu nem vou discutir a relevância ou oportunidade de alguns dos critérios, neste momento só me “divirto” ao pensar no aparato burocrático que isto vai significar para o funcionamento das escolas e principalmente para os responsáveis pela avaliação dos restantes docentes - algo que neste momento até me conforta pelo facto da DRELVT me ter bloqueado o acesso a titular - que ficarão submersos num trabalho quase inconsequente para a qualidade de ensino nas escolas.
E já agora, especialmente para esse(a)s colegas, atentem no grupo E dos parâmetros e vejam lá se não se assustam com o que está implícito em termos de consequências práticas, do tipo teoria dos efeitos perversos.